A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olim, Marta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guadalupe, S?nia, Daniel, Fernanda, Carvalho, M?nica, Rocha, S?lvia, Mac?rio, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129
Resumo: A elevada preval?ncia da doen?a renal cr?nica e a relev?ncia social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a popula??o doente, tendo em conta a sua complexidade hol?stica. O estudo pretendeu analisar os n?veis de complexidade no processo de interven??o social com pessoas com doen?a renal cr?nica numa perspetiva de g?nero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.? ciclo ensino b?sico. Os participantes, com diagn?stico de doen?a renal cr?nica, foram avaliados atrav?s de um protocolo que inclui um question?rio sociodemogr?fico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Interven??o Social com Doentes Renais Cr?nicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associa??o estatisticamente significativa entre os tr?s n?veis de complexidade avaliados e as vari?veis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma intera??o entre a escolaridade e o ?ndice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ?p2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontua??es no ?ndice e as pessoas com maiores n?veis de escolaridade pontuam menos no ?ndice. A evid?ncia permite ter uma abordagem diferenciadora na avalia??o e interven??o social, priorizando grupos e situa??es problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ?p2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations.
id RCAP_e90a9dce0b686dddc703053d53aeeeb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nicoThe complexity of social intervention according to gender and education of chronic kidney disease patientsG?nero - GenderEscolaridade - EducationDoen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney DiseaseComplexidade - ComplexityServi?o Social - Social WorkA elevada preval?ncia da doen?a renal cr?nica e a relev?ncia social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a popula??o doente, tendo em conta a sua complexidade hol?stica. O estudo pretendeu analisar os n?veis de complexidade no processo de interven??o social com pessoas com doen?a renal cr?nica numa perspetiva de g?nero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.? ciclo ensino b?sico. Os participantes, com diagn?stico de doen?a renal cr?nica, foram avaliados atrav?s de um protocolo que inclui um question?rio sociodemogr?fico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Interven??o Social com Doentes Renais Cr?nicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associa??o estatisticamente significativa entre os tr?s n?veis de complexidade avaliados e as vari?veis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma intera??o entre a escolaridade e o ?ndice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ?p2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontua??es no ?ndice e as pessoas com maiores n?veis de escolaridade pontuam menos no ?ndice. A evid?ncia permite ter uma abordagem diferenciadora na avalia??o e interven??o social, priorizando grupos e situa??es problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ?p2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations.Centro Universit?rio S?o Camilo, S?o Paulo (Brasil)2022-01-17T11:14:31Z2022-01-172021-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129porOlim, M., Guadalupe, S., Daniel, F., Carvalho, M., Rocha, S., & Mac?rio, F. (2021). A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico: 10.15343/0104-7809.202145120129. O Mundo Da Sa?de, 45(1), 120-129. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1054http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1344Olim, MartaGuadalupe, S?niaDaniel, FernandaCarvalho, M?nicaRocha, S?lviaMac?rio, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:00Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:47.907289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
The complexity of social intervention according to gender and education of chronic kidney disease patients
title A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
spellingShingle A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
Olim, Marta
G?nero - Gender
Escolaridade - Education
Doen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney Disease
Complexidade - Complexity
Servi?o Social - Social Work
title_short A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
title_full A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
title_fullStr A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
title_full_unstemmed A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
title_sort A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
author Olim, Marta
author_facet Olim, Marta
Guadalupe, S?nia
Daniel, Fernanda
Carvalho, M?nica
Rocha, S?lvia
Mac?rio, Fernando
author_role author
author2 Guadalupe, S?nia
Daniel, Fernanda
Carvalho, M?nica
Rocha, S?lvia
Mac?rio, Fernando
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olim, Marta
Guadalupe, S?nia
Daniel, Fernanda
Carvalho, M?nica
Rocha, S?lvia
Mac?rio, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv G?nero - Gender
Escolaridade - Education
Doen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney Disease
Complexidade - Complexity
Servi?o Social - Social Work
topic G?nero - Gender
Escolaridade - Education
Doen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney Disease
Complexidade - Complexity
Servi?o Social - Social Work
description A elevada preval?ncia da doen?a renal cr?nica e a relev?ncia social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a popula??o doente, tendo em conta a sua complexidade hol?stica. O estudo pretendeu analisar os n?veis de complexidade no processo de interven??o social com pessoas com doen?a renal cr?nica numa perspetiva de g?nero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.? ciclo ensino b?sico. Os participantes, com diagn?stico de doen?a renal cr?nica, foram avaliados atrav?s de um protocolo que inclui um question?rio sociodemogr?fico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Interven??o Social com Doentes Renais Cr?nicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associa??o estatisticamente significativa entre os tr?s n?veis de complexidade avaliados e as vari?veis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma intera??o entre a escolaridade e o ?ndice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ?p2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontua??es no ?ndice e as pessoas com maiores n?veis de escolaridade pontuam menos no ?ndice. A evid?ncia permite ter uma abordagem diferenciadora na avalia??o e interven??o social, priorizando grupos e situa??es problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ?p2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05T00:00:00Z
2022-01-17T11:14:31Z
2022-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129
url https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Olim, M., Guadalupe, S., Daniel, F., Carvalho, M., Rocha, S., & Mac?rio, F. (2021). A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico: 10.15343/0104-7809.202145120129. O Mundo Da Sa?de, 45(1), 120-129. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1054
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universit?rio S?o Camilo, S?o Paulo (Brasil)
publisher.none.fl_str_mv Centro Universit?rio S?o Camilo, S?o Paulo (Brasil)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136426166583296