A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, António Pedro Crespo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25297
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_e827b0e28ae11d0970da605538b0da24
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPMEconomia de MuseusFunções CustoEconomia da ArteParticipação nas ArtesIndústrias com custos decrescentesSubsídios às ArtesEconomics of MuseumsCost FunctionsEconomics of ArtArts participationDecreasing Cost IndustriesArts SubsidiesMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialO panorama museológico tem sofrido transformações importantes, desde o início da década de 80, com a construção de novos museus e introdução de novas formas de gestão, que forçam a alteração do standard existente. Os museus mais estabelecidos são aqueles que têm mais dificuldades em renovar-se, em particular, os museus nacionais da Europa Ocidental que perderam importância relativa para estes novos museus. Esta nova museologia, que principia por alterar a concepção do próprio espaço para exibição de Arte, implica também um reactualizar da missão dos museus, e a estruturação do museu em torno das necessidades dos consumidores e não do produto, como acontece no presente. As políticas governamentais são decisivas na medida em que fornecem apoios directos e indirectos, quer sob a forma de subsídios, quer por incentivos fiscais significativos. As justificações para estes subsídios partem de um argumento de custos, que defende a não existência de preços de admissão. O subsídio serve para cobrir o déficit operativo que se cria, reconhecendo também a importância social do museu, que serve dois tipos distintos de audiências: o público em geral e o grupo de doadores e membros da instituição. O presente trabalho desenvolve a teoria sobre Economia de Museus de Arte, aplicando-a ao caso português, analisando a experiência dos museus dependentes do Instituto Português de Museus. Estudam-se as audiências, as evoluções dos custos e das receitas, para se concluir pela necessidade de alteração de um modelo de gestão que não se enquadra mais nas novas tendências da moderna museologia. Em particular, argumenta-se a criação de um Museu Nacional de Arte e as vantagens que esta solução traria, quer em termos de custos, quer em número de visitas. Realizou-se um estudo empírico de estimação de funções custo, com o objectivo de identificar economias de escala que confirmassem a nossa proposta.The setting for museums has suffered several and important changes since the 80's, with the opening of new museums and the introduction of new forms of management that could change the existing setting. More established museums experience tougher transitions, in particular, the national museums of Western Europe. The new museology begins with the change of the buildings that house museums, introducing anew conception of the space for Art display. This leads to the redefinition of the museum's mission, and to structure the museum according to the needs of the consumers and not the product, as it is done today. Government policies play avital role by supplying museums with direct and indirect support, either in the form of monetary subsidies or in substantial fiscal incentives, such as tax exemption. The justification for these subsidies is essentially acost argument, related to the issue of admission fees. The support is designed to cover the deficit incurred by charging a price lower than the average cost, recognising the social importance of museums, which serve two different types of audiences: on one hand, the general public, and on the other hand, the small group of donators and members.The present work develops aview of the Economics of Art Museums, applying it to the Portuguese reality by studying the experience of the museums owned and managed by the Government, the IPM Museums. We study audiences, evolution of costs and receipts, in order to conclude that achange in the structure and management of these museums is needed. The existing model no longer fits the new demands, and we suggest that aNational Art Museum should exist, `merging' existing collections and managing common interests. We also estimate cost functions in order to find evidence of economies of scale.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, VítorRepositório da Universidade de LisboaMartins, António Pedro Crespo2022-08-30T09:31:39Z1999-091999-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25297porMartins, António Pedro Crespo (1999). "A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:11.985053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
title A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
spellingShingle A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
Martins, António Pedro Crespo
Economia de Museus
Funções Custo
Economia da Arte
Participação nas Artes
Indústrias com custos decrescentes
Subsídios às Artes
Economics of Museums
Cost Functions
Economics of Art
Arts participation
Decreasing Cost Industries
Arts Subsidies
title_short A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
title_full A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
title_fullStr A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
title_full_unstemmed A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
title_sort A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM
author Martins, António Pedro Crespo
author_facet Martins, António Pedro Crespo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vítor
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, António Pedro Crespo
dc.subject.por.fl_str_mv Economia de Museus
Funções Custo
Economia da Arte
Participação nas Artes
Indústrias com custos decrescentes
Subsídios às Artes
Economics of Museums
Cost Functions
Economics of Art
Arts participation
Decreasing Cost Industries
Arts Subsidies
topic Economia de Museus
Funções Custo
Economia da Arte
Participação nas Artes
Indústrias com custos decrescentes
Subsídios às Artes
Economics of Museums
Cost Functions
Economics of Art
Arts participation
Decreasing Cost Industries
Arts Subsidies
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-09
1999-09-01T00:00:00Z
2022-08-30T09:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25297
url http://hdl.handle.net/10400.5/25297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, António Pedro Crespo (1999). "A economia dos museus de arte: um estudo sobre os museus do IPM". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131186741641216