Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/103418 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_e68818a856e6f146a50666bafabc03fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/103418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22Report on the pedagogical internship developed at the integrated basic school W/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class of 8th F in the 2021/2022 school yearEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexão CríticaEstratégia de intervenção pedagógicaProcesso Ensino-AprendizagemPedagogical InternshipPhysical EducationCritical ReflectionPedagogical Intervention StrategiesTeaching-Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis report is assumed as a reflection on the process of Pedagogical Internship carried out at Escola Básica Integrada with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, in the 2021/2022 school year, with the 8th F class.The Pedagogical Internship is part of the curricular unit Internship Report, of the 2nd year of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.This document was based on the Pedagogical Internship Guide 2021-2022, in which the objectives regarding the four areas of intervention are explicit: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Projects and Partnerships Educational (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This must demonstrate skills of critical analysis, in-depth reflection and scientific investigation, based on our experience in the Pedagogical Internship. Each of these areas will be the subject of an in-depth critical reflection with regard to the main difficulties felt and pedagogical intervention strategies for a better teaching-learning process.Finally, a balance is made on the contribution that the internship process can have in the training of future Physical Education teachers. It should be noted that the Pedagogical Internship is an essential training stage in the development of any teacher, since the trainee student is allowed to perform all tasks not only as a teacher in the area, but also to monitor the functions of any teacher in the school.O presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2021/2022, com a turma do 8ºF.O EP surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este documento teve como referência o Guia de EP 2021-2022, no qual estão explícitos os objetivos relativamente às quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Este deve demonstrar competências de análise crítica fundamentada, de reflexão aprofundada e de investigação científica, a partir da nossa experiência no EP. Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão crítica aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias de intervenção pedagógica para um melhor processo de ensino-aprendizagem. Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física (EF). É de salientar que o EP, é uma etapa de formação imprescindível no desenvolvimento de qualquer professor, uma vez que é permitido ao aluno estagiário realizar todas as tarefas não só como professor da área, mas também um acompanhamento de funções a qualquer professor da escola.2022-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103418http://hdl.handle.net/10316/103418TID:203095871porMartins, Raquel Afonso da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-11T21:41:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:15.530595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 Report on the pedagogical internship developed at the integrated basic school W/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class of 8th F in the 2021/2022 school year |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 Martins, Raquel Afonso da Silva Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Crítica Estratégia de intervenção pedagógica Processo Ensino-Aprendizagem Pedagogical Internship Physical Education Critical Reflection Pedagogical Intervention Strategies Teaching-Learning Process |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22 |
author |
Martins, Raquel Afonso da Silva |
author_facet |
Martins, Raquel Afonso da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Raquel Afonso da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Crítica Estratégia de intervenção pedagógica Processo Ensino-Aprendizagem Pedagogical Internship Physical Education Critical Reflection Pedagogical Intervention Strategies Teaching-Learning Process |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Reflexão Crítica Estratégia de intervenção pedagógica Processo Ensino-Aprendizagem Pedagogical Internship Physical Education Critical Reflection Pedagogical Intervention Strategies Teaching-Learning Process |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/103418 http://hdl.handle.net/10316/103418 TID:203095871 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/103418 |
identifier_str_mv |
TID:203095871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134095780872192 |