Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cláudia Catarina Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3549
Resumo: O presente estudo resulta de um projecto de investigação em Gestão Curricular (1º Ciclo do Ensino Básico) que teve como principal objectivo compreender o lugar da Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) no âmbito de uma Educação para a Era Planetária numa perspectiva de gestão curricular flexível. Esta investigação desenvolveu-se de acordo com uma abordagem de natureza qualitativa, sendo o método adoptado o estudo de caso com características de investigação-acção colaborativa. De forma a ser possível uma visão holística do objecto de estudo foi utilizado um conjunto diverso e complementar de procedimentos investigativos. Como instrumentos específicos utilizámos questionários e entrevistas semiestruturadas em grupo aos alunos, entrevistas semiestruturadas à professora titular de turma, a observação directa e as fichas de registo. Os instrumentos foram aplicados em momentos diferenciados, antes do início e no final do programa de intervenção, com vista a percebermos a presença, ou não, de indícios de mudança nos conhecimentos e representações dos participantes. No que se refere às fontes de informação complementar recorremos a registos em vídeo e ao research portfolio do investigador. Para o tratamento de dados provenientes das interacções verbais ocorridas nas sessões de SDLC optámos por construir um sistema de categorias a partir do quadro teórico que norteia o nosso estudo e do seu confronto com os dados recolhidos; para os dados de ordem não-verbal optámos pela utilização da escala de Nível de Envolvimento de Leuven. Os resultados do estudo sugerem que os alunos se envolveram de forma positiva em todas as actividades realizadas, tendo desenvolvido e adquirido conhecimentos no que concerne ao desenvolvimento de uma consciência planetária ficando despertos para a diversidade linguística, cultural e biológica. Estes conhecimentos poderão concorrer para uma mudança de atitudes e comportamentos cívicos essenciais para a promoção de uma humanidade comum. Relativamente à professora, a análise dos dados recolhidos leva-nos a constatar que apesar da resistência inicial que demonstrou à abordagem da temática da SDLC, no final do programa de intervenção, a professora reconhece algumas vantagens na implementação do programa de intervenção educativa que levámos a cabo, particularmente no desenvolvimento da intercompreensão, do respeito e valorização pela diversidade linguística e cultural. Salienta-se, neste estudo, a importância de uma sensibilização à diversidade linguística e cultural a abordar em contexto educativo do 1º CEB, em diferentes espaços inter/transdisciplinares concorrendo para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural e de uma consciência planetária.
id RCAP_e674fc08d8c9ad350f4d5b4c567146ec
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a era planetária: diversidade linguística e culturalEducação interculturalPráticas educativas - Ensino básico 1º cicloMultilinguismoDiversidade linguísticaPluralismo culturalO presente estudo resulta de um projecto de investigação em Gestão Curricular (1º Ciclo do Ensino Básico) que teve como principal objectivo compreender o lugar da Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) no âmbito de uma Educação para a Era Planetária numa perspectiva de gestão curricular flexível. Esta investigação desenvolveu-se de acordo com uma abordagem de natureza qualitativa, sendo o método adoptado o estudo de caso com características de investigação-acção colaborativa. De forma a ser possível uma visão holística do objecto de estudo foi utilizado um conjunto diverso e complementar de procedimentos investigativos. Como instrumentos específicos utilizámos questionários e entrevistas semiestruturadas em grupo aos alunos, entrevistas semiestruturadas à professora titular de turma, a observação directa e as fichas de registo. Os instrumentos foram aplicados em momentos diferenciados, antes do início e no final do programa de intervenção, com vista a percebermos a presença, ou não, de indícios de mudança nos conhecimentos e representações dos participantes. No que se refere às fontes de informação complementar recorremos a registos em vídeo e ao research portfolio do investigador. Para o tratamento de dados provenientes das interacções verbais ocorridas nas sessões de SDLC optámos por construir um sistema de categorias a partir do quadro teórico que norteia o nosso estudo e do seu confronto com os dados recolhidos; para os dados de ordem não-verbal optámos pela utilização da escala de Nível de Envolvimento de Leuven. Os resultados do estudo sugerem que os alunos se envolveram de forma positiva em todas as actividades realizadas, tendo desenvolvido e adquirido conhecimentos no que concerne ao desenvolvimento de uma consciência planetária ficando despertos para a diversidade linguística, cultural e biológica. Estes conhecimentos poderão concorrer para uma mudança de atitudes e comportamentos cívicos essenciais para a promoção de uma humanidade comum. Relativamente à professora, a análise dos dados recolhidos leva-nos a constatar que apesar da resistência inicial que demonstrou à abordagem da temática da SDLC, no final do programa de intervenção, a professora reconhece algumas vantagens na implementação do programa de intervenção educativa que levámos a cabo, particularmente no desenvolvimento da intercompreensão, do respeito e valorização pela diversidade linguística e cultural. Salienta-se, neste estudo, a importância de uma sensibilização à diversidade linguística e cultural a abordar em contexto educativo do 1º CEB, em diferentes espaços inter/transdisciplinares concorrendo para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural e de uma consciência planetária.This study results from a draft curriculum management research (primary education) which had as main objective to understand the place of language awareness within a planetary education was a curricular flexible management perspective. This research has developed according