Fatores contributivos para a boa inserção de uma criança com NEE em JI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querido, Ana Cristina Pedro Pereira da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14427
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Fatores contributivos para a boa inserção de uma criança com NEE em JIEscola inclusivaInclusãoNecessidades educativas especiaisReflexãoJardim de InfânciaInclusionSpecial educational needsKindergartenInclusive schoolReflectionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto de jardim de infância (JI), numa sala constituída por 21 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta sala está incluída uma criança com NEE, diagnosticada com Síndrome de Angelman. Este estudo incide na análise, fundamentação e reflexão do trabalho efetuado durante a Prática Profissional Supervisionada II. Tem como principal intenção apresentar a caraterização do contexto da prática pedagógica e compreender “que fatores contribuem para a boa inserção escolar de uma criança com NEE em JI”. Recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, tendo como abordagem interpretativa o estudo de caso. Todo o relatório tem por base o Movimento da Escola Moderna, refletindo essencialmente sobre a importância da inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), com o objetivo de procurar integrar a prática e a observação cuidada, no sentido de conhecer e compreender o contexto educativo, e as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE. Perceber também qual o papel do adulto e dos pares na sua participação ativa no JI. Neste sentido, justifiquei todas as minhas escolhas pedagógicas e metodológicas com base nos meus registos diários e nas minhas reflexões semanais que resultaram da minha observação, e ainda com fundamentação teórica com base em literatura especifica. Foi realizada ainda uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante de forma a conhecer quais as perceções da mesma em relação ao processo de inclusão desta criança no JI. Possibilitou ainda o desenvolvimento de um percurso que se refletiu na construção de novas aprendizagens e na estrutura da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância.ABSTRACT This report is part of the professional internship, carried out in a kindergarten context, in a room consisting of 21 children, aged between 3 and 6 years old. This room includes a child with Special Educational Needs, diagnosed with Angelman Syndrome. This study focuses on the analysis, substantiation and reflection of the work carried out during the Supervised Professional Practice II. Its main intention is to present the characterization in the context of pedagogical practice and understand “What are the contributing factors for the good insertion of a child with Special Educational Needs in kindergarten”. A qualitative investigation was used, using the case study as an interpretive approach. The entire report is based on the Modern School Movement, reflecting essentially on the importance of including a child with Special Educational Needs, with the aim of seeking to integrate practice and careful observation, in order to know and understand the educational context, and the perceptions of each one about the inclusion process of the child with Special Educational Needs. Also understand the role of adults and peers in their active participation in kindergarten. In this sense, I justified all my pedagogical and methodological choices based on my daily records and my weekly reflections that resulted from my observation, and also with theoretical foundations based on specific literature. A semi-structured interview was also carried out with the cooperating educator in order to know her perceptions in relation to the process of including this child in kindergarten. It also enabled the development of a path, which was reflected in the construction of new learning experiences and in the structure of my professionalism as a future kindergarten teacher.Toledo, LeonorRCIPLQuerido, Ana Cristina Pedro Pereira da Silva2022-03-09T16:08:22Z2021-12-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14427TID:202934969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.239321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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