Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Liana Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9930
Resumo: O presente documento relativo ao estágio pedagógico, insere-se no plano de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, tendo como principal objetivo documentar de um modo reflexivo e descritivo, todas as vivências e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora estagiária no ano letivo 2018/2019, realizado na Escola Secundária de Fafe, com a orientação da Professora Ágata Aranha por parte da universidade, e como professor cooperante da Escola Secundária de Fafe o Professor Óscar Freitas. Ao longo do documento, tratar-se-ão vários pontos, dos quais, o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, o contexto e as relações com a comunidade escolar e por fim, a reflexão crítica do estágio pedagógico. Serão também expostos acontecimentos ocorridos ao longo do ano letivo, que de um modo reflexivo se tornaram em ferramentas reais adequadas à realidade escolar, permitindo uma adequação ao nível ensino aprendizagem, e consequentemente uma preparação no desempenho para a docência.
id RCAP_e42c07d9d4250565a653a96e93086488
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaEstágio pedagógicoO presente documento relativo ao estágio pedagógico, insere-se no plano de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, tendo como principal objetivo documentar de um modo reflexivo e descritivo, todas as vivências e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora estagiária no ano letivo 2018/2019, realizado na Escola Secundária de Fafe, com a orientação da Professora Ágata Aranha por parte da universidade, e como professor cooperante da Escola Secundária de Fafe o Professor Óscar Freitas. Ao longo do documento, tratar-se-ão vários pontos, dos quais, o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, o contexto e as relações com a comunidade escolar e por fim, a reflexão crítica do estágio pedagógico. Serão também expostos acontecimentos ocorridos ao longo do ano letivo, que de um modo reflexivo se tornaram em ferramentas reais adequadas à realidade escolar, permitindo uma adequação ao nível ensino aprendizagem, e consequentemente uma preparação no desempenho para a docência.This document related to the pedagogical internship is part of the plain of studies of master's degree in physical education in the basic and middle teaching of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The main goal is to document in a reflective and descriptive way, all the experiences and learning developed as an intern teacher in the academic year 2018/2019 at middle school of Fafe, with supervision of teacher Ágata Aranha from the university, and as a cooperative teacher Óscar Freitas at the middle School level. Throughout the document, several points will be addressed, including the personal and institutional framework, the teaching and learning tasks, the context and relations with the school community and, finally, the critical reflection of the pedagogical stage. It will also be exposed events that occurred throughout the school year, which in a reflexive way will become real tools appropriate to the school reality, allowing an adaptation to the level teaching and learning, and consequently a preparation in the performance for future teacher.2020-06-02T09:02:06Z2020-04-24T00:00:00Z2020-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9930porAlves, Liana Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:56.635519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Alves, Liana Moreira
Educação Física
Estágio pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Alves, Liana Moreira
author_facet Alves, Liana Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Liana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio pedagógico
topic Educação Física
Estágio pedagógico
description O presente documento relativo ao estágio pedagógico, insere-se no plano de estudos do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, tendo como principal objetivo documentar de um modo reflexivo e descritivo, todas as vivências e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora estagiária no ano letivo 2018/2019, realizado na Escola Secundária de Fafe, com a orientação da Professora Ágata Aranha por parte da universidade, e como professor cooperante da Escola Secundária de Fafe o Professor Óscar Freitas. Ao longo do documento, tratar-se-ão vários pontos, dos quais, o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, o contexto e as relações com a comunidade escolar e por fim, a reflexão crítica do estágio pedagógico. Serão também expostos acontecimentos ocorridos ao longo do ano letivo, que de um modo reflexivo se tornaram em ferramentas reais adequadas à realidade escolar, permitindo uma adequação ao nível ensino aprendizagem, e consequentemente uma preparação no desempenho para a docência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02T09:02:06Z
2020-04-24T00:00:00Z
2020-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9930
url http://hdl.handle.net/10348/9930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137136052535297