Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6525 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e organiza-se em três partes. Na primeira parte do relatório apresentam-se dois tópicos, um sobre a caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se realizou a Prática Pedagógica em Creche, e o outro sobre a reflexão acerca da experiência em contexto de Creche. A segunda parte, também, se encontra dividida em dois tópicos, um destinado à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde foi realizada a Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, e o outro destinado à reflexão sobre as vivências mais significativas neste contexto. Por fim, a terceira parte organiza-se em quatro principais tópicos. O primeiro relativo à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se concretizou a Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. O segundo diz respeito à reflexão sobre as experiências mais importantes em Jardim de Infância II. O terceiro tópico apresenta o projeto “O Caracol da Nossa Escola” desenvolvido de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto, realizado com o grupo de crianças neste contexto. No quarto tópico apresenta-se o estudo investigativo no âmbito da dança criativa, em que se procurou compreender como é que as crianças utilizam a dança criativa para se expressar e comunicar, tendo sido privilegiado o paradigma qualitativo, resultando em quatro estudos de caso. Assim, os resultados indicam que as crianças mais novas ou com menos capacidades de criar movimentos tendem a reproduzir os movimentos das crianças mais velhas ou das crianças mais criativas ou das crianças com quem têm maior afinidade. Do mesmo modo, conclui-se que estas utilizam a dança criativa de forma espontânea e natural para se expressar e comunicar. |
id |
RCAP_e69868dc8930edda6f96dad9c5a481b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaA Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de InfânciaEducação Pré-EscolarComunicaçãoDançaDança criativaMovimentoExpressãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e organiza-se em três partes. Na primeira parte do relatório apresentam-se dois tópicos, um sobre a caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se realizou a Prática Pedagógica em Creche, e o outro sobre a reflexão acerca da experiência em contexto de Creche. A segunda parte, também, se encontra dividida em dois tópicos, um destinado à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde foi realizada a Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, e o outro destinado à reflexão sobre as vivências mais significativas neste contexto. Por fim, a terceira parte organiza-se em quatro principais tópicos. O primeiro relativo à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se concretizou a Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. O segundo diz respeito à reflexão sobre as experiências mais importantes em Jardim de Infância II. O terceiro tópico apresenta o projeto “O Caracol da Nossa Escola” desenvolvido de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto, realizado com o grupo de crianças neste contexto. No quarto tópico apresenta-se o estudo investigativo no âmbito da dança criativa, em que se procurou compreender como é que as crianças utilizam a dança criativa para se expressar e comunicar, tendo sido privilegiado o paradigma qualitativo, resultando em quatro estudos de caso. Assim, os resultados indicam que as crianças mais novas ou com menos capacidades de criar movimentos tendem a reproduzir os movimentos das crianças mais velhas ou das crianças mais criativas ou das crianças com quem têm maior afinidade. Do mesmo modo, conclui-se que estas utilizam a dança criativa de forma espontânea e natural para se expressar e comunicar.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineBernardes, Joana Catarina Caçador2022-01-25T15:26:33Z2021-10-122021-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6525TID:202897834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:42.610632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância A Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de Infância |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância Bernardes, Joana Catarina Caçador Educação Pré-Escolar Comunicação Dança Dança criativa Movimento Expressão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
author |
Bernardes, Joana Catarina Caçador |
author_facet |
Bernardes, Joana Catarina Caçador |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Joana Catarina Caçador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Comunicação Dança Dança criativa Movimento Expressão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Comunicação Dança Dança criativa Movimento Expressão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e organiza-se em três partes. Na primeira parte do relatório apresentam-se dois tópicos, um sobre a caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se realizou a Prática Pedagógica em Creche, e o outro sobre a reflexão acerca da experiência em contexto de Creche. A segunda parte, também, se encontra dividida em dois tópicos, um destinado à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde foi realizada a Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, e o outro destinado à reflexão sobre as vivências mais significativas neste contexto. Por fim, a terceira parte organiza-se em quatro principais tópicos. O primeiro relativo à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se concretizou a Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. O segundo diz respeito à reflexão sobre as experiências mais importantes em Jardim de Infância II. O terceiro tópico apresenta o projeto “O Caracol da Nossa Escola” desenvolvido de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto, realizado com o grupo de crianças neste contexto. No quarto tópico apresenta-se o estudo investigativo no âmbito da dança criativa, em que se procurou compreender como é que as crianças utilizam a dança criativa para se expressar e comunicar, tendo sido privilegiado o paradigma qualitativo, resultando em quatro estudos de caso. Assim, os resultados indicam que as crianças mais novas ou com menos capacidades de criar movimentos tendem a reproduzir os movimentos das crianças mais velhas ou das crianças mais criativas ou das crianças com quem têm maior afinidade. Do mesmo modo, conclui-se que estas utilizam a dança criativa de forma espontânea e natural para se expressar e comunicar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-12 2021-10-12T00:00:00Z 2022-01-25T15:26:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6525 TID:202897834 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6525 |
identifier_str_mv |
TID:202897834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136989263429632 |