to a qualitative approach to nature, being the method adopted the case study with collaborative research-action. To have a holistic view of the subject of study was used a diverse and complementary set of investigative procedures. As specific instruments were used questionnaires and interviews to the students, interviews to the teacher, direct observation and registration cards. The instruments were applied in differentiated moments before the beginning and end of intervention programme, with a view to realizing the presence or not of indications of change in participant’s knowledge and representations. With regard to additional sources of information relied on the video records and the investigator's research portfolio. For the processing of data from verbal interactions occurring in sessions of language awareness we chose to build a system of categories from the theoretical framework that guides our study and its confrontation with the data collected; order data for non-verbal opted for the use of the level of involvement of Leuven. The results of the study suggest that students were positively involved in all activities; having developed and acquired knowledge in the development of a planetary consciousness getting wide awake for linguistic diversity, cultural and biological. This knowledge may compete for a change of attitudes and essential civic behaviors for the promotion of a common humanity. The data collected concerning the teacher leads us to say that despite initial resistance showed the thematic approach of language awareness, at the end of intervention program, the teacher recognizes some advantages in implementing educational intervention program that took us out, particularly in the development of intercomprehension, respect and appreciation for cultural and linguistic diversity. It should be noted, in this study, the importance of a language and cultural awareness to be addressed in the context of education, at primary education, in different spaces at inter/transdisciplinary contributing to development of plurilingue and intercultural competence and a planetary consciousness.La présente étude résulte d'un projet de recherche en Gestion Curriculaire (à l’école primaire) qui a eu comme principal objectif comprendre la place de l’éveil aux langues et aux cultures dans le contexte d'une Éducation pour l'Ère Planétaire dans une perspective de gestion curriculaire flexible. Cette recherche s'est développée conformément à une approche de nature qualitative, en adoptant comme méthode l'étude de cas avec des caractéristiques de recherche-action collaborative. De manière à rendre possible une vision holistique de l'objet d'étude, nous avons utilisé un ensemble divers et complémentaire de procédures de recherche. Comme des instruments spécifiques nous avons utilisé des questionnaires et des entrevues de groupe aux élèves, entrevues à l'enseignante titulaire, l’observation direct et les fiches de registre. Les instruments ont été appliqués à des moments différenciés, avant le début et à la fin du programme d'intervention, en vue de percevoir la présence, ou non, d'indices de changement des connaissances et représentations des participants. En ce qui concerne les sources d'informations complémentaires nous avons fait appel à des enregistrements vidéo et au “research portfolio” du chercheur. Pour le traitement de données provenant des interactions verbales produites dans les sessions d’ éveil aux langues et aux cultures, nous avons opté par un système de catégories construit à partir du tableau théorique de réferénce de notre étude et de sa confrontation avec les données rassemblées; pour les données d'ordre non verbal nous avons opté par l'utilisation de l'échelle de Niveau d'Engagement de Leuven. Les résultats de l'étude suggèrent que les élèves se sont impliqués de forme positive dans toutes les activités réalisées, en ayant développé et acquis des connaissances en ce qui concerne le développement d'une conscience planétaire en étant éveillés à la diversité linguistique, culturelle et biologique. Ces connaissances pourront concourir à un changement des attitudes et des comportements civiques essentiels pour la promotion d'une humanité commune. En ce qui concerne l'enseignante l'analyse des données suggère que malgré la résistance initiale démontrée, vis–à-vis l’approche éveil aux langues et aux cultures, à la fin du programme d'intervention, l'enseignante reconnaît quelques avantages dans la mise en oeuvre du programme d'intervention éducative que nous avons mis en marche, particulièrement dans le développement de l'intercomprehension, du respect et de la valorisation de la diversité linguistique et culturelle. Il ressort , dans cette étude, l'importance de l’éveil aux langues et aux cultures à l’école primaire, dans différents espaces inter/transdisciplinaires concourant pour le développement de la compétence plurilingue et interculturelle et d'une conscience planétaire.El presente estudio resulta de un proyecto de investigación en gestión Curricular (1º ciclo del encino básico) que tuvo como objetivo principal comprender el lugar de la sensibilización , la diversidad lingüística y cultural (SDLC) en el entorno de una educación para la era Planetaria desde la perspectiva de gestión curricular flexible. Esta investigación se desarrollo en acuerdo con una perspectiva de naturaleza cualitativa, siendo el método adoptado el estudio de caso con características de investigación acción colaborativa. De forma al ser posible una visión holística del obyecto del estudio fue utilizado un conjunto diverso y complementario de procedimientos de investigación. Como instrumentos específicos utilizamos cuestionarios y entrevistas semi estructuradas en grupo a los alumnos, entrevistas semi estructuradas a la profesora titular de la clase, la observación directa y las fichas del registro. Los instrumentos fueron aplicados en momentos diferenciados, antes del inicio y en el final del programa de intervención, con vista a perceber de la presencia o no de indicios de mudanza en los acontecimientos y representaciones de los participantes. En