Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintino, Vanessa Raquel dos Santos Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6848
Resumo: O documento aqui apresentado tem como objetivo projetar todas as minhas experiências e vivências enquanto professora estagiária durante o ano letivo 2013/2014, destinado ao Estágio Pedagógico, que está inserido no 2º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( UTAD). O Estágio Pedagógico é considerado como o fim de uma etapa e como uma preparação para o início de outra, tendo como intuito de servir como alicerce de toda uma formação relativamente constante, contínua e reflexiva na vida do professor. É através deste relatório que transmito todo o conjunto de experiências que me acompanharam ao longo deste ano letivo como professora estagiária de EF. Aqui declaro as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações mas também as estratégias, recursos e soluções utilizadas durante todo este processo de aprendizagem que foi a minha intervenção no estágio. Este relatório tem quatro áreas de intervenção: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem que é o estágio, a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano, a caracterização da turma do 12ºB e, por último, as atividades desenvolvidas e nas quais o núcleo de estágio participou no meio escolar. Para complementar e consolidar o desenvolvimento do processo académico, este relatório comtempla ainda um estudo sobre a melhoria da literacia motora dos alunos secundários utilizando apenas 10 minutos por aula. Participaram neste estudo n= 24 alunos da turma 10ºC, dos quais 8 eram alunos do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Como instrumento de avaliação da literacia motora utilizou-se o PLAYBasic e para análise do dados, optou-se pela discrição estatística ANOVA. As conclusões identificadas no estudo foram: 1) 10 minutos por aula são suficientes para que a literacia motora seja, efetivamente melhorada nos alunos do Ensino Secundário; 2) é necessário ter em atenção todos os domínios da literacia motora para que o desenvolvimento da mesma nos alunos seja igual em todos os parâmetros.
id RCAP_e6bdcb1d03c022753e98f9b8a32d21c8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aulaEducação físicaEstágios pedagógicosEnsino secundárioPedagogiaLiteracia motoraO documento aqui apresentado tem como objetivo projetar todas as minhas experiências e vivências enquanto professora estagiária durante o ano letivo 2013/2014, destinado ao Estágio Pedagógico, que está inserido no 2º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( UTAD). O Estágio Pedagógico é considerado como o fim de uma etapa e como uma preparação para o início de outra, tendo como intuito de servir como alicerce de toda uma formação relativamente constante, contínua e reflexiva na vida do professor. É através deste relatório que transmito todo o conjunto de experiências que me acompanharam ao longo deste ano letivo como professora estagiária de EF. Aqui declaro as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações mas também as estratégias, recursos e soluções utilizadas durante todo este processo de aprendizagem que foi a minha intervenção no estágio. Este relatório tem quatro áreas de intervenção: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem que é o estágio, a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano, a caracterização da turma do 12ºB e, por último, as atividades desenvolvidas e nas quais o núcleo de estágio participou no meio escolar. Para complementar e consolidar o desenvolvimento do processo académico, este relatório comtempla ainda um estudo sobre a melhoria da literacia motora dos alunos secundários utilizando apenas 10 minutos por aula. Participaram neste estudo n= 24 alunos da turma 10ºC, dos quais 8 eram alunos do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Como instrumento de avaliação da literacia motora utilizou-se o PLAYBasic e para análise do dados, optou-se pela discrição estatística ANOVA. As conclusões identificadas no estudo foram: 1) 10 minutos por aula são suficientes para que a literacia motora seja, efetivamente melhorada nos alunos do Ensino Secundário; 2) é necessário ter em atenção todos os domínios da literacia motora para que o desenvolvimento da mesma nos alunos seja igual em todos os parâmetros.The document presented has as its goal to show all my experiences and livings as a trainee teacher during the school year of 2013/2014, destined to Traineeship that is part of the 2nd cycle of studies in Teaching Physical Education in pre-secondary and secondary schools in University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The traineeship is considered as the end of one stage and as the preparation for the beginning of another, having as intention to serve as foundation for a constant, continuous and reflexive formation throughout the life of a teacher. Through