Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/902 |
Resumo: | O propósito do presente estudo foi avaliar a capacidade do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade para predizer o rendimento académico de alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Os resultados demonstraram que a conscienciosidade é um fator preditor do rendimento académico. Foi ainda aplicado um modelo de mediação e os resultados demonstraram que o comportamento de assiduidade é o principal preditor do rendimento académico e medeia totalmente a relação entre a conscienciosidade e o rendimento académico. As implicações dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas recomendações para a prática de intervenção.- The purpose of this study was to assess the Five Factor Model of personality for predicting academic performance of students in the port Science School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém. The results showed that conscientiousness is a predictor of academic performance. It was also applied a model of mediation and the results showed that the behavior of attendance is the main predictor of academic performance and fully mediates the relationship between conscientiousness and academic performance. The implications of the results were discussed and some recommendations for practice intervention. |
id |
RCAP_e81003e539aa3b4a6f2bce2841221b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académicoPersonalidadeassiduidaderendimento académicoPersonalityattendanceacademic performanceO propósito do presente estudo foi avaliar a capacidade do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade para predizer o rendimento académico de alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Os resultados demonstraram que a conscienciosidade é um fator preditor do rendimento académico. Foi ainda aplicado um modelo de mediação e os resultados demonstraram que o comportamento de assiduidade é o principal preditor do rendimento académico e medeia totalmente a relação entre a conscienciosidade e o rendimento académico. As implicações dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas recomendações para a prática de intervenção.- The purpose of this study was to assess the Five Factor Model of personality for predicting academic performance of students in the port Science School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém. The results showed that conscientiousness is a predictor of academic performance. It was also applied a model of mediation and the results showed that the behavior of attendance is the main predictor of academic performance and fully mediates the relationship between conscientiousness and academic performance. The implications of the results were discussed and some recommendations for practice intervention.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeques, PedroSilva, Carlos Manuel Marques2014-02-03T00:50:38Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/902porTeques,P. & Silva,C.(2013). Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 1(1),273-2862182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:22.179248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
title |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
spellingShingle |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico Teques, Pedro Personalidade assiduidade rendimento académico Personality attendance academic performance |
title_short |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
title_full |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
title_fullStr |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
title_full_unstemmed |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
title_sort |
Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico |
author |
Teques, Pedro |
author_facet |
Teques, Pedro Silva, Carlos Manuel Marques |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Manuel Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teques, Pedro Silva, Carlos Manuel Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personalidade assiduidade rendimento académico Personality attendance academic performance |
topic |
Personalidade assiduidade rendimento académico Personality attendance academic performance |
description |
O propósito do presente estudo foi avaliar a capacidade do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade para predizer o rendimento académico de alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Os resultados demonstraram que a conscienciosidade é um fator preditor do rendimento académico. Foi ainda aplicado um modelo de mediação e os resultados demonstraram que o comportamento de assiduidade é o principal preditor do rendimento académico e medeia totalmente a relação entre a conscienciosidade e o rendimento académico. As implicações dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas recomendações para a prática de intervenção.- The purpose of this study was to assess the Five Factor Model of personality for predicting academic performance of students in the port Science School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém. The results showed that conscientiousness is a predictor of academic performance. It was also applied a model of mediation and the results showed that the behavior of attendance is the main predictor of academic performance and fully mediates the relationship between conscientiousness and academic performance. The implications of the results were discussed and some recommendations for practice intervention. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05 2013-05-01T00:00:00Z 2014-02-03T00:50:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/902 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teques,P. & Silva,C.(2013). Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 1(1),273-286 2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137024327811072 |