Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11788 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pequena investigação sobre as características de planificações elaboradas por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem um mestradoprofissionalizante em instituições de Ensino Superior portuguesas. Assumindo que o ato de planificar é um processo em muito associado ao desenvolvimento profissional docente e que evidencia, de modo implícito, as conceções pedagógicas dos profissionais, o estudo de tais planificações tem como propósito notar a aproximação de docentes ainda em formação a um perfil tradicional/clássico ou, num outro sentido, a um perfil inovador/prático. A proposta de caracterização dos perfis apontados assenta em quatro dimensões distintas, mas complementares, que podem figurar numa planificação: influência normativa do currículo, processo de ensino/papel do professor, processo de aprendizagem/papel do aluno, avaliação. A partir de uma análise de cariz predominantemente qualitativo, pela descrição e interpretação do conteúdo de 30 planificações de curta duração, constata-se que a maioria daqueles futuros professores,autores desses documentos, tendem a assumir, de forma explícita ou implícita, um perfil (tradicional) marcado pela valorização da ação do professor em detrimento do aluno, pela opção por uma segmentação curricular, bem como por dinâmicas pedagógicas de carácter reprodutivo e sem uma real preocupação com os elementos de avaliação. |
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Para uma reflexão sobre a identidade docente a partir das planificações de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEDUCAÇÃOPROFESSORES 1º CICLOIDENTIDADE PROFISSIONALFORMAÇÃO DE PROFESSORESCURRÍCULOS ESCOLARESPLANEAMENTO CURRICULAREDUCATIONPRIMARY SCHOOL TEACHERSPROFESSIONAL IDENTITYTEACHERS EDUCATIONSCHOOL CURRICULACURRICULUM PLANNINGCom este artigo pretende-se apresentar os resultados de uma pequena investigação sobre as características de planificações elaboradas por futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem um mestradoprofissionalizante em instituições de Ensino Superior portuguesas. Assumindo que o ato de planificar é um processo em muito associado ao desenvolvimento profissional docente e que evidencia, de modo implícito, as conceções pedagógicas dos profissionais, o estudo de tais planificações tem como propósito notar a aproximação de docentes ainda em formação a um perfil tradicional/clássico ou, num outro sentido, a um perfil inovador/prático. A proposta de caracterização dos perfis apontados assenta em quatro dimensões distintas, mas complementares, que podem figurar numa planificação: influência normativa do currículo, processo de ensino/papel do professor, processo de aprendizagem/papel do aluno, avaliação. A partir de uma análise de cariz predominantemente qualitativo, pela descrição e interpretação do conteúdo de 30 planificações de curta duração, constata-se que a maioria daqueles futuros professores,autores desses documentos, tendem a assumir, de forma explícita ou implícita, um perfil (tradicional) marcado pela valorização da ação do professor em detrimento do aluno, pela opção por uma segmentação curricular, bem como por dinâmicas pedagógicas de carácter reprodutivo e sem uma real preocupação com os elementos de avaliação.The goal of this article is to present the results of a small investigation about the planning characteristics of future teachers of the 1st cycle of Basic Education, attending the Masters degree in Portuguese Higher Education institutions. Assuming the planning act as a process highly associated with the teachers’ professional development, that evinces, implicitly, the professionals’ pedagogical conceptions, the study of such planning has the purpose of noting the approach of teachers still in formation to a more traditional/classic profile or, on the contrary, to a innovative/practical profile. The proposal to characterize the referred profiles is based on four dimensions, different but complementary, that may show up in the planning: normative influence of the curriculum, teaching process/role of the teacher, learning process/role of the student, evaluation. A predominantly qualitative analysis, through the description and interpretation of the content of 30 short term planning acts, found out that most of those future teachers, authors of the documents, tend to assume, explicitly or implicitly, a (traditional) profile marked by the valorization of the teacher‘s action rather than the student’s, by the option for a curricular segmentation, as well as by pedagogical dynamics of reproductive character and without a true concern for the evaluation elements. Keywords: curriculum; teachers’ formation; teachers’ identity; planningEdições Universitárias Lusófonas2021-04-07T15:05:17Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11788por1646-401XDuarte, PedroMoreira, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:45.527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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