Trabalhar com os números na educação pré - escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Paula A S
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2259
Resumo: O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas.
id RCAP_ce31a733d8ee8d97243fc8fdf8a14f9e
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar com os números na educação pré - escolarPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarMatemáticaO presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas.Instituto Politécnico da Guarda2016-04-18T18:59:10Z2016-04-182014-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2259http://hdl.handle.net/10314/2259TID:201123061porVale, Paula A Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:04Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:56.480278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar com os números na educação pré - escolar
title Trabalhar com os números na educação pré - escolar
spellingShingle Trabalhar com os números na educação pré - escolar
Vale, Paula A S
Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
Matemática
title_short Trabalhar com os números na educação pré - escolar
title_full Trabalhar com os números na educação pré - escolar
title_fullStr Trabalhar com os números na educação pré - escolar
title_full_unstemmed Trabalhar com os números na educação pré - escolar
title_sort Trabalhar com os números na educação pré - escolar
author Vale, Paula A S
author_facet Vale, Paula A S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Paula A S
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
Matemática
topic Prática de Ensino Supervisionada
Educação Pré-Escolar
Matemática
description O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-13T00:00:00Z
2016-04-18T18:59:10Z
2016-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2259
http://hdl.handle.net/10314/2259
TID:201123061
url http://hdl.handle.net/10314/2259
identifier_str_mv TID:201123061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136910347599872