Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto educativo – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniela Patrícia da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2647
Resumo: O presente relatório de estágio debruça-se essencialmente sobre a inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no contexto educativo e a Perturbação do Espectro de Autismo (PEA). Este tem como objetivos: descobrir qual o conceito de autismo dos profissionais que lidam com uma criança com PEA; averiguar que estratégias são utilizadas para a inclusão de uma criança com PEA no seu contexto educativo; e perceber se a criança com PEA está incluída no grupo a que pertence no seu contexto educativo. Desta forma, foi desenvolvido o conceito de NEE, assim como o de inclusão e de escola para todos. Para uma melhor compreensão da Perturbação do Espectro do Autismo, apresenta-se também o seu conceito, a perspetiva histórica do mesmo, bem como as especificidades desta problemática. Nesta investigação foi seguida uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso, cujo foco foi uma criança de 5 anos com PEA que se encontra em contexto pré-escolar. Para a recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas como a observação participante da criança-alvo e entrevistas às terapeutas, às profissionais de educação e à mãe da criança. Concluímos que as profissionais que lidam com a criança com PEA consideram o autismo, na sua generalidade, como uma perturbação do neurodesenvolvimento. Pudemos verificar também que a criança com PEA está incluída no grupo do seu contexto educativo e que algumas das estratégias utilizadas para melhorar a inclusão desta mesma criança são, por exemplo, a antecipação de conteúdos e o uso de um sistema aumentativo de comunicação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo, Inclusão, Necessidades Educativas Especiais e Estudo de Caso.
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