Oficina de Panificação: educação para ética e cidadania em uma perspectiva de educação não-formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paulo Cesar Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6929
Resumo: Em meio às diversas transformações que a sociedade moderna tem passado, a educação e os sujeitos envolvidos no processo educacional, estão sendo chamados a enfrentar os desafios gerados a partir da globalização, das crises econômicas, dos avanços tecnológicos e do crescimento da pobreza. Nos últimos anos, temos observado o nascimento de diversos pensamentos, propostas, projetos e iniciativas que se alicerçam na necessidade de revisão de antigas concepções educacionais. A pedagogia proposta por Paulo Freire tão difundida na América Latina; as Conferências Internacionais de Educação de Adultos promovidas pela UNESCO; a concepção de “Aprendizagem ao longo da vida”; a valorização de novas modalidades de ensino como a educação não-formal e os quatro pilares norteadores da educação no século XXI propostos pelo Relatório elaborado por Jacques Delors (Aprender a ser, Aprender a fazer, Aprender a conhecer, Aprender a viver juntos), de forma geral, sintetizam as diversas iniciativas a nível mundial de promoção da educação tendo em vistas os desafios atuais. Neste trabalho, pesquisamos a Oficina de Panificação promovida pela ONG Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem. A Oficina de Panificação é uma proposta educacional que pretende articular formação ética, cidadã e profissional por meio da educação não-formal, com o intuito de complementar a educação formal e promover a inclusão de jovens em situação de risco social. Elegemos como método de pesquisa a ser adotado no percurso de elaboração deste trabalho, a abordagem qualitativa. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevistas abertas e a observação periférica. O objetivo da pesquisa foi analisar as características e os possíveis contributos deste tipo de educação de cunho social e não-formal. Por fim, concluímos que na prática sócio-educativa da Oficina de Panificação da Casa de Apoio de Contagem, encontramos elementos significativos como: a promoção da cidadania, da ética e de ações empreendedoras que nos autoriza considera-la uma alternativa educativa diferenciada, atual e viável ao contexto na qual esta inserida.
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A pedagogia proposta por Paulo Freire tão difundida na América Latina; as Conferências Internacionais de Educação de Adultos promovidas pela UNESCO; a concepção de “Aprendizagem ao longo da vida”; a valorização de novas modalidades de ensino como a educação não-formal e os quatro pilares norteadores da educação no século XXI propostos pelo Relatório elaborado por Jacques Delors (Aprender a ser, Aprender a fazer, Aprender a conhecer, Aprender a viver juntos), de forma geral, sintetizam as diversas iniciativas a nível mundial de promoção da educação tendo em vistas os desafios atuais. Neste trabalho, pesquisamos a Oficina de Panificação promovida pela ONG Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem. A Oficina de Panificação é uma proposta educacional que pretende articular formação ética, cidadã e profissional por meio da educação não-formal, com o intuito de complementar a educação formal e promover a inclusão de jovens em situação de risco social. Elegemos como método de pesquisa a ser adotado no percurso de elaboração deste trabalho, a abordagem qualitativa. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevistas abertas e a observação periférica. O objetivo da pesquisa foi analisar as características e os possíveis contributos deste tipo de educação de cunho social e não-formal. Por fim, concluímos que na prática sócio-educativa da Oficina de Panificação da Casa de Apoio de Contagem, encontramos elementos significativos como: a promoção da cidadania, da ética e de ações empreendedoras que nos autoriza considera-la uma alternativa educativa diferenciada, atual e viável ao contexto na qual esta inserida.Amid the various transformations that modern society has undergone, the education and the people involved in the educational process are being called to face the challenges arising from the globalization, the economic crises, and the technological advances, and from the growth of poverty. In recent years we have seen the birth of many thoughts, proposals, projects and initiatives that are rooted in the need for revision of old educational concepts. The pedagogy proposed by Paulo Freire that is so widespread in Latin America; the International Conferences of Adult Education organized by UNESCO; the concept of "learning throughout life"; the valorization of new teaching methodologies such as the non-formal education and the four guiding pillars of education in the XXI century proposed by the report prepared by Jacques Delors (Learning to be, Learning to do, Learning to know, learning to live together), overall synthesize the various global initiatives to promote education considering the current challenges. In this work we investigate the Bakery Workshop, promoted by the NGO "Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem" (Support Center for poor Children in Contagem) The Bakery Workshop is an educational proposal that aims to articulate ethical, civic and professional formation through non-formal education, with the intention of supplementing formal education and promoting the inclusion of young people at social risk. We chose as the research method to be adopted in the development of this work the qualitative approach. The main instruments for data collection were open interviews and peripheral observation. The objective of the research was to analyze the characteristics and possible contributions of this type of non-formal social education. Finally, we conclude that in the socio-educational practice "Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem" (Support Center for poor Children in Contagem) we found significant factors such as the promotion of citizenship, ethics and entrepreneurial actions that allow us to consider it as a different educational alternative, current and viable to the context in which it operates.Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLopes, Paulo Cesar Silva2018-09-19T12:18:34Z2016-07-26T00:00:00Z2016-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6929202446360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:49.778827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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