Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ricardo Jorge Gouveia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7793
Resumo: Numa perspectiva prática, o projeto centra-se na aprendizagem de um software de sequenciação musical em computador, assim como na gravação áudio, edição e composição através do mesmo. Os alunos aprendem três musicas de Natal, gravam-nas, editam-nas e compõem um Medley com as mesmas. O projeto tem o objetivo de potenciar a motivação e aprendizagens musicais dos alunos, em contexto de sala de aula. ! Collins (1996) sugere um quadro para a aplicação de novas tecnologias. Este serve de guia para a metodologia de aprendizagem do software. Após esta etapa os alunos começam a compor através dessa nova ferramenta, para tal baseio-me em Savage (2005), emprego os diversos significados musicais de Green (2000) para comprovar a motivação dos alunos e relaciono os mesmos com a Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman para analisar que aprendizagens musicais foram desenvolvidas, findando este com uma avaliação das músicas compostas pelos alunos. ! Posto isto, o projeto foi realizado na Escola Básica e de Pré Escolar da Serra de Água, os intervenientes foram treze alunos do quarto ano. Em termos de infraestruturas foram utilizadas duas salas: A primeira foi a sala de aula, onde estes aprenderam e gravaram as músicas de Natal. A segunda foi a sala de informática, onde aprenderam a manusear o software e compuseram com o mesmo. Assim sendo, cada sessão teve a duração de duas horas e meia, normalmente dividida entre ambas salas. O projeto começou a ser implementado a 16 de outubro e foi concluído a 13 de dezembro. ! Paralelamente foi feito um trabalho de investigação com o objectivo de analisar os níveis de aprendizagem e motivação. Para tal foi utilizado o referencial teórico de Swanwick e Tillman para a caracterização e avaliação das composições feitas pelos alunos. Os resultados desta investigação reforçam a importância desta ideia, quer na motivação ou na qualidade musical desenvolvida pelos alunos.
id RCAP_e790125a1e45e3ccb4a3121ddabe413c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sequenciação musical em computador no contexto do 1º cicloSequenciação musical por computadorComposição musicalMotivações e aprendizagens musicaisNovas tecnologiasRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioAbleton liveDAWS'sMusic sequencing on a computerMusical compositionMotivations and musical learningAbleton liveNew technologiesNuma perspectiva prática, o projeto centra-se na aprendizagem de um software de sequenciação musical em computador, assim como na gravação áudio, edição e composição através do mesmo. Os alunos aprendem três musicas de Natal, gravam-nas, editam-nas e compõem um Medley com as mesmas. O projeto tem o objetivo de potenciar a motivação e aprendizagens musicais dos alunos, em contexto de sala de aula. ! Collins (1996) sugere um quadro para a aplicação de novas tecnologias. Este serve de guia para a metodologia de aprendizagem do software. Após esta etapa os alunos começam a compor através dessa nova ferramenta, para tal baseio-me em Savage (2005), emprego os diversos significados musicais de Green (2000) para comprovar a motivação dos alunos e relaciono os mesmos com a Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman para analisar que aprendizagens musicais foram desenvolvidas, findando este com uma avaliação das músicas compostas pelos alunos. ! Posto isto, o projeto foi realizado na Escola Básica e de Pré Escolar da Serra de Água, os intervenientes foram treze alunos do quarto ano. Em termos de infraestruturas foram utilizadas duas salas: A primeira foi a sala de aula, onde estes aprenderam e gravaram as músicas de Natal. A segunda foi a sala de informática, onde aprenderam a manusear o software e compuseram com o mesmo. Assim sendo, cada sessão teve a duração de duas horas e meia, normalmente dividida entre ambas salas. O projeto começou a ser implementado a 16 de outubro e foi concluído a 13 de dezembro. ! Paralelamente foi feito um trabalho de investigação com o objectivo de analisar os níveis de aprendizagem e motivação. Para tal foi utilizado o referencial teórico de Swanwick e Tillman para a caracterização e avaliação das composições feitas pelos alunos. Os resultados desta investigação reforçam a importância desta ideia, quer na motivação ou na qualidade musical desenvolvida pelos alunos.This project focuses on learning a piece of musical sequencing software as well as audio recording, editing and composition through it. Students learn three Christmas songs, record them, edit them and compose a Medley based on them. The project aims to enhance the motivation and music learning context of the classroom. ! Collins (1996) suggests a framework for the application of technologies, it serves as a guide for a software learning methodology. Afterwards, students begin to compose through this new tool, for that I have drawn from Savage (2005), I use Green’s (2000) musical meanings to assert the students’ motivation. After that, I used the Music Development Spiral by Swanwick and Tillman to analyze the individual development of each student’s music learning and also as a means of evaluating the songs composed by the