A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3005 |
Resumo: | A avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores e para a concretização dos objetivos estratégicas das escolas. No processo de avaliação de desempenho docente, a interação é considerada uma componente essencial para a compreensão e execução de todo o sistema, pois facilita a desburocratização do processo, contribui para o esclarecimento dos critérios de avaliação e permite a melhor aplicação das suas diferentes fases. A interação aumentou a motivação dos professores avaliados em relação ao processo de avaliação de desempenho docente, melhorou a sua prática pedagógica e fomentou a partilha de conhecimentos e competências entre avaliador e avaliado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos avaliados. No presente estudo caracterizou-se a interação existente entre avaliador e avaliado ao longo do processo de avaliação de desempenho docente. Através do uso de uma abordagem qualitativa elaborou-se um estudo exploratório/descritivo com o recurso à técnica da entrevista aplicada a seis docentes, desempenhando dois deles o papel de avaliados, dois o papel de avaliadores e os restantes dois, por um lado, o papel de avaliados, e por outro, o de avaliadores. |
id |
RCAP_e483eb4e4548e787a24f5cbbf8d430c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docenteAvaliação do desempenho - DocenteDesenvolvimento profissional - DocenteA avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores e para a concretização dos objetivos estratégicas das escolas. No processo de avaliação de desempenho docente, a interação é considerada uma componente essencial para a compreensão e execução de todo o sistema, pois facilita a desburocratização do processo, contribui para o esclarecimento dos critérios de avaliação e permite a melhor aplicação das suas diferentes fases. A interação aumentou a motivação dos professores avaliados em relação ao processo de avaliação de desempenho docente, melhorou a sua prática pedagógica e fomentou a partilha de conhecimentos e competências entre avaliador e avaliado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos avaliados. No presente estudo caracterizou-se a interação existente entre avaliador e avaliado ao longo do processo de avaliação de desempenho docente. Através do uso de uma abordagem qualitativa elaborou-se um estudo exploratório/descritivo com o recurso à técnica da entrevista aplicada a seis docentes, desempenhando dois deles o papel de avaliados, dois o papel de avaliadores e os restantes dois, por um lado, o papel de avaliados, e por outro, o de avaliadores.Nunes, António João SantosuBibliorumFerreira, António José Mendes2015-02-09T09:58:31Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:33.047324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
title |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
spellingShingle |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente Ferreira, António José Mendes Avaliação do desempenho - Docente Desenvolvimento profissional - Docente |
title_short |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
title_full |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
title_fullStr |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
title_full_unstemmed |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
title_sort |
A interação avaliador e avaliado e o processo de avaliação de desempenho docente |
author |
Ferreira, António José Mendes |
author_facet |
Ferreira, António José Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, António João Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, António José Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho - Docente Desenvolvimento profissional - Docente |
topic |
Avaliação do desempenho - Docente Desenvolvimento profissional - Docente |
description |
A avaliação de desempenho, enquanto ferramenta de gestão de recursos humanos contribuiu para o desenvolvimento profissional dos professores e para a concretização dos objetivos estratégicas das escolas. No processo de avaliação de desempenho docente, a interação é considerada uma componente essencial para a compreensão e execução de todo o sistema, pois facilita a desburocratização do processo, contribui para o esclarecimento dos critérios de avaliação e permite a melhor aplicação das suas diferentes fases. A interação aumentou a motivação dos professores avaliados em relação ao processo de avaliação de desempenho docente, melhorou a sua prática pedagógica e fomentou a partilha de conhecimentos e competências entre avaliador e avaliado, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos avaliados. No presente estudo caracterizou-se a interação existente entre avaliador e avaliado ao longo do processo de avaliação de desempenho docente. Através do uso de uma abordagem qualitativa elaborou-se um estudo exploratório/descritivo com o recurso à técnica da entrevista aplicada a seis docentes, desempenhando dois deles o papel de avaliados, dois o papel de avaliadores e os restantes dois, por um lado, o papel de avaliados, e por outro, o de avaliadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-06 2012-01-01T00:00:00Z 2015-02-09T09:58:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3005 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136342745022464 |