Os papéis de género no 1º Ciclo do Ensino Básico : promover a igualdade de oportunidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1249 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
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Os papéis de género no 1º Ciclo do Ensino Básico : promover a igualdade de oportunidadesEducaçãoEnsino Básico (1º ciclo)Escola Básica e Secundária Tomás de BorbaIgualdade de GéneroPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).No presente Relatório de Estágio destaca-se a intervenção educativa realizada no âmbito da disciplina de Prática Educativa Supervisionada II, do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A opção temática incidiu sobre a problemática “género” por considerarmos que a nossa sociedade, apesar de ter vindo a sofrer mudanças significativas, evidencia ainda diferenças nas práticas educativas das crianças, relacionadas com os papéis de género, o que se traduz, inevitavelmente, em desigualdades de género. O público-alvo seleccionado centrou-se numa turma do 3º ano E da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, de Angra do Heroísmo. O processo de tipificação sexual, num dos papéis, inicia-se no seio da família mesmo antes da criança nascer, quando o(a)s pais/mães têm conhecimento do sexo do(a)s filho(a)s. Mas, para além da família, é também na escola que as crianças vão ser educadas para viver em sociedade. Portanto, considerámos fundamental, trabalhar com o(a)s aluno(a)s no sentido de reflectirem sobre os papéis masculinos e femininos, de forma a compreenderem que o sexo não restringe as nossas opções vivenciais. Com o intuito de promover, no(a)s aluno(a)s, a igualdade de género e a mudança das representações, atitudes e comportamentos que de alguma forma se revelem estereotipados em função do género, desenvolvemos esta pesquisa e intervenção educativa em três etapas distintas. Na primeira analisámos as representações e concepções dos participantes acerca do género: do(a)s aluno(a)s, dos encarregados de educação e da docente titular de turma, procedendo a uma avaliação diagnóstica. Tendo como ponto de partida os dados recolhidos aquando da primeira etapa, iniciámos a segunda com a realização de actividades práticas, com o objectivo de reduzir e/ou extinguir os estereótipos de género associados às brincadeiras, tarefas domésticas e profissões que ainda persistem. Por fim, na terceira etapa procedemos à avaliação da intervenção educativa e do seu impacto no(a)s aluno(a)s. Destacamos, como resultados da intervenção educativa apresentada no presente Relatório de Estágio uma mudança positiva nas concepções evidenciadas pela maioria do(a)s aluno(a)s, demonstrada pela diminuição dos estereótipos de género associados às brincadeiras, tarefas domésticas e profissões, bem como, a consciencialização da comunidade educativa para a importância da exploração das questões inerentes ao género.ABSTRACT: In this report we highlight the Training education intervention conducted within the subject of 'Educational Practice Supervised II' included in the master's degree in Preschool Education and Teaching of Elementary Education. The option theme focused on the problem "gender" because we believe that our society, despite having been undergoing significant changes, also shows differences in educational practices for children, related to gender roles, which leads, inevitably, in gender inequalities. The target audience focused on a selected group of 3rd year, class 'E' of the Elementary and Secondary School Tomás Borba in Angra do Heroísmo. Within the process of sexual classification, one of the roles begins in the family even before the child is born, when parents are aware of their children sex. But beyond the family, is also in school that children will be educated to live in society. Therefore, we considered essential, working with the pupils in order to reflect on the male and female roles to understand that sex does not restrict our options. In order to promote gender equality and the change of representations between pupils, attitudes and behaviours that somehow prove to be stereotyped by gender, we had developed our research and educational intervention in three distinct stages. At first we examined the representations and views of participants about gender: from pupils, parents and the class main teacher by making a diagnosis. Taking as its starting point the data collected during the first stage, we started the second with the realization of practical activities in order to reduce or extinguish the stereotypes associated with games, chores and occupations that still persist. Finally, in the third stage we evaluate the educational intervention and its impact within pupils. We stress, as results of the educational intervention presented in this Report Training, a positive change in the concepts highlighted by the majority of the pupils, show by the reduction of gender stereotypes associated with games, chores and occupations, and the educational community awareness of the importance of exploring the issues about gender.Leitão, Maria Letícia HenriquesRepositório da Universidade dos AçoresSerpa, Sandra Silva Dimas2011-11-04T13:11:02Z2011-07-112011-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:07.452693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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