A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sofia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Solé, Glória
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/91895
Resumo: Neste artigo, apresentamos uma investigação de uma Tese de Doutoramento, que está a decorrer, na qual se pretende analisar a relevância atribuída à empatia histórica por professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e como os alunos compreendem o passado através deste conceito metahistórico. Apresenta-se nesta fase apenas o desenho do estudo, que será realizado na zona Centro (NUTSII) de Portugal, com o intuito de conhecer as conceções dos professores de História e Geografia de Portugal, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, em relação à empatia histórica, bem como implementar atividades que envolvem a empatia histórica, para analisar a progressão do pensamento histórico dos alunos do 6.º ano, numa escola pública, da região de Leiria. O estudo orientado por uma metodologia mista, terá três fases. Na primeira fase, aplicaremos um inquérito por questionário aos professores da zona Centro de Portugal (amostra probabilística). Na segunda fase, realizaremos um estudo quase-experimental em duas turmas (uma experimental e uma de controlo), numa escola pública da região de Leiria. Serão implementadas quatro atividades de empatia histórica. Três aplicadas na turma experimental, e uma tarefa comum às duas turmas. Na terceira fase, realizaremos entrevistas aos professores, do estudo quase-experimental, e entrevistas de focus group aos alunos da turma experimental e de controlo. Com esta investigação, esperamos que contribua para uma reflexão e orientação dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico e que faculte sugestões para a prática letiva ao nível da empatia histórica, no sentido de promover a compreensão e pensamento histórico dos alunos.
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