(re)Descobrir o espaço exterior na Educação Pré-escolar: por onde começar?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3190 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisiona do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O trabalho investigativo contou com a participação de um grupo de crianças em idade Pré-escolar e focou-se na caracterização do espaço exterior de um Jardim de Infância com o intuito de, posteriormente, fazer uma reflexão sobre as suas potencialidades e seus contributos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Desta forma, foram definidos três objetivos para o trabalho de investigação: (a) caracterizar o espaço exterior de uma instituição pública de ensino de Educação Pré-escolar; (b) conhecer as ideias das crianças para melhorar o espaço exterior; e (c) elaborar e implementar um plano de intervenção no espaço exterior com base na avaliação inicial e nas ideias das crianças. A metodologia utilizada foi qualitativa, interpretativa e descritiva, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a Grelha de Observação de Espaços Exteriores em Educação de Infância: GO–Exterior (Bento, 2020), a observação, os registos fotográficos e audiovisuais, os registos das crianças e a entrevista de grupos focais. A análise dos dados permitiu caracterizar o espaço exterior e concluir que este apresenta algumas das condições necessárias para a concretização das potencialidades pedagógicas de brincar no espaço exterior, ainda que a pontuação global dos itens avaliados não seja muito elevada (61,6%). Permitiu, também, evidenciar aspetos com pontuação mais baixa, como a acessibilidade (42,8%), a aparência global e identidade e a dimensão (50%), e de pontuação mais elevada, como o estilo do adulto e rotinas (77%), a manutenção e segurança e oportunidades de ação (75%). Face aos dados recolhidos foi definido e implementado um plano de melhoria que procurou dar resposta a algumas das lacunas encontradas, não esquecendo as ideias das crianças, como, por exemplo, a criação de um laboratório para a exploração de elementos da natureza e pintura de jogos no recreio. Estas atividades permitiram explorar diversos elementos da natureza e mostraram motivar as crianças para a aprendizagem. |
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(re)Descobrir o espaço exterior na Educação Pré-escolar: por onde começar?Educação Pré-escolarEspaço exteriorNaturezaBrincar e aprender na NaturezaPreschool educationOutdoorNaturePlaying and learning in NatureO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisiona do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O trabalho investigativo contou com a participação de um grupo de crianças em idade Pré-escolar e focou-se na caracterização do espaço exterior de um Jardim de Infância com o intuito de, posteriormente, fazer uma reflexão sobre as suas potencialidades e seus contributos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Desta forma, foram definidos três objetivos para o trabalho de investigação: (a) caracterizar o espaço exterior de uma instituição pública de ensino de Educação Pré-escolar; (b) conhecer as ideias das crianças para melhorar o espaço exterior; e (c) elaborar e implementar um plano de intervenção no espaço exterior com base na avaliação inicial e nas ideias das crianças. A metodologia utilizada foi qualitativa, interpretativa e descritiva, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a Grelha de Observação de Espaços Exteriores em Educação de Infância: GO–Exterior (Bento, 2020), a observação, os registos fotográficos e audiovisuais, os registos das crianças e a entrevista de grupos focais. A análise dos dados permitiu caracterizar o espaço exterior e concluir que este apresenta algumas das condições necessárias para a concretização das potencialidades pedagógicas de brincar no espaço exterior, ainda que a pontuação global dos itens avaliados não seja muito elevada (61,6%). Permitiu, também, evidenciar aspetos com pontuação mais baixa, como a acessibilidade (42,8%), a aparência global e identidade e a dimensão (50%), e de pontuação mais elevada, como o estilo do adulto e rotinas (77%), a manutenção e segurança e oportunidades de ação (75%). Face aos dados recolhidos foi definido e implementado um plano de melhoria que procurou dar resposta a algumas das lacunas encontradas, não esquecendo as ideias das crianças, como, por exemplo, a criação de um laboratório para a exploração de elementos da natureza e pintura de jogos no recreio. Estas atividades permitiram explorar diversos elementos da natureza e mostraram motivar as crianças para a aprendizagem.This report was developed in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the master’s degree in Pre-school Education and Primary School Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The investigative work included the participation of a group of pre-school children and focused on the characterization of the outdoor space of a kindergarten to later reflect on its potential and its contribution to the development of significant learning. Thus, three objectives were set for this research study: (a) to characterise the outdoor space of a public pre-school education institution; (b) to identify the children's ideas for improving the outdoor space; and (c) develop and implement an intervention plan for the outdoor space based on the initial assessment and the children's ideas. The methodology used was qualitative, interpretative and descriptive, and the instruments used for data collection were the Grid for Observing Outdoor Spaces in Early Childhood Education: GO-Exterior (Bento, 2020), observation, photographic and audiovisual records, children's records and focus group interviews. Data analysis allowed us to characterize the outdoor space and conclude that it presents some of the necessary conditions for the realization of the pedagogical potential of playing in the outdoor space, although the overall score of the items assessed is not very high (61.6%). It also allowed us to highlight aspects with lower scores, such as accessibility (42.8%), overall appearance and identity and size (50%), and higher scores, such as adult style and routines (77%), maintenance and safety and opportunities for action (75%). Given the data collected, an improvement plan was defined and implemented that sought to address some of the gaps found, not forgetting the children's ideas, such as, for example, the creation of a laboratory for the exploration of elements of nature and painting games in the playground. These activities allowed us to explore several elements of nature and proved to motivate children to learn.2023-02-10T11:37:57Z2023-01-31T00:00:00Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3190TID:203218981porCavalheiro, Aléxia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:26.755699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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