lo que se refiere a las fuentes de información complementar recorremos al registro en video y al "research portofolio" del investigador. Para el tratamiento de los datos provenientes de les inter acciones verbales ocurridas en las sesiones de SDCL optamos por construir un sistema de categorías a partir del cuadro teórico que lidera al nuestro estudio en de su enfrentamiento con los datos recogidos; para los datos de orden no verbal optamos por la utilización de la escala de nivel de envolvimiento de Leuven. Los resultados del estudio sugieren que los alumnos se envolverán de forma positiva en todas las actividades realizadas teniendo desenvuelto y adquirido conocimientos en lo que concierne el desenvolvimiento de una conciencia planetaria quedándose despiertos para la diversidad lingüística, cultural, y biológica. Estés conocimientos podrán concursar para una mudanza de actitudes y comportamientos cívicos esenciales para la promocion de una humanidad común. En relación a la profesora, el analice de los datos recogidos nos lleva a constatar que a pesar de la resistencia inicial que demostró la abordaje del tema del SDLC, al final del programa de intervención, la profesora reconoce algunas ventajas en la implantación del programa de intervención educativa que se llevo a cabo, en particular en el desenvolvimiento de la Inter comprensión, del respecto y valorización por la diversidad lingüística y cultural. Se destaca del estudio, la importancia de una sensibilización a la diversidad lingüística y cultural al abordar en contexto educativo del 1 CEB, en diferentes espacios inter/transdisciplinario concurriendo para el desenvolvimiento de la competencia plurilingüe y intercultural y de una conciencia planetaria.Universidade de Aveiro2011-05-31T16:02:58Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3549porMarques, Cláudia Catarina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:09Zoai:ria.ua.pt:10773/3549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:43.915268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
title Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
spellingShingle Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
Marques, Cláudia Catarina Fernandes
Educação intercultural
Práticas educativas - Ensino básico 1º ciclo
Multilinguismo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
title_short Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
title_full Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
title_fullStr Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
title_full_unstemmed Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
title_sort Educação para a era planetária: diversidade linguística e cultural
author Marques, Cláudia Catarina Fernandes
author_facet Marques, Cláudia Catarina Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cláudia Catarina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Práticas educativas - Ensino básico 1º ciclo
Multilinguismo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
topic Educação intercultural
Práticas educativas - Ensino básico 1º ciclo
Multilinguismo
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
description O presente estudo resulta de um projecto de investigação em Gestão Curricular (1º Ciclo do Ensino Básico) que teve como principal objectivo compreender o lugar da Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) no âmbito de uma Educação para a Era Planetária numa perspectiva de gestão curricular flexível. Esta investigação desenvolveu-se de acordo com uma abordagem de natureza qualitativa, sendo o método adoptado o estudo de caso com características de investigação-acção colaborativa. De forma a ser possível uma visão holística do objecto de estudo foi utilizado um conjunto diverso e complementar de procedimentos investigativos. Como instrumentos específicos utilizámos questionários e entrevistas semiestruturadas em grupo aos alunos, entrevistas semiestruturadas à professora titular de turma, a observação directa e as fichas de registo. Os instrumentos foram aplicados em momentos diferenciados, antes do início e no final do programa de intervenção, com vista a percebermos a presença, ou não, de indícios de mudança nos conhecimentos e representações dos participantes. No que se refere às fontes de informação complementar recorremos a registos em vídeo e ao research portfolio do investigador. Para o tratamento de dados provenientes das interacções verbais ocorridas nas sessões de SDLC optámos por construir um sistema de categorias a partir do quadro teórico que norteia o nosso estudo e do seu confronto com os dados recolhidos; para os dados de ordem não-verbal optámos pela utilização da escala de Nível de Envolvimento de Leuven. Os resultados do estudo sugerem que os alunos se envolveram de forma positiva em todas as actividades realizadas, tendo desenvolvido e adquirido conhecimentos no que concerne ao desenvolvimento de uma consciência planetária ficando despertos para a diversidade linguística, cultural e biológica. Estes conhecimentos poderão concorrer para uma mudança de atitudes e comportamentos cívicos essenciais para a promoção de uma humanidade comum. Relativamente à professora, a análise dos dados recolhidos leva-nos a constatar que apesar da resistência inicial que demonstrou à abordagem da temática da SDLC, no final do programa de intervenção, a professora reconhece algumas vantagens na implementação do programa de intervenção educativa que levámos a cabo, particularmente no desenvolvimento da intercompreensão, do respeito e valorização pela diversidade linguística e cultural. Salienta-se, neste estudo, a importância de uma sensibilização à diversidade linguística e cultural a abordar em contexto educativo do 1º CEB, em diferentes espaços inter/transdisciplinares concorrendo para o desenvolvimento da competência plurilingue e intercultural e de uma consciência planetária.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-05-31T16:02:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3549
url http://hdl.handle.net/10773/3549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137465983827968