Morfologia do m-commerce : qualidade percebida pelos utilizadores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mário Lapa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21679
Resumo: De forma acelerada a sociedade da informação instala-se e aproxima-nos da 4.ª revolução industrial que, sendo baseada na inteligência artificial e na robótica, criará novos desafios à humanidade. No advento dessa aproximação os dispositivos móveis permitem-nos estarmos sempre conectados à Internet, ligados às equipas de trabalho, informados sobre o que estrutura a nossa ação e capazes de adquirir bens e/ou serviços de qualquer lugar e em qualquer hora ou dia. Com este enquadramento realizou-se o presente estudo no sentido de conhecer o potencial dos dispositivos móveis como canal comercial. Procura-se conhecer requisitos e limitações das alternativas técnicas entre apps e sites responsivos. Visa perceber o nível de adoção da tecnologia em diferentes planos da vida pelos portugueses e, em particular, junto dos jovens com formação e competências para uso avançado deste recurso. O presente trabalho descritivo e exploratório, inspirado na metodologia de estudo de caso, criou um inquérito por questionário baseado numa análise heurística a outras propostas, com base nos divulgados princípios do M-S-QUAL, de avaliação da perceção da qualidade pelo utilizador do canal mobile. Aplicado o instrumento a uma amostra de 37 sujeitos em ambiente controlado e sem pretensão de generalização, foi possível avaliar três diferentes apps de m-commerce presentes no mercado português, sendo possível verificar a larga experiência dos sujeitos na compra online e a razoável adoção do mobile para o mesmo fim. Globalmente a avaliação é muito idêntica para duas das três apps havendo diferenças de qualidade percebida entre dimensões de forma mais expressiva na “capacidade de resposta”. Os dados obtidos indiciam uma diferença de género na apreciação realizada para as diversas dimensões de avaliação.
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