Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24
Resumo: A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.
id RCAP_e619534f262946b500fa62aed396bb4e
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/24
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtualOnline information Impact in the virtual destination image formatione-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual onlinee-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourismA influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.The influence of the destination image in the decision process and choice of destination by tourists is transverse to its intangible nature. Recent studies expand and modify the conventional image constructs specifying information sources transmitted through the internet. The scenario resulting from the literature review allows us to understand the importance of experience for touristic activity and theoretical proposition of virtual tourism as "virtual tourist experience", its determinants and its implications for the overall image destination formation. This study presents a literature review base to the empiric research proposal whose general objective comprises the analysis of the influence of factors, such as interactivity, in online communication and contact with virtual tourism experiences online in image destination formation and image destinationDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-50Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-502182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24/135Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em TurismoAlmeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública2024-01-27T07:45:10Zoai:ojs.dosalgarves:article/24Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:05.318990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
Online information Impact in the virtual destination image formation
title Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
spellingShingle Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo
e-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual online
e-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourism
title_short Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_full Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_fullStr Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_full_unstemmed Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
title_sort Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
author Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo
author_facet Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo
Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública
author_role author
author2 Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo
Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública
dc.subject.por.fl_str_mv e-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual online
e-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourism
topic e-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual online
e-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourism
description A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24/135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-50
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-50
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066203742208