A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/91895 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos uma investigação de uma Tese de Doutoramento, que está a decorrer, na qual se pretende analisar a relevância atribuída à empatia histórica por professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como os alunos compreendem o passado através deste conceito metahistórico. Apresenta-se nesta fase apenas o desenho do estudo, que será realizado na zona Centro (NUTSII) de Portugal, com o intuito de conhecer as conceções dos professores de História e Geografia de Portugal, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em relação à empatia histórica, bem como implementar atividades que envolvem a empatia histórica, para analisar a progressão do pensamento histórico dos alunos do 6.º ano, numa escola pública, da região de Leiria. O estudo orientado por uma metodologia mista, terá três fases. Na primeira fase, aplicaremos um inquérito por questionário aos professores da zona Centro de Portugal (amostra probabilística). Na segunda fase, realizaremos um estudo quase-experimental em duas turmas (uma experimental e uma de controlo), numa escola pública da região de Leiria. Serão implementadas quatro atividades de empatia histórica. Três aplicadas na turma experimental, e uma tarefa comum às duas turmas. Na terceira fase, realizaremos entrevistas aos professores, do estudo quase-experimental, e entrevistas de focus group aos alunos da turma experimental e de controlo. Com esta investigação, esperamos que contribua para uma reflexão e orientação dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico e que faculte sugestões para a prática letiva ao nível da empatia histórica, no sentido de promover a compreensão e pensamento histórico dos alunos. |
id |
RCAP_e3a6298ce2b3f086a147a9e85f2950b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/91895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de PortugalCompreensão históricaEducação históricaEmpatia históricaPensamento históricoEducação de qualidadeNeste artigo, apresentamos uma investigação de uma Tese de Doutoramento, que está a decorrer, na qual se pretende analisar a relevância atribuída à empatia histórica por professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como os alunos compreendem o passado através deste conceito metahistórico. Apresenta-se nesta fase apenas o desenho do estudo, que será realizado na zona Centro (NUTSII) de Portugal, com o intuito de conhecer as conceções dos professores de História e Geografia de Portugal, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em relação à empatia histórica, bem como implementar atividades que envolvem a empatia histórica, para analisar a progressão do pensamento histórico dos alunos do 6.º ano, numa escola pública, da região de Leiria. O estudo orientado por uma metodologia mista, terá três fases. Na primeira fase, aplicaremos um inquérito por questionário aos professores da zona Centro de Portugal (amostra probabilística). Na segunda fase, realizaremos um estudo quase-experimental em duas turmas (uma experimental e uma de controlo), numa escola pública da região de Leiria. Serão implementadas quatro atividades de empatia histórica. Três aplicadas na turma experimental, e uma tarefa comum às duas turmas. Na terceira fase, realizaremos entrevistas aos professores, do estudo quase-experimental, e entrevistas de focus group aos alunos da turma experimental e de controlo. Com esta investigação, esperamos que contribua para uma reflexão e orientação dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico e que faculte sugestões para a prática letiva ao nível da empatia histórica, no sentido de promover a compreensão e pensamento histórico dos alunos.Editorial OctaedroUniversidade do MinhoMarques, SofiaSolé, Glória2024-032024-03-01T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/91895porMarques, S. & Solé, G. (2024). A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal. In Pedro Miralles; Sánchez Raquel Sánchez Ibáñez & Juan Ramón Moreno Vera (Eds.) Aprender Historia en el siglo XXI: Competencias para la conciencia y el pensamiento histórico (pp. 337- 346). Editorial Octaedro.9788410054097http://doi.org/10.36006/90031-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-19T01:19:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/91895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-19T01:19:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
title |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
spellingShingle |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal Marques, Sofia Compreensão histórica Educação histórica Empatia histórica Pensamento histórico Educação de qualidade |
title_short |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
title_full |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
title_fullStr |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
title_full_unstemmed |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
title_sort |
A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal |
author |
Marques, Sofia |
author_facet |
Marques, Sofia Solé, Glória |
author_role |
author |
author2 |
Solé, Glória |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sofia Solé, Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão histórica Educação histórica Empatia histórica Pensamento histórico Educação de qualidade |
topic |
Compreensão histórica Educação histórica Empatia histórica Pensamento histórico Educação de qualidade |
description |
Neste artigo, apresentamos uma investigação de uma Tese de Doutoramento, que está a decorrer, na qual se pretende analisar a relevância atribuída à empatia histórica por professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como os alunos compreendem o passado através deste conceito metahistórico. Apresenta-se nesta fase apenas o desenho do estudo, que será realizado na zona Centro (NUTSII) de Portugal, com o intuito de conhecer as conceções dos professores de História e Geografia de Portugal, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em relação à empatia histórica, bem como implementar atividades que envolvem a empatia histórica, para analisar a progressão do pensamento histórico dos alunos do 6.º ano, numa escola pública, da região de Leiria. O estudo orientado por uma metodologia mista, terá três fases. Na primeira fase, aplicaremos um inquérito por questionário aos professores da zona Centro de Portugal (amostra probabilística). Na segunda fase, realizaremos um estudo quase-experimental em duas turmas (uma experimental e uma de controlo), numa escola pública da região de Leiria. Serão implementadas quatro atividades de empatia histórica. Três aplicadas na turma experimental, e uma tarefa comum às duas turmas. Na terceira fase, realizaremos entrevistas aos professores, do estudo quase-experimental, e entrevistas de focus group aos alunos da turma experimental e de controlo. Com esta investigação, esperamos que contribua para uma reflexão e orientação dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico e que faculte sugestões para a prática letiva ao nível da empatia histórica, no sentido de promover a compreensão e pensamento histórico dos alunos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03 2024-03-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/91895 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/91895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, S. & Solé, G. (2024). A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal. In Pedro Miralles; Sánchez Raquel Sánchez Ibáñez & Juan Ramón Moreno Vera (Eds.) Aprender Historia en el siglo XXI: Competencias para la conciencia y el pensamiento histórico (pp. 337- 346). Editorial Octaedro. 9788410054097 http://doi.org/10.36006/90031-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Octaedro |
publisher.none.fl_str_mv |
Editorial Octaedro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546122646781952 |