Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21679 |
Resumo: | De forma acelerada a sociedade da informação instala-se e aproxima-nos da 4.ª revolução industrial que, sendo baseada na inteligência artificial e na robótica, criará novos desafios à humanidade. No advento dessa aproximação os dispositivos móveis permitem-nos estarmos sempre conectados à Internet, ligados às equipas de trabalho, informados sobre o que estrutura a nossa ação e capazes de adquirir bens e/ou serviços de qualquer lugar e em qualquer hora ou dia. Com este enquadramento realizou-se o presente estudo no sentido de conhecer o potencial dos dispositivos móveis como canal comercial. Procura-se conhecer requisitos e limitações das alternativas técnicas entre apps e sites responsivos. Visa perceber o nível de adoção da tecnologia em diferentes planos da vida pelos portugueses e, em particular, junto dos jovens com formação e competências para uso avançado deste recurso. O presente trabalho descritivo e exploratório, inspirado na metodologia de estudo de caso, criou um inquérito por questionário baseado numa análise heurística a outras propostas, com base nos divulgados princípios do M-S-QUAL, de avaliação da perceção da qualidade pelo utilizador do canal mobile. Aplicado o instrumento a uma amostra de 37 sujeitos em ambiente controlado e sem pretensão de generalização, foi possível avaliar três diferentes apps de m-commerce presentes no mercado português, sendo possível verificar a larga experiência dos sujeitos na compra online e a razoável adoção do mobile para o mesmo fim. Globalmente a avaliação é muito idêntica para duas das três apps havendo diferenças de qualidade percebida entre dimensões de forma mais expressiva na “capacidade de resposta”. Os dados obtidos indiciam uma diferença de género na apreciação realizada para as diversas dimensões de avaliação. |
id |
RCAP_e49a2bc67bb682d6c3d7b71c2478de9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em PortugalAppAvaliação da qualidade percecionada por consumidoresm-commerce e mobileEvaluation on consumers’ quality perceptionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDe forma acelerada a sociedade da informação instala-se e aproxima-nos da 4.ª revolução industrial que, sendo baseada na inteligência artificial e na robótica, criará novos desafios à humanidade. No advento dessa aproximação os dispositivos móveis permitem-nos estarmos sempre conectados à Internet, ligados às equipas de trabalho, informados sobre o que estrutura a nossa ação e capazes de adquirir bens e/ou serviços de qualquer lugar e em qualquer hora ou dia. Com este enquadramento realizou-se o presente estudo no sentido de conhecer o potencial dos dispositivos móveis como canal comercial. Procura-se conhecer requisitos e limitações das alternativas técnicas entre apps e sites responsivos. Visa perceber o nível de adoção da tecnologia em diferentes planos da vida pelos portugueses e, em particular, junto dos jovens com formação e competências para uso avançado deste recurso. O presente trabalho descritivo e exploratório, inspirado na metodologia de estudo de caso, criou um inquérito por questionário baseado numa análise heurística a outras propostas, com base nos divulgados princípios do M-S-QUAL, de avaliação da perceção da qualidade pelo utilizador do canal mobile. Aplicado o instrumento a uma amostra de 37 sujeitos em ambiente controlado e sem pretensão de generalização, foi possível avaliar três diferentes apps de m-commerce presentes no mercado português, sendo possível verificar a larga experiência dos sujeitos na compra online e a razoável adoção do mobile para o mesmo fim. Globalmente a avaliação é muito idêntica para duas das três apps havendo diferenças de qualidade percebida entre dimensões de forma mais expressiva na “capacidade de resposta”. Os dados obtidos indiciam uma diferença de género na apreciação realizada para as diversas dimensões de avaliação.The information society rapidly settles among us which brings us closer to the fourth industrial revolution. This revolution is based on artificial intelligence and robotics, there for it will create new challenges to humanity. During this changing times, mobile devices allow us to always be connected to the Internet, to our work teams, informed about what structure our behavior and are able to purchase goods and services from anywhere at any time. Within this framework, this study was developed with the goal of understanding the mobile devices potential for m-commerce purposes. Seeks to identify requirements and limitations between two different techniques, apps and responsive sites. It also aims to realize the level of adoption of mobile technology by the Portuguese and, in particular, among young people with the training and skills for advanced use. This descriptive and exploratory study, inspired by a case study methodology, developed a survey based on a heuristic analysis to other proposals, grounded on M-S-Qual principles, for assessing the perception of quality by mobile channel user. The survey was applied to a sample of 37 subjects in a controlled environment and without any generalization claim. The sample evaluated three different m-commerce apps present in the Portuguese market. We were able to check the extensive experience of the subjects in the e-commerce and the reasonable adoption of mobile for m-commerce use. Overall evaluation identified similar results between two of the three apps in play. There were different results on perceived quality in all factors. The major gap was on responsiveness. The data may suggest differences between genders on the perceived quality for the various assessment dimensions.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndrade, Mário Lapa de2017-03-09T12:11:46Z2016-07-0720162016-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21679TID:201464012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:02.870987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
title |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
spellingShingle |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal Andrade, Mário Lapa de App Avaliação da qualidade percecionada por consumidores m-commerce e mobile Evaluation on consumers’ quality perception Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
title_full |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
title_fullStr |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
title_full_unstemmed |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
title_sort |
Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal |
author |
Andrade, Mário Lapa de |
author_facet |
Andrade, Mário Lapa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Julião, Jorge Manuel Soares Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mário Lapa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
App Avaliação da qualidade percecionada por consumidores m-commerce e mobile Evaluation on consumers’ quality perception Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
App Avaliação da qualidade percecionada por consumidores m-commerce e mobile Evaluation on consumers’ quality perception Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
De forma acelerada a sociedade da informação instala-se e aproxima-nos da 4.ª revolução industrial que, sendo baseada na inteligência artificial e na robótica, criará novos desafios à humanidade. No advento dessa aproximação os dispositivos móveis permitem-nos estarmos sempre conectados à Internet, ligados às equipas de trabalho, informados sobre o que estrutura a nossa ação e capazes de adquirir bens e/ou serviços de qualquer lugar e em qualquer hora ou dia. Com este enquadramento realizou-se o presente estudo no sentido de conhecer o potencial dos dispositivos móveis como canal comercial. Procura-se conhecer requisitos e limitações das alternativas técnicas entre apps e sites responsivos. Visa perceber o nível de adoção da tecnologia em diferentes planos da vida pelos portugueses e, em particular, junto dos jovens com formação e competências para uso avançado deste recurso. O presente trabalho descritivo e exploratório, inspirado na metodologia de estudo de caso, criou um inquérito por questionário baseado numa análise heurística a outras propostas, com base nos divulgados princípios do M-S-QUAL, de avaliação da perceção da qualidade pelo utilizador do canal mobile. Aplicado o instrumento a uma amostra de 37 sujeitos em ambiente controlado e sem pretensão de generalização, foi possível avaliar três diferentes apps de m-commerce presentes no mercado português, sendo possível verificar a larga experiência dos sujeitos na compra online e a razoável adoção do mobile para o mesmo fim. Globalmente a avaliação é muito idêntica para duas das três apps havendo diferenças de qualidade percebida entre dimensões de forma mais expressiva na “capacidade de resposta”. Os dados obtidos indiciam uma diferença de género na apreciação realizada para as diversas dimensões de avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-07 2016 2016-07-07T00:00:00Z 2017-03-09T12:11:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/21679 TID:201464012 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/21679 |
identifier_str_mv |
TID:201464012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131869522952192 |