Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955 |
Resumo: | The general objective of this study was to analyze the factors that influence the creation of new enterprises in the tourism sector. It had as specific objectives: identify the profile and the motivations of entrepreneurs for business creation in the tourist sector; verify if had planning and if the previous experience of the entrepreneur influenced in this process; verify the influence of the family; point the sources of used resources and to examine if had support of the public sector for the creation of the business. The research strategy adopted was of multiple cases studies and had been analyzed six cases selected between travel agencies located in Aracaju that had been created have at least three years and that entrepreneurs were in the management of the business. It was verified that some factors can influence the creation of new businesses of the tourism sector, but between them deserves prominence the high level of education of entrepreneurs, the support of the family and the previous experience in the activity. Calls attention in the studied cases is that, although entrepreneurs have high education level, they are not prepared for the planning or to manage the businesses. |
id |
RCAP_e2f570badd5f1db4f2a9e708754fa808 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/12955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em AracajuThe general objective of this study was to analyze the factors that influence the creation of new enterprises in the tourism sector. It had as specific objectives: identify the profile and the motivations of entrepreneurs for business creation in the tourist sector; verify if had planning and if the previous experience of the entrepreneur influenced in this process; verify the influence of the family; point the sources of used resources and to examine if had support of the public sector for the creation of the business. The research strategy adopted was of multiple cases studies and had been analyzed six cases selected between travel agencies located in Aracaju that had been created have at least three years and that entrepreneurs were in the management of the business. It was verified that some factors can influence the creation of new businesses of the tourism sector, but between them deserves prominence the high level of education of entrepreneurs, the support of the family and the previous experience in the activity. Calls attention in the studied cases is that, although entrepreneurs have high education level, they are not prepared for the planning or to manage the businesses. O objetivo geral desse estudo foi analisar os fatores que influenciam a criação de novos empreendimentos no setor de turismo e, especificamente pretendeu: identificar o perfil do empreendedor no setor turístico em Aracaju, verificar as motivações dos empreendedores para criação de negócio no setor turístico, verificar se houve planejamento para a criação dos negócios, verificar se a experiência anterior do empreendedor influenciou nesse processo, verificar a influência da família, apontar as fontes de recursos utilizados para a abertura do negócio e examinar se houve apoio do setor público para a criação do negócio. Adotou-se a estratégia de pesquisa de estudo de casos múltiplos e foram analisados seis casos selecionados entre empresas turísticas localizadas em Aracaju, que foram criadas há pelo menos três anos e que os empreendedores estejam na gestão do negócio. Entre os resultados mais importantes verificou-se que vários fatores podem influenciar na criação de novos negócios do setor de turismo, mas entre eles merece destaque o alto nível de escolaridade dos empreendedores, o apoio da família e a experiência anterior na atividade. O que chama a atenção nos casos estudados é que, apesar de serem instruídos, os empreendedores não são preparados para a realização de planejamento ou para gerenciar os negócios o que demonstra fragilidade quando se atua em mercado cada vez mais competitivo. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955oai:proa.ua.pt:article/12955Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 563-575Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 563-5752182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12955https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12955/8601https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rivanda MeiraCarvalho, Juliana Barbosa de2022-09-26T10:57:12Zoai:proa.ua.pt:article/12955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:52.130705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
title |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
spellingShingle |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju Teixeira, Rivanda Meira |
title_short |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
title_full |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
title_fullStr |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
title_full_unstemmed |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
title_sort |
Factores que influenciam na criação de novos negócios: Estudo de casos múltiplos em Agências de Viagens em Aracaju |
author |
Teixeira, Rivanda Meira |
author_facet |
Teixeira, Rivanda Meira Carvalho, Juliana Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Juliana Barbosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rivanda Meira Carvalho, Juliana Barbosa de |
description |
The general objective of this study was to analyze the factors that influence the creation of new enterprises in the tourism sector. It had as specific objectives: identify the profile and the motivations of entrepreneurs for business creation in the tourist sector; verify if had planning and if the previous experience of the entrepreneur influenced in this process; verify the influence of the family; point the sources of used resources and to examine if had support of the public sector for the creation of the business. The research strategy adopted was of multiple cases studies and had been analyzed six cases selected between travel agencies located in Aracaju that had been created have at least three years and that entrepreneurs were in the management of the business. It was verified that some factors can influence the creation of new businesses of the tourism sector, but between them deserves prominence the high level of education of entrepreneurs, the support of the family and the previous experience in the activity. Calls attention in the studied cases is that, although entrepreneurs have high education level, they are not prepared for the planning or to manage the businesses. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955 oai:proa.ua.pt:article/12955 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/12955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12955 https://doi.org/10.34624/rtd.v2i17/18.12955 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12955/8601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 17/18 (2012); 563-575 Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 17/18 (2012); 563-575 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130520670437376 |