Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Sofia Maltinha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/96118
Resumo: O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Pedro Nunes, no ano letivo 2018/2019. Tendo como foco principal a escrita do texto de opinião, este relatório apresenta uma reflexão sobre o ensino de géneros escolares e a relevância dos dispositivos didáticos na aprendizagem da escrita. Essa reflexão estende-se também à forma como o domínio da escrita é trabalhado em sala de aula, dando-se especial atenção à dimensão processual. Partindo da análise do funcionamento do género texto de opinião (sobretudo em contexto escolar) e tendo como base as produções escritas dos alunos, foi concebido um modelo didático do género texto de opinião (9.º e 11.º anos), a partir do qual foram criados diversos percursos didáticos com atividades que pudessem, de alguma forma, contribuir para a superação das dificuldades identificadas nos textos dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual) e, assim, facilitar a apropriação do género escolar em foco.
id RCAP_e3ef551099fac4be8410ea47c19fd470
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/96118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de PortuguêsEnsino de PortuguêsEscritaGénero escolarTexto de opiniãoTeachingWritingSchool genreOpinion textDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Pedro Nunes, no ano letivo 2018/2019. Tendo como foco principal a escrita do texto de opinião, este relatório apresenta uma reflexão sobre o ensino de géneros escolares e a relevância dos dispositivos didáticos na aprendizagem da escrita. Essa reflexão estende-se também à forma como o domínio da escrita é trabalhado em sala de aula, dando-se especial atenção à dimensão processual. Partindo da análise do funcionamento do género texto de opinião (sobretudo em contexto escolar) e tendo como base as produções escritas dos alunos, foi concebido um modelo didático do género texto de opinião (9.º e 11.º anos), a partir do qual foram criados diversos percursos didáticos com atividades que pudessem, de alguma forma, contribuir para a superação das dificuldades identificadas nos textos dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual) e, assim, facilitar a apropriação do género escolar em foco.This report is the result of work performed as part of my Supervised Teaching Practice in the Escola Secundária com 3º Ciclo de Pedro Nunes, during the Academic year of 2018/2019. Being the main focus the writing of the opinion text, this report presents a reflection about the teaching of school genre and the relevance of the didactic devices in the writing learning. This reflection also extends to the way how the writing dominion is worked in the classroom, giving special attention to the procedural dimension. Starting from the analyses of the working genre of opinion text (mainly in school context) and based on the writing productions of the students, it was designed a didactic model of the opinion text genre (9th and 11th grade), from which were created several didactic paths with activities that could, somehow, contribute to overcome the difficulties recognized in the students texts (mainly regarding to the compositional/textual component) and, therefore, facilitate the appropriation of the school genre in focus.Valentim, Helena TopaJorge, Noémia de OliveiraRUNMartins, Ana Sofia Maltinha2020-04-14T11:15:17Z2020-02-282020-04-142020-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96118TID:202455270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:51Zoai:run.unl.pt:10362/96118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:28.936112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
title Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
spellingShingle Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Martins, Ana Sofia Maltinha
Ensino de Português
Escrita
Género escolar
Texto de opinião
Teaching
Writing
School genre
Opinion text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
title_full Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
title_fullStr Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
title_full_unstemmed Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
title_sort Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
author Martins, Ana Sofia Maltinha
author_facet Martins, Ana Sofia Maltinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Helena Topa
Jorge, Noémia de Oliveira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Sofia Maltinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Português
Escrita
Género escolar
Texto de opinião
Teaching
Writing
School genre
Opinion text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ensino de Português
Escrita
Género escolar
Texto de opinião
Teaching
Writing
School genre
Opinion text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Pedro Nunes, no ano letivo 2018/2019. Tendo como foco principal a escrita do texto de opinião, este relatório apresenta uma reflexão sobre o ensino de géneros escolares e a relevância dos dispositivos didáticos na aprendizagem da escrita. Essa reflexão estende-se também à forma como o domínio da escrita é trabalhado em sala de aula, dando-se especial atenção à dimensão processual. Partindo da análise do funcionamento do género texto de opinião (sobretudo em contexto escolar) e tendo como base as produções escritas dos alunos, foi concebido um modelo didático do género texto de opinião (9.º e 11.º anos), a partir do qual foram criados diversos percursos didáticos com atividades que pudessem, de alguma forma, contribuir para a superação das dificuldades identificadas nos textos dos discentes (sobretudo no respeitante à componente compositiva/textual) e, assim, facilitar a apropriação do género escolar em foco.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-14T11:15:17Z
2020-02-28
2020-04-14
2020-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/96118
TID:202455270
url http://hdl.handle.net/10362/96118
identifier_str_mv TID:202455270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138001105715200