Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto educativo – estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2647 |
Resumo: | O presente relatório de estágio debruça-se essencialmente sobre a inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no contexto educativo e a Perturbação do Espectro de Autismo (PEA). Este tem como objetivos: descobrir qual o conceito de autismo dos profissionais que lidam com uma criança com PEA; averiguar que estratégias são utilizadas para a inclusão de uma criança com PEA no seu contexto educativo; e perceber se a criança com PEA está incluída no grupo a que pertence no seu contexto educativo. Desta forma, foi desenvolvido o conceito de NEE, assim como o de inclusão e de escola para todos. Para uma melhor compreensão da Perturbação do Espectro do Autismo, apresenta-se também o seu conceito, a perspetiva histórica do mesmo, bem como as especificidades desta problemática. Nesta investigação foi seguida uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso, cujo foco foi uma criança de 5 anos com PEA que se encontra em contexto pré-escolar. Para a recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas como a observação participante da criança-alvo e entrevistas às terapeutas, às profissionais de educação e à mãe da criança. Concluímos que as profissionais que lidam com a criança com PEA consideram o autismo, na sua generalidade, como uma perturbação do neurodesenvolvimento. Pudemos verificar também que a criança com PEA está incluída no grupo do seu contexto educativo e que algumas das estratégias utilizadas para melhorar a inclusão desta mesma criança são, por exemplo, a antecipação de conteúdos e o uso de um sistema aumentativo de comunicação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo, Inclusão, Necessidades Educativas Especiais e Estudo de Caso. |
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Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo em contexto educativo – estudo de casoNecessidades Educativas Especiais (NEE)Escola inclusivaPerturbação do Espectro do Autismo (PEA) - estudo de casoO presente relatório de estágio debruça-se essencialmente sobre a inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no contexto educativo e a Perturbação do Espectro de Autismo (PEA). Este tem como objetivos: descobrir qual o conceito de autismo dos profissionais que lidam com uma criança com PEA; averiguar que estratégias são utilizadas para a inclusão de uma criança com PEA no seu contexto educativo; e perceber se a criança com PEA está incluída no grupo a que pertence no seu contexto educativo. Desta forma, foi desenvolvido o conceito de NEE, assim como o de inclusão e de escola para todos. Para uma melhor compreensão da Perturbação do Espectro do Autismo, apresenta-se também o seu conceito, a perspetiva histórica do mesmo, bem como as especificidades desta problemática. Nesta investigação foi seguida uma metodologia de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso, cujo foco foi uma criança de 5 anos com PEA que se encontra em contexto pré-escolar. Para a recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas como a observação participante da criança-alvo e entrevistas às terapeutas, às profissionais de educação e à mãe da criança. Concluímos que as profissionais que lidam com a criança com PEA consideram o autismo, na sua generalidade, como uma perturbação do neurodesenvolvimento. Pudemos verificar também que a criança com PEA está incluída no grupo do seu contexto educativo e que algumas das estratégias utilizadas para melhorar a inclusão desta mesma criança são, por exemplo, a antecipação de conteúdos e o uso de um sistema aumentativo de comunicação. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo, Inclusão, Necessidades Educativas Especiais e Estudo de Caso.This internship report looks over essentially on the inclusion of a child with special educational needs (SEN) in the educational context and Autism Spectrum Disorder (ASD). The purpose of this study is to discover what is the concept of autism of professionals who deal with a child with ASD; to find out what strategies are used to include a child with ASD in their educational context; and to see if the child with ASD is included in the group to which he belong. In this way, the concept of SEN was developed, as well as the concept of inclusion and school for all. For a better understanding of Autism Spectrum Disorder, it is also presented its concept, the historical perspective of the same, as well as the specificities of this problematic. In this investigation, a methodology of qualitative nature was followed. A case study was carried out, focusing on a 5-year-old child with ASD in a pre-school context. Several techniques were used to collect data, such as participant observation of the target child and interviews with therapists, education professionals and the mother of the child. We conclude that professionals dealing with the child with ASD generally consider autism as a neurodevelopmental disorder. We could also verify that the child with ASD is included in the group of their educational context and that some of the strategies used to improve the inclusion of this same child are, for example, the anticipation of contents and the use of an augmentative system of communication. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Inclusion, Special Educational Needs and Study Case.2018-07-12T10:39:05Z2018-07-10T00:00:00Z2018-07-102018-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2647TID:201951215porOliveira, Daniela Patrícia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:11Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:25.101917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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