O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7640
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_e3cbf5c1612b86a2b9e2d47626bfcaff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar PresenteExpressão criativaEnsino artístico especializadoAdolescênciaDançaCreative expressionSpecialized art teachingAdolescenceDanceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, após a conclusão deste ciclo de estudos e a realização do estágio profissionalizante na Escola De Dança Lugar Presente (EDLP), em Viseu, no contexto da disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo 2015/2016. O público-alvo desta intervenção foi o grupo de catorze alunos da turma do 3º ano do Curso Artístico Especializado de Dança, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Como principal objetivo deste trabalho de estágio, destaca-se a aplicação de estratégias adotadas em contexto de aula para desenvolver as relações interpessoais dos alunos e uma reflexão contínua sobre o trabalho que foi sendo realizado. Deste modo, procurou compreender se se as relações que se vão estabelecendo entre os alunos, ao longo do tempo, influenciam o seu desenvolvimento académico e pessoal, tendo em conta os desafios da fase de desenvolvimento que estes enfrentam, a adolescência, e, nesse sentido, criar um clima de aula favorável ao desenvolvimento das capacidades criativas, expressivas e comunicativas dos alunos. A planificação dos exercícios e sessões foi sendo constantemente adaptada às respostas da turma e às necessidades da escola cooperante. Tendo presente os conteúdos programáticos da disciplina, foram promovidas as relações entre os alunos, através de exercícios que exigiram interações com base na cooperação, na partilha e na confiança. Procurou realizar-se um trabalho de sensibilização para a diferença e de promoção do respeito e compreensão mútuos, de forma a garantir uma maior abertura sociocultural dos alunos envolvidos. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, sustentada pelas características da Investigação-Ação, com a aplicação de diversos instrumentos de recolha de dados nas diversas modalidades previstas (Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada). Antes de finalizar a última modalidade, foi desenvolvida e apresentada publicamente uma pequena obra de criação coreográfica, no âmbito do espetáculo "Welcome to my place", dinamizado pela EDLP.ABSTRACT: The current Intership report was written as a part of the Master Course in Dance Teacher Training, at Escola Superior de Dança of Instituto Politécnico de Lisboa, after completing the studies and the professional intership in Escola de Dança Lugar Presente (EDLP), in Viseu, included in the subject of Creative Expression, during the academic year of 2015/2016. This intervention focused on a group of fourteen 3rd grade students of na Official Dance Course, aged between 12 and 16. The main goals of this intership were the implementation of classroom' strategies in order to develop interpersonal relationships betwen students and a permanent analysis of the work that was being accomplished. Thus, we aimed to understand whether the relationships that the students were establishing between themselves over time influence their academic and personal development, considering the challenges of adolescence, the development stage they are facing. For that matter, we also intent to create a classroom environment that would promote the development of the students' creative, expressive and communicative skills. Exercise and sessions' planning was constantly being adapted to the response of the classroom and to the needs of the cooperative school. We promoted the relationships between the students, taking into account the content of the subject's program, through exercises that required interactions based on cooperation, sharing and trust. We carried out work to raise the awareness of diversity and to promote mutual respect and understanding, in order to ensure that the students would increase their social and cultural openess. This intership was based on a qualitative research methodology, supported by the characteristics of Research-Action, and the application of different instruments for data collection in the multiple stipulated modalities. Before ending the last modality, we developed and publicly presented a small choreographic creation in a performance called "Welcome to my place", promoted by EDL.Marques, Ana SilvaRCIPLMata, Maria Francisca Cruz Ferreira da2017-12-04T13:23:25Z2016-11-032016-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7640TID:201385457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:31.986390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
title O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
spellingShingle O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da
Expressão criativa
Ensino artístico especializado
Adolescência
Dança
Creative expression
Specialized art teaching
Adolescence
Dance
title_short O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
title_full O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
title_fullStr O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
title_full_unstemmed O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
title_sort O desenvolvimento das relações interpessoais no âmbito da expressão criativa com os alunos do 3º ano do ensino artístico especializado da Escola de Dança Lugar Presente
author Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da
author_facet Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Silva
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Maria Francisca Cruz Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão criativa
Ensino artístico especializado
Adolescência
Dança
Creative expression
Specialized art teaching
Adolescence
Dance
topic Expressão criativa
Ensino artístico especializado
Adolescência
Dança
Creative expression
Specialized art teaching
Adolescence
Dance
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03
2016-11-03T00:00:00Z
2017-12-04T13:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7640
TID:201385457
url http://hdl.handle.net/10400.21/7640
identifier_str_mv TID:201385457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426094178304