Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24 |
Resumo: | A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico. |
id |
RCAP_e619534f262946b500fa62aed396bb4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/24 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtualOnline information Impact in the virtual destination image formatione-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual onlinee-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourismA influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico.The influence of the destination image in the decision process and choice of destination by tourists is transverse to its intangible nature. Recent studies expand and modify the conventional image constructs specifying information sources transmitted through the internet. The scenario resulting from the literature review allows us to understand the importance of experience for touristic activity and theoretical proposition of virtual tourism as "virtual tourist experience", its determinants and its implications for the overall image destination formation. This study presents a literature review base to the empiric research proposal whose general objective comprises the analysis of the influence of factors, such as interactivity, in online communication and contact with virtual tourism experiences online in image destination formation and image destinationDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2017-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-50Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-502182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24/135Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em TurismoAlmeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública2024-01-27T07:45:10Zoai:ojs.dosalgarves:article/24Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:05.318990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual Online information Impact in the virtual destination image formation |
title |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual |
spellingShingle |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo e-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual online e-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourism |
title_short |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual |
title_full |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual |
title_fullStr |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual |
title_full_unstemmed |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual |
title_sort |
Impacto da informação online na formação da imagem de destino virtual |
author |
Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo |
author_facet |
Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael, Célia; Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, GITUR - Grupo de Investigação em Turismo Almeida, Aurélia; Instituto Politécnico de Macau - Escola de Administração Pública |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual online e-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourism |
topic |
e-turismo; destino turístico online; imagem destino virtual; experiência virtual; turismo virtual online e-tourism; virtual tourism destination; virtual image destination; virtual experience; online virtual tourism |
description |
A influência da imagem de destinos no processo e decisão e escolha do destino por parte do turista é transversal à sua natureza intangível. Estudos recentes expandem e modificam os constructos convencionais de imagem pela especificação de fontes de informação veiculadas através da internet. O cenário resultante da revisão de literatura permite entender a importância da experiência para atividade turística e a proposição teórica do turismo virtual enquanto “experiência virtual turística”, os seus fatores determinantes e as suas implicações para a formação da imagem global do destino. Este estudo apresenta a revisão de literatura de base, à proposta de investigação empírica, cujo objetivo geral compreende a análise da influência de fatores, como a interatividade, na comunicação online e contacto com experiências de turismo virtuais online, na formação e na perceção da imagem de um destino turístico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/24/135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-50 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 23 (2014); 27-50 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066203742208 |