Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.482 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. |
id |
RCAP_e6273a4166f8ef33c43221d9d01bcde8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/482 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autoresNúmero 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.482por1646-2335Barros, Cláudia Graziano Paes dePadilha, Simone de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:58Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:40.870772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
spellingShingle |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores Barros, Cláudia Graziano Paes de Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos. |
title_short |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_full |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_fullStr |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_full_unstemmed |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
title_sort |
Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores |
author |
Barros, Cláudia Graziano Paes de |
author_facet |
Barros, Cláudia Graziano Paes de Padilha, Simone de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Padilha, Simone de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Cláudia Graziano Paes de Padilha, Simone de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos. |
topic |
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos. |
description |
Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.482 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948032266240 |