A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo, Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prada, Ana Raquel Russo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12448
Resumo: Este artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos.
id RCAP_e8e1ca34a70373c81e205a4a0140b1bb
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolarProfessional learning of behavior management in childhood educationGestão de comportamentosEducação Pré- EscolarPrática supervisionadaEstagiáriosBehavior ManagementChildhood EducationSupervision trainingPre-school teacher traineesEste artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos.This article aims to identify the similarities and differences in the learning of behavior management by pre-school teachers-trainees. To accomplish these goals, during the final teaching practice, two pedagogically differentiated supervised contexts were followed: a socio-constructivist and a traditional context. This study followed a descriptive and interpretive approach, based on the triangulation of multiple sources of data (video recording, field notes and portfolio). The results indicated that the professional learning is contextual, that teachers-trainees and contexts are inseparable and that there ́s an interdependence and interaction between the professional learning of behavior management and the contexts where supervision takes place.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y EducaciónBiblioteca Digital do IPBNovo, RosaPrada, Ana Raquel Russo2015-11-27T11:52:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12448porNovo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo (2015) – A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar = Professional learning of behavior management in childhood education. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 1-52386-741810.17979/reipe.2015.0.06.253info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:46.079080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
Professional learning of behavior management in childhood education
title A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
spellingShingle A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
Novo, Rosa
Gestão de comportamentos
Educação Pré- Escolar
Prática supervisionada
Estagiários
Behavior Management
Childhood Education
Supervision training
Pre-school teacher trainees
title_short A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
title_full A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
title_fullStr A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
title_full_unstemmed A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
title_sort A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
author Novo, Rosa
author_facet Novo, Rosa
Prada, Ana Raquel Russo
author_role author
author2 Prada, Ana Raquel Russo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo, Rosa
Prada, Ana Raquel Russo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de comportamentos
Educação Pré- Escolar
Prática supervisionada
Estagiários
Behavior Management
Childhood Education
Supervision training
Pre-school teacher trainees
topic Gestão de comportamentos
Educação Pré- Escolar
Prática supervisionada
Estagiários
Behavior Management
Childhood Education
Supervision training
Pre-school teacher trainees
description Este artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27T11:52:39Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12448
url http://hdl.handle.net/10198/12448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo (2015) – A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar = Professional learning of behavior management in childhood education. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 1-5
2386-7418
10.17979/reipe.2015.0.06.253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
publisher.none.fl_str_mv Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135268778803200