Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ana Filipa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3877
Resumo: O presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda, pelo que serão realizadas abordagens ao nível dos processos educativos que esta desenvolveu ao longo do ano de estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, inerentes à investigação-ação, tendo em conta as várias dimensões pedagógicas, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da formanda. Todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidades, pelo que esta deverá ser respeitada e integrada nos vários processos sociais, culturais e educativos. Surge, ainda, enquanto interveniente ativa no seu processo de aprendizagem e construção de conhecimento. Assim, assenta-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, na medida em que, para além da aprendizagem individual, este processo é realizado em comunidade, no qual o educador assume um papel fundamental na criação de desafios intelectuais e estimulação do pensamento da criança. De modo a analisar o percurso da formanda ao nível das suas competências profissionais, mostra-se crucial fazer referência ao educador enquanto co-construtor do seu saber profissional, assumindo-se como investigador da sua ação, sendo reconhecido como um profissional crítico e reflexivo, sendo que o seu conhecimento é evolutivo, estando aberto à mudança. Importa salientar que o presente relatório integra as valências de creche e de préescolar, uma vez que o estágio foi realizado em ambos os contextos, nomeadamente numa sala de 1 ano e numa sala com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
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