Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25257 |
Resumo: | Dada a inexistência de documentação, escrita em Língua Portuguesa, direcionada para o ensino da construção de palhetas, a pedagogia deste tema tem sido realizada, essencialmente, de forma oral, através dos métodos demonstrativo, expositivo e imitativo. De forma a criar uma alternativa viável, que permita uma sistematização das metodologias, foi pensada a elaboração de um guia de construção manual de palhetas duplas de oboé. O presente projeto tem como objetivos gerais entender diferentes metodologias de ensino da construção de palhetas de oboé e a redação de um guia de construção manual de palhetas de oboé. De uma outra perspetiva, o estudo procura comprovar a necessidade/pertinência de um documento escrito, em Língua Portuguesa, demonstrando uma série de metodologias para a construção de palhetas, e a verificar uma possível marginalização do ensino de oboé, em Portugal. Para a realização deste projeto, foi concretizada uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e para a compreensão de metodologias de construção de palhetas. Foram, também, elaborados inquéritos gerais a alunos e professores para estudar o ensino da construção de palhetas, em Portugal e a pertinência/necessidade da existência de um guia de construção manual de palhetas de oboé, escrito em Língua Portuguesa. Seguiu-se a redação e elaboração do guia, resultado de uma compilação de metodologias para cada fase do processamento. A implementação do projeto foi realizada sob a forma de um workshop, em que se pretendia testar o guia, verificando a sua eficácia. Foram, ainda, realizados dois inquéritos, a serem respondidos pelos participantes do workshop, de forma a perceber a eficácia do documento. Os resultados desta investigação permitem aferir a grande diversidade de metodologias bem como de modelos/escolas de construção de palhetas. Pelos dados recolhidos em inquéritos, foi fundamentada a falta de tempo letivo dedicado ao ensino da construção de palhetas e a falta de material didático e suporte pedagógico para o mesmo efeito. Foi ainda possível verificar de uma perspetiva quantitativa que o guia de construção manual de palhetas é viável para auxiliar a pedagogia deste tema, não substituindo, contudo, o professor |
id |
RCAP_e7d4066e33823d2b99915d581badce7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da músicaOboéConstrução de palhetasFerramenta didáticaMaterial pedagógicoAutonomiaDada a inexistência de documentação, escrita em Língua Portuguesa, direcionada para o ensino da construção de palhetas, a pedagogia deste tema tem sido realizada, essencialmente, de forma oral, através dos métodos demonstrativo, expositivo e imitativo. De forma a criar uma alternativa viável, que permita uma sistematização das metodologias, foi pensada a elaboração de um guia de construção manual de palhetas duplas de oboé. O presente projeto tem como objetivos gerais entender diferentes metodologias de ensino da construção de palhetas de oboé e a redação de um guia de construção manual de palhetas de oboé. De uma outra perspetiva, o estudo procura comprovar a necessidade/pertinência de um documento escrito, em Língua Portuguesa, demonstrando uma série de metodologias para a construção de palhetas, e a verificar uma possível marginalização do ensino de oboé, em Portugal. Para a realização deste projeto, foi concretizada uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e para a compreensão de metodologias de construção de palhetas. Foram, também, elaborados inquéritos gerais a alunos e professores para estudar o ensino da construção de palhetas, em Portugal e a pertinência/necessidade da existência de um guia de construção manual de palhetas de oboé, escrito em Língua Portuguesa. Seguiu-se a redação e elaboração do guia, resultado de uma compilação de metodologias para cada fase do processamento. A implementação do projeto foi realizada sob a forma de um workshop, em que se pretendia testar o guia, verificando a sua eficácia. Foram, ainda, realizados dois inquéritos, a serem respondidos pelos participantes do workshop, de forma a perceber a eficácia do documento. Os resultados desta investigação permitem aferir a grande diversidade de metodologias bem como de modelos/escolas de construção de palhetas. Pelos dados recolhidos em inquéritos, foi fundamentada a falta de tempo letivo dedicado ao ensino da construção de palhetas e a falta de material didático e suporte pedagógico para o mesmo efeito. Foi ainda possível verificar de uma perspetiva quantitativa que o guia de construção manual de palhetas é viável para auxiliar a pedagogia deste tema, não substituindo, contudo, o professorThe lack of written in Portuguese documentation about reed making led to verbal transmission of the procedures, by demonstration, exposition and imitation. In order to create a viable option that allows a methodology’s systemization, the elaboration of an oboe reed making guide was thought. This project has the general goal of understanding different methodologies of oboe reed making teachings