O Contributo das redes sociais para a experiência em turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dina Filipa Salvador
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3170
Resumo: Esta investigação analisa as redes sociais num contexto de turismo e pretende entender qual o contributo que as redes sociais têm nesse setor, mais concretamente entender quais os valores experienciais que os turistas mais retiram da sua experiência on-line. Pretende também, ser uma mais-valia para as empresas que através desta, compreendem quais os valores (funcionais, sociais e psicológicos ou hedónicos) que mais influenciam a satisfação dos utilizadores. Para que estas e mais respostas sejam dadas foi realizado um inquérito por questionário online, a 157 utilizadores portugueses das redes sociais, sendo possível através deste, identificar quais os valores mais relevantes na experiencia de turismo on-line. Conclui-se que o valor funcional: optimização da informação e o valor psicológico ou hedónico são os que mais contribuem para a satisfação dos utilizadores das redes sociais. Foram ainda encontrados grupos de utilizadores presentes nas redes sociais relacionadas com o turismo, com base no valor experiencial que retiram das redes sociais ligadas ao turismo. Dado que muitas das experiências dos turistas começam com a troca de experiências na internet e redes sociais online, esta investigação é um contributo relevante para compreender a interligação, entre redes sociais e o marketing experiencial tão presente no turismo, através dos vários produtos/serviços que são oferecidos aos clientes, com base na sua interação e partilha de experiências.
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