O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7640 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
id |
RCAP_e3cbf5c1612b86a2b9e2d47626bfcaff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7640 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar PresenteExpressão criativaEnsino artístico especializadoAdolescênciaDançaCreative expressionSpecialized art teachingAdolescenceDanceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, após a conclusão deste ciclo de estudos e a realização do estágio profissionalizante na Escola De Dança Lugar Presente (EDLP), em Viseu, no contexto da disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo 2015/2016. O público-alvo desta intervenção foi o grupo de catorze alunos da turma do 3º ano do Curso Artístico Especializado de Dança, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Como principal objetivo deste trabalho de estágio, destaca-se a aplicação de estratégias adotadas em contexto de aula para desenvolver as relações interpessoais dos alunos e uma reflexão contínua sobre o trabalho que foi sendo realizado. Deste modo, procurou compreender se se as relações que se vão estabelecendo entre os alunos, ao longo do tempo, influenciam o seu desenvolvimento académico e pessoal, tendo em conta os desafios da fase de desenvolvimento que estes enfrentam, a adolescência, e, nesse sentido, criar um clima de aula favorável ao desenvolvimento das capacidades criativas, expressivas e comunicativas dos alunos. A planificação dos exercícios e sessões foi sendo constantemente adaptada às respostas da turma e às necessidades da escola cooperante. Tendo presente os conteúdos programáticos da disciplina, foram promovidas as relações entre os alunos, através de exercícios que exigiram interações com base na cooperação, na partilha e na confiança. Procurou realizar-se um trabalho de sensibilização para a diferença e de promoção do respeito e compreensão mútuos, de forma a garantir uma maior abertura sociocultural dos alunos envolvidos. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da Investigação-Ação, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados nas diversas modalidades previstas (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada). Antes de finalizar a última modalidade, foi desenvolvida e apresentada publicamente uma pequena obra de criação coreográfica, no âmbito do espetáculo "Welcome to my place", dinamizado pela EDLP.ABSTRACT: The current Intership report was written as a part of the Master Course in Dance Teacher Training, at Escola Superior de Dança of Instituto Politécnico de Lisboa, after completing the studies and the professional intership in Escola de Dança Lugar Presente (EDLP), in Viseu, included in the subject of Creative Expression, during the academic year of 2015/2016. This intervention focused on a group of fourteen 3rd grade students of na Official Dance Course, aged between 12 and 16. The main goals of this intership were the implementation of classroom' strategies in order to develop interpersonal relationships betwen students and a permanent analysis of the work that was being accomplished. Thus, we aimed to understand whether the relationships that the students were establishing between themselves over time influence their academic and personal development, considering the challenges of adolescence, the development stage they are facing. For that matter, we also intent to create a classroom environment that would promote the development of the students' creative, expressive and communicative skills. Exercise and sessions' planning was constantly being adapted to the response of the classroom and to the needs of the cooperative school. We promoted the relationships between the students, taking into account the content of the subject's program, through exercises that required interactions based on cooperation, sharing and trust. We carried out work to raise the awareness of diversity and to promote mutual respect and understanding, in order to ensure that the students would increase their social and cultural openess. This intership was based on a qualitative research methodology, supported by the characteristics of Research-Action, and the application of different instruments for data collection in the multiple stipulated modalities. Before ending the last modality, we developed and publicly presented a small choreographic creation in a performance called "Welcome to my place", promoted by EDL.Marques, Ana SilvaRCIPLMata, Maria Francisca Cruz Ferreira da2017-12-04T13:23:25Z2016-11-032016-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7640TID:201385457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:31.986390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
title |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
spellingShingle |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da Expressão criativa Ensino artístico especializado Adolescência Dança Creative expression Specialized art teaching Adolescence Dance |
title_short |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
title_full |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
title_fullStr |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
title_sort |
O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente |
author |
Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da |
author_facet |
Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Ana Silva RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão criativa Ensino artístico especializado Adolescência Dança Creative expression Specialized art teaching Adolescence Dance |
topic |
Expressão criativa Ensino artístico especializado Adolescência Dança Creative expression Specialized art teaching Adolescence Dance |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-03 2016-11-03T00:00:00Z 2017-12-04T13:23:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7640 TID:201385457 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7640 |
identifier_str_mv |
TID:201385457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133426094178304 |