Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Joana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176
Resumo: Este relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos.
id RCAP_70c83e858b1707cf78c14ba8d1e8193a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básicoIntervenção educativa1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarEste relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos.This Internship report presents a study in order to evaluate the mastery of general and specific competencies for earning the master’s degree in Pre- School and Elementary School Teaching at the Paula Frassinetti College School. The report is divided in five main topics: theoretical framework; methodological procedures; organizational context; reflections on the construction of the professional knowledge and at last the closing remarks. The work aims to show the experience lived, during the internship, in a four year old pre-school classroom in parallel to the experience gathered in a second level classroom at an elementary school. In short, this study allowed an attentive reflection upon the education professionals in these specific contexts, owing to a general habilitation.2012-03-26T11:37:04Z2013-05-20T14:06:31Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1176porMonteiro, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.319482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
title Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
spellingShingle Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
Monteiro, Joana
Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
title_short Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
title_full Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
title_fullStr Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
title_sort Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
author Monteiro, Joana
author_facet Monteiro, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
topic Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
description Este relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-26T11:37:04Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620071964672