Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12767 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em contexto Pré-Escolar as atividades foram desenvolvidas com um grupo de vinte e cinco crianças de cinco anos de idade e no 1.º Ciclo do Ensino Básico com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os sete e os nove anos de idade, a frequentar o 2.º ano de escolaridade. Ambas as instituições se situavam na cidade de Bragança, sendo que a instituição em que realizámos a PES em contexto de Pré-Escolar é de solidariedade social e a instituição do 1º Ciclo do Ensino Básico é pública. Na organização deste relatório apresentamos a caracterização dos contextos onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada, desde a contextualização das instituições, a caracterização do espaço e dos materiais, a gestão do tempo, as interações e a caraterização dos grupos de crianças. As opções metodológicas das experiências de aprendizagem serão descritas e fundamentadas para dar sentido às mesmas que decorreram ao longo da PES, abrangendo e articulando variadas áreas de conteúdo. Os objetivos a atingir com estas experiências direcionaram-se para perceber as necessidades e interesses das crianças, promover uma participação ativa dos grupos em que a aprendizagem por descoberta e ativa esteve presente, e contribuir na formação de cidadãos autónomos e respeitadores dos valores que orientam as suas ações diárias. |
id |
RCAP_e92d1c7e5fe03e4a18f79e8b147280c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaExperiências de aprendizagemO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em contexto Pré-Escolar as atividades foram desenvolvidas com um grupo de vinte e cinco crianças de cinco anos de idade e no 1.º Ciclo do Ensino Básico com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os sete e os nove anos de idade, a frequentar o 2.º ano de escolaridade. Ambas as instituições se situavam na cidade de Bragança, sendo que a instituição em que realizámos a PES em contexto de Pré-Escolar é de solidariedade social e a instituição do 1º Ciclo do Ensino Básico é pública. Na organização deste relatório apresentamos a caracterização dos contextos onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada, desde a contextualização das instituições, a caracterização do espaço e dos materiais, a gestão do tempo, as interações e a caraterização dos grupos de crianças. As opções metodológicas das experiências de aprendizagem serão descritas e fundamentadas para dar sentido às mesmas que decorreram ao longo da PES, abrangendo e articulando variadas áreas de conteúdo. Os objetivos a atingir com estas experiências direcionaram-se para perceber as necessidades e interesses das crianças, promover uma participação ativa dos grupos em que a aprendizagem por descoberta e ativa esteve presente, e contribuir na formação de cidadãos autónomos e respeitadores dos valores que orientam as suas ações diárias.This report was carried out under the Course of Supervised Teaching Practice (STP) integrated in the course of Master of Education Preschool education and the 1st cycle of basic education The activities developed in Preschool context were developed with a twenty five children group with five years old and in the 1st cycle of basic education, this activity was made with a group of twenty one children aged between seven and nine years old, attend the 2nd grade. Both institutions are located in the city of Bragança, of which the institution that held the practice in Preschool context is private of social solidarity and Teaching of the 1st cycle of basic education is public. In organization this report we present the characterization of the contexts in which developed the Supervised Teaching Practice, from the context of the institutions, will be presented the characterization of space and materials, time management , interactions and description of groups of children. The methodological options of the learning experiences are described and justified to give meaning to the same which took place along the STP, covering and linking various content areas. The objectives to be achieved through these experiences is directed to understand the needs and interests of children, to promote the active participation of groups in which learning by discovery and active was present, and contribute to the formation autonomous and respectful citizens of the values that guide their daily actions.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBTeixeira, Tânia Sofia Santos Dinis2016-02-29T15:52:12Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12767TID:201551004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:01.034777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Teixeira, Tânia Sofia Santos Dinis Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Prática de ensino supervisionada Experiências de aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Teixeira, Tânia Sofia Santos Dinis |
author_facet |
Teixeira, Tânia Sofia Santos Dinis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria do Céu Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Tânia Sofia Santos Dinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Prática de ensino supervisionada Experiências de aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Prática de ensino supervisionada Experiências de aprendizagem |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em contexto Pré-Escolar as atividades foram desenvolvidas com um grupo de vinte e cinco crianças de cinco anos de idade e no 1.º Ciclo do Ensino Básico com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os sete e os nove anos de idade, a frequentar o 2.º ano de escolaridade. Ambas as instituições se situavam na cidade de Bragança, sendo que a instituição em que realizámos a PES em contexto de Pré-Escolar é de solidariedade social e a instituição do 1º Ciclo do Ensino Básico é pública. Na organização deste relatório apresentamos a caracterização dos contextos onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada, desde a contextualização das instituições, a caracterização do espaço e dos materiais, a gestão do tempo, as interações e a caraterização dos grupos de crianças. As opções metodológicas das experiências de aprendizagem serão descritas e fundamentadas para dar sentido às mesmas que decorreram ao longo da PES, abrangendo e articulando variadas áreas de conteúdo. Os objetivos a atingir com estas experiências direcionaram-se para perceber as necessidades e interesses das crianças, promover uma participação ativa dos grupos em que a aprendizagem por descoberta e ativa esteve presente, e contribuir na formação de cidadãos autónomos e respeitadores dos valores que orientam as suas ações diárias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-29T15:52:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12767 TID:201551004 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12767 |
identifier_str_mv |
TID:201551004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135272179335168 |