and the creation of a reed making guide. The project has some specific goals, such as proofing the need of a written in Portuguese document, presenting several procedures about reed making and the disregard about reed making in oboe teaching, in Portugal. In order to understand the reed making methodologies and substantiate the project, it was required some research. General inquiries were answered by oboe teachers and students in order to study the Portuguese reed making teachings and the need of a written in Portuguese reed making guide. Afterwards, the reed making guide was created as a result of a methodologies compilation. This project implementation occurred at a workshop, in order to test the reed making guide efficiency. Lastly, there were two inquiries answered by workshop participants, in order to understand the document efficiency. The results of this investigation display the large diversity of reed making methodologies and schools/models. The data collected from inquiries expose the lack of time to teach reed making procedures and the lack of didactic tools and educational materials about this subject. The project also revealed that the reed making guide is a viable didactic tool but it doesn’t replace the teacher2020-10-30T00:00:00Z2018-10-30T00:00:00Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25257TID:202240410porMatos, Luís Filipe Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:11Zoai:ria.ua.pt:10773/25257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:37.724169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
title |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
spellingShingle |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música Matos, Luís Filipe Araújo de Oboé Construção de palhetas Ferramenta didática Material pedagógico Autonomia |
title_short |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
title_full |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
title_fullStr |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
title_full_unstemmed |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
title_sort |
Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música |
author |
Matos, Luís Filipe Araújo de |
author_facet |
Matos, Luís Filipe Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Luís Filipe Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oboé Construção de palhetas Ferramenta didática Material pedagógico Autonomia |
topic |
Oboé Construção de palhetas Ferramenta didática Material pedagógico Autonomia |
description |
Dada a inexistência de documentação, escrita em Língua Portuguesa, direcionada para o ensino da construção de palhetas, a pedagogia deste tema tem sido realizada, essencialmente, de forma oral, através dos métodos demonstrativo, expositivo e imitativo. De forma a criar uma alternativa viável, que permita uma sistematização das metodologias, foi pensada a elaboração de um guia de construção manual de palhetas duplas de oboé. O presente projeto tem como objetivos gerais entender diferentes metodologias de ensino da construção de palhetas de oboé e a redação de um guia de construção manual de palhetas de oboé. De uma outra perspetiva, o estudo procura comprovar a necessidade/pertinência de um documento escrito, em Língua Portuguesa, demonstrando uma série de metodologias para a construção de palhetas, e a verificar uma possível marginalização do ensino de oboé, em Portugal. Para a realização deste projeto, foi concretizada uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e para a compreensão de metodologias de construção de palhetas. Foram, também, elaborados inquéritos gerais a alunos e professores para estudar o ensino da construção de palhetas, em Portugal e a pertinência/necessidade da existência de um guia de construção manual de palhetas de oboé, escrito em Língua Portuguesa. Seguiu-se a redação e elaboração do guia, resultado de uma compilação de metodologias para cada fase do processamento. A implementação do projeto foi realizada sob a forma de um workshop, em que se pretendia testar o guia, verificando a sua eficácia. Foram, ainda, realizados dois inquéritos, a serem respondidos pelos participantes do workshop, de forma a perceber a eficácia do documento. Os resultados desta investigação permitem aferir a grande diversidade de metodologias bem como de modelos/escolas de construção de palhetas. Pelos dados recolhidos em inquéritos, foi fundamentada a falta de tempo letivo dedicado ao ensino da construção de palhetas e a falta de material didático e suporte pedagógico para o mesmo efeito. Foi ainda possível verificar de uma perspetiva quantitativa que o guia de construção manual de palhetas é viável para auxiliar a pedagogia deste tema, não substituindo, contudo, o professor |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30T00:00:00Z 2018-10-30 2020-10-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25257 TID:202240410 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25257 |
identifier_str_mv |
TID:202240410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137640366211072 |