O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45157 |
Resumo: | O presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais. |
id |
RCAP_e5ca227f5078f17c8516e9fef34fb0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45157 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolarBrincarEspaço exterior escolarDesenvolvimento socio emocionalMetodologia de trabalho de projetoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais.Silva, MarleneRepositório ComumMatos, Sónia2023-06-13T17:41:06Z2023-04-202023-04-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45157TID:203319974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.313715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
title |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar Matos, Sónia Brincar Espaço exterior escolar Desenvolvimento socio emocional Metodologia de trabalho de projeto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
title_full |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
O espaço exterior escolar como potenciador do desenvolvimento socio emocional das crianças em idade pré-escolar |
author |
Matos, Sónia |
author_facet |
Matos, Sónia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marlene Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Espaço exterior escolar Desenvolvimento socio emocional Metodologia de trabalho de projeto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Brincar Espaço exterior escolar Desenvolvimento socio emocional Metodologia de trabalho de projeto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório realizou-se em contexto do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção de grau de Mestre. O mesmo apresenta uma reflexão das aprendizagens mais significativas, resultantes da experiência de estágio no ano letivo de 2021/2022, nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O desenvolvimento do presente estudo teve como principal objetivo salientar a importância do brincar no espaço exterior escolar para o desenvolvimento das relações sociais das crianças e, realçar a importância da sua regularidade na prática pedagógica diária. A metodologia utilizada rege-se pelos fundamentos da metodologia da investigação-ação, que parte da origem da investigação qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. A abordagem incidiu sobre o projeto de intervenção “Recreio Incrível” implementado durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, que potencializou melhorias significativas. Para recolher os dados foram realizadas observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas aos adultos e às crianças e registos fotográficos. Os resultados do tratamento dos dados recolhidos indicam que, tanto as crianças, como os adultos atribuem ao brincar no espaço exterior escolar uma importância elevada. Com o cruzamento de toda a informação, compreende-se que a regularidade do brincar no espaço apresenta desafios quanto à sua utilização, mas que o seu uso, mostrou-se pertinente, pois é considerado um ambiente de aprendizagem de qualidade e, consequentemente um meio que favorece o desenvolvimento de competências socio emocionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-13T17:41:06Z 2023-04-20 2023-04-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45157 TID:203319974 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45157 |
identifier_str_mv |
TID:203319974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918775668736 |