Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33625
Resumo: O presente trabalho de investigação aplicada incide no tema “Programa de Apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes na Academia Militar”, cujo objetivo é avaliar a aplicabilidade de um programa de apoio entre alunos na Academia Militar. A entrada no Ensino Superior, em particular no ensino superior militar, é, de uma forma geral, um momento de adaptação por parte dos jovens que provoca sentimentos, positivos ou negativos, geradores de stress, que levam o jovem adulto a procurar estratégias de coping com o objetivo de promover o seu bem-estar. Embora a integração na Academia Militar seja, em alguns aspetos, semelhante aos demais estabelecimentos de Ensino Superior, também apresenta características que a tornam diferenciada das restantes instituições de ensino superior, nomeadamente pela sua especificidade que se caracteriza, por exemplo, pelo regime de internato, pela cultura militar, pela carga horária ou pelas atividades, não só académicas como também militares, características essas que, associadas à disciplina e rigor, são geradoras de elevados níveis de stress nos alunos. A identificação dos níveis de stress nos alunos deve ser detetada tão cedo quanto possível, de forma a promover o bem-estar e a adaptação à nova realidade, e os programas de apoio de pares têm sido uma forma de intervenção bastante eficaz. Neste sentido, este estudo usou uma abordagem metodológica qualitativa, através do inquérito, por entrevista, a 22 alunos da Academia Militar, baseada no modelo Focus Group. Os resultados obtidos permitem afirmar que o programa que melhor se adapta aos alunos será um programa que os cative a participar para conseguirem percecionar melhor os problemas dos pares, mas que também os ajude a solucionar os próprios problemas, especialmente a nível da gestão de tempo. As vantagens do mesmo seriam a maior perceção, a curto prazo, para problemas dos pares e uma maior compreensão, a longo prazo, por parte dos futuros oficiais, dos problemas dos seus subordinados.
id RCAP_e4229b2121e1626c629038f4a44e7f52
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia MilitarApoio de ParesStressEstratégias de CopingEnsino SuperiorDomínio/Área CientíficaO presente trabalho de investigação aplicada incide no tema “Programa de Apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes na Academia Militar”, cujo objetivo é avaliar a aplicabilidade de um programa de apoio entre alunos na Academia Militar. A entrada no Ensino Superior, em particular no ensino superior militar, é, de uma forma geral, um momento de adaptação por parte dos jovens que provoca sentimentos, positivos ou negativos, geradores de stress, que levam o jovem adulto a procurar estratégias de coping com o objetivo de promover o seu bem-estar. Embora a integração na Academia Militar seja, em alguns aspetos, semelhante aos demais estabelecimentos de Ensino Superior, também apresenta características que a tornam diferenciada das restantes instituições de ensino superior, nomeadamente pela sua especificidade que se caracteriza, por exemplo, pelo regime de internato, pela cultura militar, pela carga horária ou pelas atividades, não só académicas como também militares, características essas que, associadas à disciplina e rigor, são geradoras de elevados níveis de stress nos alunos. A identificação dos níveis de stress nos alunos deve ser detetada tão cedo quanto possível, de forma a promover o bem-estar e a adaptação à nova realidade, e os programas de apoio de pares têm sido uma forma de intervenção bastante eficaz. Neste sentido, este estudo usou uma abordagem metodológica qualitativa, através do inquérito, por entrevista, a 22 alunos da Academia Militar, baseada no modelo Focus Group. Os resultados obtidos permitem afirmar que o programa que melhor se adapta aos alunos será um programa que os cative a participar para conseguirem percecionar melhor os problemas dos pares, mas que também os ajude a solucionar os próprios problemas, especialmente a nível da gestão de tempo. As vantagens do mesmo seriam a maior perceção, a curto prazo, para problemas dos pares e uma maior compreensão, a longo prazo, por parte dos futuros oficiais, dos problemas dos seus subordinados.Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deRepositório ComumBOTO, JOÃO PAULO FERNANDES2020-10-19T10:14:28Z2020-09-302020-10-192020-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33625TID:202525228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:04.275984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
title Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
spellingShingle Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES
Apoio de Pares
Stress
Estratégias de Coping
Ensino Superior
Domínio/Área Científica
title_short Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
title_full Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
title_fullStr Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
title_full_unstemmed Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
title_sort Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
author BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES
author_facet BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio de Pares
Stress
Estratégias de Coping
Ensino Superior
Domínio/Área Científica
topic Apoio de Pares
Stress
Estratégias de Coping
Ensino Superior
Domínio/Área Científica
description O presente trabalho de investigação aplicada incide no tema “Programa de Apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes na Academia Militar”, cujo objetivo é avaliar a aplicabilidade de um programa de apoio entre alunos na Academia Militar. A entrada no Ensino Superior, em particular no ensino superior militar, é, de uma forma geral, um momento de adaptação por parte dos jovens que provoca sentimentos, positivos ou negativos, geradores de stress, que levam o jovem adulto a procurar estratégias de coping com o objetivo de promover o seu bem-estar. Embora a integração na Academia Militar seja, em alguns aspetos, semelhante aos demais estabelecimentos de Ensino Superior, também apresenta características que a tornam diferenciada das restantes instituições de ensino superior, nomeadamente pela sua especificidade que se caracteriza, por exemplo, pelo regime de internato, pela cultura militar, pela carga horária ou pelas atividades, não só académicas como também militares, características essas que, associadas à disciplina e rigor, são geradoras de elevados níveis de stress nos alunos. A identificação dos níveis de stress nos alunos deve ser detetada tão cedo quanto possível, de forma a promover o bem-estar e a adaptação à nova realidade, e os programas de apoio de pares têm sido uma forma de intervenção bastante eficaz. Neste sentido, este estudo usou uma abordagem metodológica qualitativa, através do inquérito, por entrevista, a 22 alunos da Academia Militar, baseada no modelo Focus Group. Os resultados obtidos permitem afirmar que o programa que melhor se adapta aos alunos será um programa que os cative a participar para conseguirem percecionar melhor os problemas dos pares, mas que também os ajude a solucionar os próprios problemas, especialmente a nível da gestão de tempo. As vantagens do mesmo seriam a maior perceção, a curto prazo, para problemas dos pares e uma maior compreensão, a longo prazo, por parte dos futuros oficiais, dos problemas dos seus subordinados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19T10:14:28Z
2020-09-30
2020-10-19
2020-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33625
TID:202525228
url http://hdl.handle.net/10400.26/33625
identifier_str_mv TID:202525228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130418355634176