O papel dos pares na inclusão de alunos com NEE : programa PARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Isabel Cristina Neves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47359
Resumo: A inclusão não será uma efetiva inclusão se apenas se resumir a uma presença física da criança diferente (seja ou não portadora de deficiência) em contexto escolar. A ambição deve ser maior, o desafio será, também, o de incluir as crianças na sua dimensão social e afetiva. Para viabilizar este repto é fundamental considerar aqueles que são essenciais a qualquer processo de socialização: os outros, os pares. A construção do Programa PARES teve como objetivo principal promover a aquisição de competências socioemocionais nos alunos que dele usufruíram, com ou sem Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido implementado numa turma de alunos do 3º ciclo, que integrava alunos com NEE, no Agrupamento de Escolas do Distrito de Coimbra. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o programa teve um impacto positivo, quer nos alunos sem NEE, como nos alunos com NEE. Obtiveram-se igualmente benefícios no funcionamento da própria comunidade educativa, nomeadamente através das atividades de divulgação e sensibilização que os alunos fizeram durante o programa PARES. A intervenção permitiu, pois, melhorar os “trilhos” para a inclusão de alunos com NEE, promovendo a compreensão, aceitação e tolerância da diferença, independentemente da sua origem ou tipologia.
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