Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Inês Sofia Paulino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10992
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e84373a07f4161746af3422b2d951809
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básicoPatrimónio localCompetências histórico-geográficasEnsino de História1.º ciclo do ensino básicoEducação patrimonialEducação históricaLocal heritageHistorical-geographical skillsHistory teaching1st cycle of basic educationPatrimonial educationHistorical educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que teve como ponto de partida a intervenção numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação decorreu das potencialidades e fragilidades encontradas no 3.º ano, especificamente na dificuldade em (re)conhecer o património local. A problemática central do estudo assenta em compreender de que forma o recurso ao património como estratégia de ensino e aprendizagem da História garante o desenvolvimento de competências histórico-geográficas de recolha, e análise de informação, e de comunicação em História. Desta forma, os objetivos da investigação foram: i) Identificar contributos do recurso ao património local para compreender a História; ii) Relacionar o estudo do património local com o desenvolvimento de competências de recolha, tratamento e análise de informação; e iii) Caracterizar as competências de comunicação em História desenvolvidas a partir do estudo do património local que permitiram conceber estratégias e atividades que tiveram o envolvimento dos alunos e lhes possibilitou ter contacto direto com o património local. No presente estudo foi utilizada a metodologia apoiada no método de Investigação – Ação e em relação aos métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados de natureza qualitativa. As atividades em que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento permitiram, no final, percecionar a evolução dos mesmos no que respeita ao (re)conhecimento do património que os envolve.ABSTRACT This study was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II (PES II), integrated in the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Primary Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Primary Education (CEB). The investigation was based on the potentials and frailties found in 3rd year, especially in the difficulties of (re)knowing local heritage. The central problem of the study is to understand how the use of heritage as a teaching and learning strategy of history guarantees the development of historical-geographical skills of collection and analysis of information, and communication in history. Therefore the objectives of the research were: i) identify contributions of the resource to the local heritage to understand History; ii) relate the study of the local heritage with the development of skills for the collection, treatment and analysis of information; and iii) characterize the communication skills in History developed from the study of the local heritage that allowed to conceive strategies and activities that had the involvement of the students and enabled them to have direct contact with the local heritage. In this study the method used was supported by the investigation-action process and in relation to the collection methods and techniques and data treatment of qualitative nature. The activities in which the students were builders of their own knowledge allowed, in the end, to perceive the evolution of the same ones with respect to the (re)knowledge of the heritage that surrounds them.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFerreira, NunoRCIPLLourenço, Inês Sofia Paulino2020-01-17T10:49:03Z2019-07-192019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10992TID:202333884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.068667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
title Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
spellingShingle Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
Lourenço, Inês Sofia Paulino
Património local
Competências histórico-geográficas
Ensino de História
1.º ciclo do ensino básico
Educação patrimonial
Educação histórica
Local heritage
Historical-geographical skills
History teaching
1st cycle of basic education
Patrimonial education
Historical education
title_short Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
title_full Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
title_fullStr Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
title_sort Descobrir a história através do património local: o envolvimento de uma turma do 3.º ano do ensino básico
author Lourenço, Inês Sofia Paulino
author_facet Lourenço, Inês Sofia Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Nuno
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Inês Sofia Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Património local
Competências histórico-geográficas
Ensino de História
1.º ciclo do ensino básico
Educação patrimonial
Educação histórica
Local heritage
Historical-geographical skills
History teaching
1st cycle of basic education
Patrimonial education
Historical education
topic Património local
Competências histórico-geográficas
Ensino de História
1.º ciclo do ensino básico
Educação patrimonial
Educação histórica
Local heritage
Historical-geographical skills
History teaching
1st cycle of basic education
Patrimonial education
Historical education
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
2019-07-19T00:00:00Z
2020-01-17T10:49:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10992
TID:202333884
url http://hdl.handle.net/10400.21/10992
identifier_str_mv TID:202333884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459782828032