Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33625 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação aplicada incide no tema “Programa de Apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes na Academia Militar”, cujo objetivo é avaliar a aplicabilidade de um programa de apoio entre alunos na Academia Militar. A entrada no Ensino Superior, em particular no ensino superior militar, é, de uma forma geral, um momento de adaptação por parte dos jovens que provoca sentimentos, positivos ou negativos, geradores de stress, que levam o jovem adulto a procurar estratégias de coping com o objetivo de promover o seu bem-estar. Embora a integração na Academia Militar seja, em alguns aspetos, semelhante aos demais estabelecimentos de Ensino Superior, também apresenta características que a tornam diferenciada das restantes instituições de ensino superior, nomeadamente pela sua especificidade que se caracteriza, por exemplo, pelo regime de internato, pela cultura militar, pela carga horária ou pelas atividades, não só académicas como também militares, características essas que, associadas à disciplina e rigor, são geradoras de elevados níveis de stress nos alunos. A identificação dos níveis de stress nos alunos deve ser detetada tão cedo quanto possível, de forma a promover o bem-estar e a adaptação à nova realidade, e os programas de apoio de pares têm sido uma forma de intervenção bastante eficaz. Neste sentido, este estudo usou uma abordagem metodológica qualitativa, através do inquérito, por entrevista, a 22 alunos da Academia Militar, baseada no modelo Focus Group. Os resultados obtidos permitem afirmar que o programa que melhor se adapta aos alunos será um programa que os cative a participar para conseguirem percecionar melhor os problemas dos pares, mas que também os ajude a solucionar os próprios problemas, especialmente a nível da gestão de tempo. As vantagens do mesmo seriam a maior perceção, a curto prazo, para problemas dos pares e uma maior compreensão, a longo prazo, por parte dos futuros oficiais, dos problemas dos seus subordinados. |
id |
RCAP_e4229b2121e1626c629038f4a44e7f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia MilitarApoio de ParesStressEstratégias de CopingEnsino SuperiorDomínio/Área CientíficaO presente trabalho de investigação aplicada incide no tema “Programa de Apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes na Academia Militar”, cujo objetivo é avaliar a aplicabilidade de um programa de apoio entre alunos na Academia Militar. A entrada no Ensino Superior, em particular no ensino superior militar, é, de uma forma geral, um momento de adaptação por parte dos jovens que provoca sentimentos, positivos ou negativos, geradores de stress, que levam o jovem adulto a procurar estratégias de coping com o objetivo de promover o seu bem-estar. Embora a integração na Academia Militar seja, em alguns aspetos, semelhante aos demais estabelecimentos de Ensino Superior, também apresenta características que a tornam diferenciada das restantes instituições de ensino superior, nomeadamente pela sua especificidade que se caracteriza, por exemplo, pelo regime de internato, pela cultura militar, pela carga horária ou pelas atividades, não só académicas como também militares, características essas que, associadas à disciplina e rigor, são geradoras de elevados níveis de stress nos alunos. A identificação dos níveis de stress nos alunos deve ser detetada tão cedo quanto possível, de forma a promover o bem-estar e a adaptação à nova realidade, e os programas de apoio de pares têm sido uma forma de intervenção bastante eficaz. Neste sentido, este estudo usou uma abordagem metodológica qualitativa, através do inquérito, por entrevista, a 22 alunos da Academia Militar, baseada no modelo Focus Group. Os resultados obtidos permitem afirmar que o programa que melhor se adapta aos alunos será um programa que os cative a participar para conseguirem percecionar melhor os problemas dos pares, mas que também os ajude a solucionar os próprios problemas, especialmente a nível da gestão de tempo. As vantagens do mesmo seriam a maior perceção, a curto prazo, para problemas dos pares e uma maior compreensão, a longo prazo, por parte dos futuros oficiais, dos problemas dos seus subordinados.Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deRepositório ComumBOTO, JOÃO PAULO FERNANDES2020-10-19T10:14:28Z2020-09-302020-10-192020-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33625TID:202525228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:04.275984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
title |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
spellingShingle |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES Apoio de Pares Stress Estratégias de Coping Ensino Superior Domínio/Área Científica |
title_short |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
title_full |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
title_fullStr |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
title_full_unstemmed |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
title_sort |
Programa de apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes da Academia Militar |
author |
BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES |
author_facet |
BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BOTO, JOÃO PAULO FERNANDES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apoio de Pares Stress Estratégias de Coping Ensino Superior Domínio/Área Científica |
topic |
Apoio de Pares Stress Estratégias de Coping Ensino Superior Domínio/Área Científica |
description |
O presente trabalho de investigação aplicada incide no tema “Programa de Apoio entre alunos: efeitos na adaptação e socialização dos cadetes na Academia Militar”, cujo objetivo é avaliar a aplicabilidade de um programa de apoio entre alunos na Academia Militar. A entrada no Ensino Superior, em particular no ensino superior militar, é, de uma forma geral, um momento de adaptação por parte dos jovens que provoca sentimentos, positivos ou negativos, geradores de stress, que levam o jovem adulto a procurar estratégias de coping com o objetivo de promover o seu bem-estar. Embora a integração na Academia Militar seja, em alguns aspetos, semelhante aos demais estabelecimentos de Ensino Superior, também apresenta características que a tornam diferenciada das restantes instituições de ensino superior, nomeadamente pela sua especificidade que se caracteriza, por exemplo, pelo regime de internato, pela cultura militar, pela carga horária ou pelas atividades, não só académicas como também militares, características essas que, associadas à disciplina e rigor, são geradoras de elevados níveis de stress nos alunos. A identificação dos níveis de stress nos alunos deve ser detetada tão cedo quanto possível, de forma a promover o bem-estar e a adaptação à nova realidade, e os programas de apoio de pares têm sido uma forma de intervenção bastante eficaz. Neste sentido, este estudo usou uma abordagem metodológica qualitativa, através do inquérito, por entrevista, a 22 alunos da Academia Militar, baseada no modelo Focus Group. Os resultados obtidos permitem afirmar que o programa que melhor se adapta aos alunos será um programa que os cative a participar para conseguirem percecionar melhor os problemas dos pares, mas que também os ajude a solucionar os próprios problemas, especialmente a nível da gestão de tempo. As vantagens do mesmo seriam a maior perceção, a curto prazo, para problemas dos pares e uma maior compreensão, a longo prazo, por parte dos futuros oficiais, dos problemas dos seus subordinados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19T10:14:28Z 2020-09-30 2020-10-19 2020-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33625 TID:202525228 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33625 |
identifier_str_mv |
TID:202525228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130418355634176 |