Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venda, Beatriz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1912
Resumo: O estágio, enquanto componente de formação em contexto de trabalho, permite, durante a sua duração, colocar na prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Partindo desta perspectiva, a minha preocupação foi adequar o que aprendi ao contexto de estágio. Assim, participei, de forma ativa e empenhada, em todas as atividades propostas pela Educadora, sempre que fui solicitada; observei os comportamentos que se repetiam diariamente (rotinas) por todos os membros da comunidade escolar, cooperando de forma eficaz na sua execução; pautei sempre a minha conduta pelo respeito e ética. Foi muito importante efectuar um levantamento, à priori, sobre as caraterísticas do trabalho efetuado e a faixa etária das crianças com que iria interagir, para perspetivar actividades coesas e convidativas para o período de estágio. Assim, e tendo em vista a prossecução dos objetivos definidos, de forma a concetualizar a interação entre a componente teórica do curso e o estágio, elaborei um mini projecto que desenvolvi com 17 crianças de 3/4 anos. Durante a realização do estágio fui fazendo registos e as reflexões das atividades desenvolvidas que serviram de suporte a este relatório final.
id RCAP_e6909df21023b586694e0574897aee3d
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/1912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)Educação Pré-EscolarExpressão dramáticaExpressão plásticaJogosO estágio, enquanto componente de formação em contexto de trabalho, permite, durante a sua duração, colocar na prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Partindo desta perspectiva, a minha preocupação foi adequar o que aprendi ao contexto de estágio. Assim, participei, de forma ativa e empenhada, em todas as atividades propostas pela Educadora, sempre que fui solicitada; observei os comportamentos que se repetiam diariamente (rotinas) por todos os membros da comunidade escolar, cooperando de forma eficaz na sua execução; pautei sempre a minha conduta pelo respeito e ética. Foi muito importante efectuar um levantamento, à priori, sobre as caraterísticas do trabalho efetuado e a faixa etária das crianças com que iria interagir, para perspetivar actividades coesas e convidativas para o período de estágio. Assim, e tendo em vista a prossecução dos objetivos definidos, de forma a concetualizar a interação entre a componente teórica do curso e o estágio, elaborei um mini projecto que desenvolvi com 17 crianças de 3/4 anos. Durante a realização do estágio fui fazendo registos e as reflexões das atividades desenvolvidas que serviram de suporte a este relatório final.Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto2015-04-24T12:01:16Z2015-04-242013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://hdl.handle.net/10314/1912http://hdl.handle.net/10314/1912porVenda, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:38Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:43.840990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
title Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
spellingShingle Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
Venda, Beatriz
Educação Pré-Escolar
Expressão dramática
Expressão plástica
Jogos
title_short Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
title_full Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
title_fullStr Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
title_sort Relatório de Estágio Curricular – Jardim de Infância “O Ninho” (Alcobaça)
author Venda, Beatriz
author_facet Venda, Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venda, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Expressão dramática
Expressão plástica
Jogos
topic Educação Pré-Escolar
Expressão dramática
Expressão plástica
Jogos
description O estágio, enquanto componente de formação em contexto de trabalho, permite, durante a sua duração, colocar na prática alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Partindo desta perspectiva, a minha preocupação foi adequar o que aprendi ao contexto de estágio. Assim, participei, de forma ativa e empenhada, em todas as atividades propostas pela Educadora, sempre que fui solicitada; observei os comportamentos que se repetiam diariamente (rotinas) por todos os membros da comunidade escolar, cooperando de forma eficaz na sua execução; pautei sempre a minha conduta pelo respeito e ética. Foi muito importante efectuar um levantamento, à priori, sobre as caraterísticas do trabalho efetuado e a faixa etária das crianças com que iria interagir, para perspetivar actividades coesas e convidativas para o período de estágio. Assim, e tendo em vista a prossecução dos objetivos definidos, de forma a concetualizar a interação entre a componente teórica do curso e o estágio, elaborei um mini projecto que desenvolvi com 17 crianças de 3/4 anos. Durante a realização do estágio fui fazendo registos e as reflexões das atividades desenvolvidas que serviram de suporte a este relatório final.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01T00:00:00Z
2015-04-24T12:01:16Z
2015-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/1912
http://hdl.handle.net/10314/1912
url http://hdl.handle.net/10314/1912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136907985158144