Escola reflexiva e desenvolvimento profissional dos professores : a concepção do projecto educativo como estratégia de desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1314 |
Resumo: | A reflexão que pretendemos desenvolver ao longo deste trabalho tem como cerne o desenvolvimento profissional dos professores e os processos de colaboração que são, ou que se pretende que sejam, desenvolvidos em educação. Partimos, nesse sentido, de alguns pressupostos: passar a pensar em termos de «mudar as escolas» e não de «mudar o sistema escolar»; pôr de lado uma concepção individual e técnica do processo de mudança; abandonar a ideia de que mudanças parcelares e sucessivas teriam um efeito cumulativo e, questionar a ideia de mais formação/maior desenvolvimento, numa lógica adaptativa «a posteriori», como um instrumento decisivo para a concretização da mudança. Procurámos, dentro desta lógica, perceber de que modo processos de reflexão conjunta e colaboração na concepção do Projecto Educativo da escola, potenciadores de um maior envolvimento no delinear das políticas educativas de uma escola, podem ser promotores do desenvolvimento profissional dos professores neles envolvidos, tentando contrariar individualismos que persistem na cultura dos professores. Conscientes de que o desenvolvimento de competências reflexivas associadas ao desenvolvimento profissional não é um processo simples, nem se desenvolve automaticamente propusemo-nos promovê-lo através um processo de acompanhamento que pressupõe a presença, pelo menos no início, de um supervisor que será fundamental no aperfeiçoamento desse processo reflexivo. ABSTRACT: The reflection we intend to develop in this paper is focused in the professional development of teachers and the collaborative processes that are, or that are intended to be developed in the teaching area. Within this scope, we have adopted several assumptions: to start thinking in terms of “changing the schools” and not of “changing the school system”; to put aside an individual and technical conception of the changing process; to abandon the idea that partial and successive changes will have a cumulative effect, and to question the idea that more training / bigger development, in an «a posteriori» adaptative logic, is a decisive tool in consolidating the changes. Within this logic, we sought to understand in what way the conjoint reflection processes and the participation in the conception of a school’s Educational Project, representing a potential for a bigger involvement in the creation of a school’s education policies, can promote the professional development of the teachers participating in these processes, avoiding therefore individualistic behaviours that persist in teachers’ culture. Being aware that the development of reflective competencies associated to professional development is not a straightforward process, nor does it develop in an automatic way, we have committed ourselves to promote this development through a follow-up process that presupposes the presence, at least in an initial phase, of a supervisor that will be fundamental in the improvement of this reflective process. |
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