this report I transmit a whole set of experiences that I went through during this year as a physical education trainee teacher. Here I write about my difficulties, doubts, distresses and worries but also the strategies, resources and solutions that I used during all this process of learning that was my traineeship intervention. This report is divided in four areas of intervention: the trainee teacher’ works in the process of teaching and learning that is the traineeship, the reflection of the supervised teaching practice that took place during the whole year, the characterization of the class of 12ºB and, for last, the activities developed and which the Traineeship Group participated in the school environment. To complement and consolidate the development of the academic process, this report includes a study about the improvement of physical literacy of secondary pupils using 10 minutes per class. As part of the study, 24 students (n=24) of the 10ºC, which 8 were boys and 16 were girls. As a physical literacy evaluation instrument the PLAYBasic was used and for the data analysis, the statistic description ANOVA. The conclusions of the study were: 1) 10 minutes per class are enough to improve physical literacy in Secondary School; 2) it’s important to pay attention to all the physical literacy domains so that the development of it is equally.2016-11-17T11:27:32Z2016-11-17T00:00:00Z2016-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6848porQuintino, Vanessa Raquel dos Santos Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:41.920120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
title Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
spellingShingle Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
Quintino, Vanessa Raquel dos Santos Teixeira
Educação física
Estágios pedagógicos
Ensino secundário
Pedagogia
Literacia motora
title_short Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
title_full Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
title_fullStr Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
title_full_unstemmed Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
title_sort Melhoria da literacia motora em alunos do Ensino Secundário: utilização de exercícios de 10 minutos por aula
author Quintino, Vanessa Raquel dos Santos Teixeira
author_facet Quintino, Vanessa Raquel dos Santos Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintino, Vanessa Raquel dos Santos Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágios pedagógicos
Ensino secundário
Pedagogia
Literacia motora
topic Educação física
Estágios pedagógicos
Ensino secundário
Pedagogia
Literacia motora
description O documento aqui apresentado tem como objetivo projetar todas as minhas experiências e vivências enquanto professora estagiária durante o ano letivo 2013/2014, destinado ao Estágio Pedagógico, que está inserido no 2º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ( UTAD). O Estágio Pedagógico é considerado como o fim de uma etapa e como uma preparação para o início de outra, tendo como intuito de servir como alicerce de toda uma formação relativamente constante, contínua e reflexiva na vida do professor. É através deste relatório que transmito todo o conjunto de experiências que me acompanharam ao longo deste ano letivo como professora estagiária de EF. Aqui declaro as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações mas também as estratégias, recursos e soluções utilizadas durante todo este processo de aprendizagem que foi a minha intervenção no estágio. Este relatório tem quatro áreas de intervenção: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem que é o estágio, a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano, a caracterização da turma do 12ºB e, por último, as atividades desenvolvidas e nas quais o núcleo de estágio participou no meio escolar. Para complementar e consolidar o desenvolvimento do processo académico, este relatório comtempla ainda um estudo sobre a melhoria da literacia motora dos alunos secundários utilizando apenas 10 minutos por aula. Participaram neste estudo n= 24 alunos da turma 10ºC, dos quais 8 eram alunos do sexo masculino e 16 do sexo feminino. Como instrumento de avaliação da literacia motora utilizou-se o PLAYBasic e para análise do dados, optou-se pela discrição estatística ANOVA. As conclusões identificadas no estudo foram: 1) 10 minutos por aula são suficientes para que a literacia motora seja, efetivamente melhorada nos alunos do Ensino Secundário; 2) é necessário ter em atenção todos os domínios da literacia motora para que o desenvolvimento da mesma nos alunos seja igual em todos os parâmetros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T11:27:32Z
2016-11-17T00:00:00Z
2016-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6848
url http://hdl.handle.net/10348/6848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137133453115392