Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teques, Pedro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Carlos Manuel Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/902
Resumo: O propósito do presente estudo foi avaliar a capacidade do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade para predizer o rendimento académico de alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Os resultados demonstraram que a conscienciosidade é um fator preditor do rendimento académico. Foi ainda aplicado um modelo de mediação e os resultados demonstraram que o comportamento de assiduidade é o principal preditor do rendimento académico e medeia totalmente a relação entre a conscienciosidade e o rendimento académico. As implicações dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas recomendações para a prática de intervenção.- The purpose of this study was to assess the Five Factor Model of personality for predicting academic performance of students in the port Science School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém. The results showed that conscientiousness is a predictor of academic performance. It was also applied a model of mediation and the results showed that the behavior of attendance is the main predictor of academic performance and fully mediates the relationship between conscientiousness and academic performance. The implications of the results were discussed and some recommendations for practice intervention.
id RCAP_e81003e539aa3b4a6f2bce2841221b9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académicoPersonalidadeassiduidaderendimento académicoPersonalityattendanceacademic performanceO propósito do presente estudo foi avaliar a capacidade do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade para predizer o rendimento académico de alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Os resultados demonstraram que a conscienciosidade é um fator preditor do rendimento académico. Foi ainda aplicado um modelo de mediação e os resultados demonstraram que o comportamento de assiduidade é o principal preditor do rendimento académico e medeia totalmente a relação entre a conscienciosidade e o rendimento académico. As implicações dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas recomendações para a prática de intervenção.- The purpose of this study was to assess the Five Factor Model of personality for predicting academic performance of students in the port Science School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém. The results showed that conscientiousness is a predictor of academic performance. It was also applied a model of mediation and the results showed that the behavior of attendance is the main predictor of academic performance and fully mediates the relationship between conscientiousness and academic performance. The implications of the results were discussed and some recommendations for practice intervention.Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeques, PedroSilva, Carlos Manuel Marques2014-02-03T00:50:38Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/902porTeques,P. & Silva,C.(2013). Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 1(1),273-2862182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:22.179248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
title Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
spellingShingle Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
Teques, Pedro
Personalidade
assiduidade
rendimento académico
Personality
attendance
academic performance
title_short Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
title_full Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
title_fullStr Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
title_full_unstemmed Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
title_sort Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico
author Teques, Pedro
author_facet Teques, Pedro
Silva, Carlos Manuel Marques
author_role author
author2 Silva, Carlos Manuel Marques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teques, Pedro
Silva, Carlos Manuel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
assiduidade
rendimento académico
Personality
attendance
academic performance
topic Personalidade
assiduidade
rendimento académico
Personality
attendance
academic performance
description O propósito do presente estudo foi avaliar a capacidade do Modelo dos Cinco Fatores de personalidade para predizer o rendimento académico de alunos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Os resultados demonstraram que a conscienciosidade é um fator preditor do rendimento académico. Foi ainda aplicado um modelo de mediação e os resultados demonstraram que o comportamento de assiduidade é o principal preditor do rendimento académico e medeia totalmente a relação entre a conscienciosidade e o rendimento académico. As implicações dos resultados foram discutidas e apresentadas algumas recomendações para a prática de intervenção.- The purpose of this study was to assess the Five Factor Model of personality for predicting academic performance of students in the port Science School of Rio Maior - Polytechnic Institute of Santarém. The results showed that conscientiousness is a predictor of academic performance. It was also applied a model of mediation and the results showed that the behavior of attendance is the main predictor of academic performance and fully mediates the relationship between conscientiousness and academic performance. The implications of the results were discussed and some recommendations for practice intervention.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
2014-02-03T00:50:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/902
url http://hdl.handle.net/10400.15/902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teques,P. & Silva,C.(2013). Efeitos de mediação do comportamento na relação entre a personalidade e o rendimento académico. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 1(1),273-286
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024327811072