Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176 |
Resumo: | Este relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos. |
id |
RCAP_70c83e858b1707cf78c14ba8d1e8193a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básicoIntervenção educativa1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarEste relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos.This Internship report presents a study in order to evaluate the mastery of general and specific competencies for earning the master’s degree in Pre- School and Elementary School Teaching at the Paula Frassinetti College School. The report is divided in five main topics: theoretical framework; methodological procedures; organizational context; reflections on the construction of the professional knowledge and at last the closing remarks. The work aims to show the experience lived, during the internship, in a four year old pre-school classroom in parallel to the experience gathered in a second level classroom at an elementary school. In short, this study allowed an attentive reflection upon the education professionals in these specific contexts, owing to a general habilitation.2012-03-26T11:37:04Z2013-05-20T14:06:31Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1176porMonteiro, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.319482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
title |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico Monteiro, Joana Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
title_short |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
title_full |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
title_sort |
Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico |
author |
Monteiro, Joana |
author_facet |
Monteiro, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
topic |
Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
description |
Este relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-26T11:37:04Z 2012-02-01T00:00:00Z 2012-02 2013-05-20T14:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620071964672 |