students. ! This project was carried out at the Serra de Água Basic Education and Pre School facility, the subjects were thirteen fourth grade students. Two rooms were used, the classroom, where they learned and recorded Christmas songs, and the computer room, where they learned how to handle the software and composed through it. Each session lasted for two and half hours, most of them divided between the two rooms. This project began on the sixteenth of October and was brought to a close on December thirteen. ! Simultaneously, I carried out research work in order to analyze the levels of learning and motivation. In order to characterize and evaluate the compositions made by the students I also employed the theoretical framework by Swanwick and Tillman. The results of this study reinforce the importance of this idea, concerning both motivation boosting and music learning quality and efficacy.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalGodinho, José CarlosRepositório ComumMartins, Ricardo Jorge Gouveia2015-02-20T14:43:56Z2014-092015-022014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffaudio/x-aiffapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.26/7793TID:201197251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:22.929476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
title Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
spellingShingle Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
Martins, Ricardo Jorge Gouveia
Sequenciação musical por computador
Composição musical
Motivações e aprendizagens musicais
Novas tecnologias
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Ableton live
DAWS's
Music sequencing on a computer
Musical composition
Motivations and musical learning
Ableton live
New technologies
title_short Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
title_full Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
title_fullStr Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
title_full_unstemmed Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
title_sort Sequenciação musical em computador no contexto do 1º ciclo
author Martins, Ricardo Jorge Gouveia
author_facet Martins, Ricardo Jorge Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, José Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ricardo Jorge Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Sequenciação musical por computador
Composição musical
Motivações e aprendizagens musicais
Novas tecnologias
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Ableton live
DAWS's
Music sequencing on a computer
Musical composition
Motivations and musical learning
Ableton live
New technologies
topic Sequenciação musical por computador
Composição musical
Motivações e aprendizagens musicais
Novas tecnologias
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Ableton live
DAWS's
Music sequencing on a computer
Musical composition
Motivations and musical learning
Ableton live
New technologies
description Numa perspectiva prática, o projeto centra-se na aprendizagem de um software de sequenciação musical em computador, assim como na gravação áudio, edição e composição através do mesmo. Os alunos aprendem três musicas de Natal, gravam-nas, editam-nas e compõem um Medley com as mesmas. O projeto tem o objetivo de potenciar a motivação e aprendizagens musicais dos alunos, em contexto de sala de aula. ! Collins (1996) sugere um quadro para a aplicação de novas tecnologias. Este serve de guia para a metodologia de aprendizagem do software. Após esta etapa os alunos começam a compor através dessa nova ferramenta, para tal baseio-me em Savage (2005), emprego os diversos significados musicais de Green (2000) para comprovar a motivação dos alunos e relaciono os mesmos com a Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman para analisar que aprendizagens musicais foram desenvolvidas, findando este com uma avaliação das músicas compostas pelos alunos. ! Posto isto, o projeto foi realizado na Escola Básica e de Pré Escolar da Serra de Água, os intervenientes foram treze alunos do quarto ano. Em termos de infraestruturas foram utilizadas duas salas: A primeira foi a sala de aula, onde estes aprenderam e gravaram as músicas de Natal. A segunda foi a sala de informática, onde aprenderam a manusear o software e compuseram com o mesmo. Assim sendo, cada sessão teve a duração de duas horas e meia, normalmente dividida entre ambas salas. O projeto começou a ser implementado a 16 de outubro e foi concluído a 13 de dezembro. ! Paralelamente foi feito um trabalho de investigação com o objectivo de analisar os níveis de aprendizagem e motivação. Para tal foi utilizado o referencial teórico de Swanwick e Tillman para a caracterização e avaliação das composições feitas pelos alunos. Os resultados desta investigação reforçam a importância desta ideia, quer na motivação ou na qualidade musical desenvolvida pelos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
2014-09-01T00:00:00Z
2015-02-20T14:43:56Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7793
TID:201197251
url http://hdl.handle.net/10400.26/7793
identifier_str_mv TID:201197251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
audio/x-aiff
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135330463383552