O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Sónia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45157
Resumo: O presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais.
id RCAP_e5ca227f5078f17c8516e9fef34fb0f1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolarBrincarEspaço exterior escolarDesenvolvimento socio emocionalMetodologia de trabalho de projetoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais.Silva, MarleneRepositório ComumMatos, Sónia2023-06-13T17:41:06Z2023-04-202023-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45157TID:203319974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.313715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
title O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
spellingShingle O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
Matos, Sónia
Brincar
Espaço exterior escolar
Desenvolvimento socio emocional
Metodologia de trabalho de projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
title_full O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
title_fullStr O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
title_sort O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
author Matos, Sónia
author_facet Matos, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marlene
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Espaço exterior escolar
Desenvolvimento socio emocional
Metodologia de trabalho de projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Brincar
Espaço exterior escolar
Desenvolvimento socio emocional
Metodologia de trabalho de projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13T17:41:06Z
2023-04-20
2023-04-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45157
TID:203319974
url http://hdl.handle.net/10400.26/45157
identifier_str_mv TID:203319974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918775668736