A didática da matemática e o trabalho do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45644
Resumo: A investigação em Didática da Matemática é um campo científico relativamente recente, que se apoia em teorias e metodologias de outros campos das ciências sociais e humanas, mas lida com os seus problemas próprios, que resultam do seu objeto de estudo – o ensino-aprendizagem da Matemática e a formação dos respetivos professores. As suas questões assumem em cada país especificidades próprias, mas muitos conceitos e modelos desenvolvidos internacionalmente têm grande relevância para Portugal e, certamente, também para o Brasil. Este artigo revisita contributos fundamentais da investigação neste campo, cruzando ideias de autores internacionais com projetos e realizações portuguesas. Aborda também o modo como estes contributos influenciam em Portugal as práticas profissionais dos professores e os seus processos de formação e desenvolvimento profissional. Finalmente, discute o modo como pode evoluir a relação entre a investigação e o ensino, para que os professores se sintam mais capacitados na sua atividade profissional e, em conjunto com os investigadores (muitos dos quais são também professores ou formadores de professores), tenham mais condições para gerar conhecimento relevante e robusto para a melhoria do ensino da Matemática para todos os alunos.
id RCAP_e2d93763bdc7bffb039eda8f6e584a2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A didática da matemática e o trabalho do professorDidática da matemáticaCurrículoFormaçãoDesenvolvimento profissionalTarefasAbordagem exploratóriaA investigação em Didática da Matemática é um campo científico relativamente recente, que se apoia em teorias e metodologias de outros campos das ciências sociais e humanas, mas lida com os seus problemas próprios, que resultam do seu objeto de estudo – o ensino-aprendizagem da Matemática e a formação dos respetivos professores. As suas questões assumem em cada país especificidades próprias, mas muitos conceitos e modelos desenvolvidos internacionalmente têm grande relevância para Portugal e, certamente, também para o Brasil. Este artigo revisita contributos fundamentais da investigação neste campo, cruzando ideias de autores internacionais com projetos e realizações portuguesas. Aborda também o modo como estes contributos influenciam em Portugal as práticas profissionais dos professores e os seus processos de formação e desenvolvimento profissional. Finalmente, discute o modo como pode evoluir a relação entre a investigação e o ensino, para que os professores se sintam mais capacitados na sua atividade profissional e, em conjunto com os investigadores (muitos dos quais são também professores ou formadores de professores), tenham mais condições para gerar conhecimento relevante e robusto para a melhoria do ensino da Matemática para todos os alunos.Universidade de Passo FundoRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro da2021-01-04T16:00:58Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45644porPonte, J. P. (2020). A didática da matemática e o trabalho do professor. RBECM - Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3), 809-826. https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.118312595-7376https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11831info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:00.980347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A didática da matemática e o trabalho do professor
title A didática da matemática e o trabalho do professor
spellingShingle A didática da matemática e o trabalho do professor
Ponte, João Pedro da
Didática da matemática
Currículo
Formação
Desenvolvimento profissional
Tarefas
Abordagem exploratória
title_short A didática da matemática e o trabalho do professor
title_full A didática da matemática e o trabalho do professor
title_fullStr A didática da matemática e o trabalho do professor
title_full_unstemmed A didática da matemática e o trabalho do professor
title_sort A didática da matemática e o trabalho do professor
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da matemática
Currículo
Formação
Desenvolvimento profissional
Tarefas
Abordagem exploratória
topic Didática da matemática
Currículo
Formação
Desenvolvimento profissional
Tarefas
Abordagem exploratória
description A investigação em Didática da Matemática é um campo científico relativamente recente, que se apoia em teorias e metodologias de outros campos das ciências sociais e humanas, mas lida com os seus problemas próprios, que resultam do seu objeto de estudo – o ensino-aprendizagem da Matemática e a formação dos respetivos professores. As suas questões assumem em cada país especificidades próprias, mas muitos conceitos e modelos desenvolvidos internacionalmente têm grande relevância para Portugal e, certamente, também para o Brasil. Este artigo revisita contributos fundamentais da investigação neste campo, cruzando ideias de autores internacionais com projetos e realizações portuguesas. Aborda também o modo como estes contributos influenciam em Portugal as práticas profissionais dos professores e os seus processos de formação e desenvolvimento profissional. Finalmente, discute o modo como pode evoluir a relação entre a investigação e o ensino, para que os professores se sintam mais capacitados na sua atividade profissional e, em conjunto com os investigadores (muitos dos quais são também professores ou formadores de professores), tenham mais condições para gerar conhecimento relevante e robusto para a melhoria do ensino da Matemática para todos os alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-04T16:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45644
url http://hdl.handle.net/10451/45644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P. (2020). A didática da matemática e o trabalho do professor. RBECM - Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3), 809-826. https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11831
2595-7376
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11831
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134525733732352