A gestão de processos do departamento comercial da empresa Mesa Ceramics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Sofia Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32061
Resumo: Nos dias de hoje, derivada das mudanças cada vez mais rápidas nos mercados globais, a gestão do conhecimento assume cada vez mais uma importância estratégica nas organizações. É necessário compreender de que forma as empresas conseguem gerir o conhecimento internamente. Para tal é necessário conhecer as principais fases da gestão de conhecimento e apontar metodologias, ferramentas e boas práticas neste âmbito. É neste seguimento que surge a modelação de processos como uma metodologia de suporte à gestão do conhecimento organizacional. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão de conhecimento da empresa Mesa Ceramics, através da implementação da modelação dos processos no seu Departamento Comercial, dado o seu emergente crescimento no mercado e constante aposta na inovação. Para tal, foi seguida uma metodologia de investigação-ação com o desenvolvimento de um caso de estudo. As etapas iniciais foram o enquadramento teórico, a aculturação e participação ativa nas atividades do Departamento Comercial. Esta participação foi proporcionada por um programa de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Gestão. Posteriormente foi realizado um diagnóstico ao estado atual da empresa, em particular ao departamento comercial. De seguida, através do Ciclo de Vida Business Process Management (BPM), utilizando a notação Business Process Model Notation (BPMN), foi apresentada uma proposta de modelação dos principais processos na área comercial. Com o presente projeto, espera-se que a organização consiga melhorar a interpretação e compreensão dos processos do seu departamento comercial, permitindo a redução de ambiguidades e erros aquando da sua execução, bem como a rápida e eficaz integração dos colaboradores nas tarefas correspondentes. Foi possível ainda fornecer um conjunto de sugestão de melhorias ao nível da análise dos processos, permitindo, de uma forma global, contribuir para a gestão e manutenção do conhecimento na Mesa Ceramics.
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