A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12448 |
Resumo: | Este artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos. |
id |
RCAP_e8e1ca34a70373c81e205a4a0140b1bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12448 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolarProfessional learning of behavior management in childhood educationGestão de comportamentosEducação Pré- EscolarPrática supervisionadaEstagiáriosBehavior ManagementChildhood EducationSupervision trainingPre-school teacher traineesEste artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos.This article aims to identify the similarities and differences in the learning of behavior management by pre-school teachers-trainees. To accomplish these goals, during the final teaching practice, two pedagogically differentiated supervised contexts were followed: a socio-constructivist and a traditional context. This study followed a descriptive and interpretive approach, based on the triangulation of multiple sources of data (video recording, field notes and portfolio). The results indicated that the professional learning is contextual, that teachers-trainees and contexts are inseparable and that there ́s an interdependence and interaction between the professional learning of behavior management and the contexts where supervision takes place.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y EducaciónBiblioteca Digital do IPBNovo, RosaPrada, Ana Raquel Russo2015-11-27T11:52:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12448porNovo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo (2015) – A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar = Professional learning of behavior management in childhood education. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 1-52386-741810.17979/reipe.2015.0.06.253info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:46.079080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar Professional learning of behavior management in childhood education |
title |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar |
spellingShingle |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar Novo, Rosa Gestão de comportamentos Educação Pré- Escolar Prática supervisionada Estagiários Behavior Management Childhood Education Supervision training Pre-school teacher trainees |
title_short |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar |
title_full |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar |
title_fullStr |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar |
title_sort |
A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar |
author |
Novo, Rosa |
author_facet |
Novo, Rosa Prada, Ana Raquel Russo |
author_role |
author |
author2 |
Prada, Ana Raquel Russo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novo, Rosa Prada, Ana Raquel Russo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de comportamentos Educação Pré- Escolar Prática supervisionada Estagiários Behavior Management Childhood Education Supervision training Pre-school teacher trainees |
topic |
Gestão de comportamentos Educação Pré- Escolar Prática supervisionada Estagiários Behavior Management Childhood Education Supervision training Pre-school teacher trainees |
description |
Este artigo identifica as semelhanças e diferenças na aprendizagem da gestão de comportamentos pelas educadoras-estagiárias de Educação de Infância. Para tal, no âmbito da prática pedagógica final, acompanharam-se dois contextos supervisivos com distintos modos de fazer pedagógico:transmissivo e de participação. O estudo seguiu uma abordagem de natureza descritiva e interpretativa através da triangulação de diferentes fontes de dados (filmagem, notas de campo e portefólio). Os resultados demonstram que a aprendizagem profissional é contextual e que as educadoras-estagiárias e os contextos são realidades indissociáveis, havendo interdependência e interatividade entre as aprendizagens profissionais das candidatas a educadoras e os contextos supervisivos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-27T11:52:39Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12448 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo (2015) – A aprendizagem profissional da gestão de comportamentos na educação pré-escolar = Professional learning of behavior management in childhood education. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 1-5 2386-7418 10.17979/reipe.2015.0.06.253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135268778803200 |