Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, José da Paz Pereira Batista dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17846
Resumo: No culminar do 2°Ciclo de estudos, no Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora, surgiu a minha integração num contexto escolar, com a frequência do estágio pedagógico dentro da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A PES decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2°Ciclo e Ensino Secundário, no ano letivo de 2011/2012. O presente relatório teve como objetivo descrever e refletir sobre todas as ações efetuadas e vivenciadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem nos dois ciclos. O documento foi organizado tendo como base a estrutura do programa da PES, estando divido em cinco capítulos, um referente à Contextualização onde decorreu o estágio pedagógico e os outros quatro relativos às dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Por fim, terminou-se com uma breve conclusão sobre tudo o que foi desenvolvido; ABSTRACT: At the end of the second studies cycle, in the Master of Teaching Physical Education in Basic and secondary Education, at the University of Évora, my integration in a school environment took place, with the attendance of teacher training in the curricular unit of supervised teaching practice. The STP was held in the André de Resende Basic School and at Gabriel Pereira Secondary School, in the school year of 2011/12. The aim of this report is to describe and reflect on all the actions performed and observed concerning the teaching-learning process in both school levels. The structure of the STP regulation was the milestone of the organization of this document, divided into five chapters, one describing the context where the teaching­ training took place and the other four regarding the dimensions: Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. Finally, it was included a brief reflection about all that was developed.
id RCAP_e84cfc23887bba8eafa30273f5221495
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em ÉvoraEducação físicaEstágio pedagógicoEnsino básicoEnsino secundárioPrática de ensino supervisionada (PES)Physical educationPedagogic internshipPreparatory education (junior high)Secondary education (high school)Supervised teaching practiceNo culminar do 2°Ciclo de estudos, no Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora, surgiu a minha integração num contexto escolar, com a frequência do estágio pedagógico dentro da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A PES decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2°Ciclo e Ensino Secundário, no ano letivo de 2011/2012. O presente relatório teve como objetivo descrever e refletir sobre todas as ações efetuadas e vivenciadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem nos dois ciclos. O documento foi organizado tendo como base a estrutura do programa da PES, estando divido em cinco capítulos, um referente à Contextualização onde decorreu o estágio pedagógico e os outros quatro relativos às dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Por fim, terminou-se com uma breve conclusão sobre tudo o que foi desenvolvido; ABSTRACT: At the end of the second studies cycle, in the Master of Teaching Physical Education in Basic and secondary Education, at the University of Évora, my integration in a school environment took place, with the attendance of teacher training in the curricular unit of supervised teaching practice. The STP was held in the André de Resende Basic School and at Gabriel Pereira Secondary School, in the school year of 2011/12. The aim of this report is to describe and reflect on all the actions performed and observed concerning the teaching-learning process in both school levels. The structure of the STP regulation was the milestone of the organization of this document, divided into five chapters, one describing the context where the teaching­ training took place and the other four regarding the dimensions: Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. Finally, it was included a brief reflection about all that was developed.Universidade de Évora2016-03-09T13:06:44Z2016-03-092012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17846http://hdl.handle.net/10174/17846porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Reis, José da Paz Pereira Batista dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:49.995311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
Reis, José da Paz Pereira Batista dos
Educação física
Estágio pedagógico
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada (PES)
Physical education
Pedagogic internship
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira em Évora
author Reis, José da Paz Pereira Batista dos
author_facet Reis, José da Paz Pereira Batista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, José da Paz Pereira Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada (PES)
Physical education
Pedagogic internship
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice
topic Educação física
Estágio pedagógico
Ensino básico
Ensino secundário
Prática de ensino supervisionada (PES)
Physical education
Pedagogic internship
Preparatory education (junior high)
Secondary education (high school)
Supervised teaching practice
description No culminar do 2°Ciclo de estudos, no Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, na Universidade de Évora, surgiu a minha integração num contexto escolar, com a frequência do estágio pedagógico dentro da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A PES decorreu na Escola Básica André de Resende e na Escola Secundária Gabriel Pereira, no 2°Ciclo e Ensino Secundário, no ano letivo de 2011/2012. O presente relatório teve como objetivo descrever e refletir sobre todas as ações efetuadas e vivenciadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem nos dois ciclos. O documento foi organizado tendo como base a estrutura do programa da PES, estando divido em cinco capítulos, um referente à Contextualização onde decorreu o estágio pedagógico e os outros quatro relativos às dimensões: Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento Profissional Social e Ético; Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Por fim, terminou-se com uma breve conclusão sobre tudo o que foi desenvolvido; ABSTRACT: At the end of the second studies cycle, in the Master of Teaching Physical Education in Basic and secondary Education, at the University of Évora, my integration in a school environment took place, with the attendance of teacher training in the curricular unit of supervised teaching practice. The STP was held in the André de Resende Basic School and at Gabriel Pereira Secondary School, in the school year of 2011/12. The aim of this report is to describe and reflect on all the actions performed and observed concerning the teaching-learning process in both school levels. The structure of the STP regulation was the milestone of the organization of this document, divided into five chapters, one describing the context where the teaching­ training took place and the other four regarding the dimensions: Teaching-learning Organization and Management, Participation in School Life and Relationships with the Community, Professional, Social and Ethical Development throughout life. Finally, it was included a brief reflection about all that was developed.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2016-03-09T13:06:44Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17846
http://hdl.handle.net/10174/17846
url http://hdl.handle.net/10174/17846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136562423791616