Perceções de felicidade e fatores influenciadores: um estudo qualitativo com estudantes de enfermagem.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/servir/article/view/31591 |
Resumo: | Introdução: Na transição do ensino secundário para o ensino superior os estudantes do 1.º ano de Enfermagem enfrentam diversos desafios, suscetíveis de perturbar o seu bem-estar e Felicidade. Sendo a Felicidade um construto subjetivo, são essenciais estudos para uma melhor compreensão do fenómeno. Objetivos: Explorar o conceito de Felicidade e os fatores que a influenciam em estudantes do 1.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem de uma instituição de ensino superior. Material e Métodos: Estudo exploratório, qualitativo, realizado em setembro de 2022, com uma amostra por conveniência de 63 estudantes do 1º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os dados foram colhidos através de duas questões abertas que integravam um formulário de um estudo mais alargado e foram analisados com técnica de análise de conteúdo temática, segundo Bardin, utilizando o software NVivo. Estudo autorizado pela instituição de ensino superior e realizado com consentimento informado, livre e esclarecido dos estudantes. Resultados: Identificados três temas que concetualizam a Felicidade: i) Relacionamentos interpessoais positivos - felicidade associada à presença de pessoas queridas e relacionamentos significativos; ii) Realização pessoal - felicidade associada à realização pessoal e ao alcance de objetivos e metas pessoais; e iii) Equilíbrio físico e psicológico - felicidade associada a um estado de bem-estar físico e psicológico, a um sentimento de equilíbrio entre as diferentes áreas da vida e a paz de espírito. Dos diversos fatores que contribuem para a Felicidade, destacaram-se: “relacionamentos pessoais”, “realização pessoal”, “saúde e bem-estar” e “condições de vida e ambiente”, incluindo o sucesso escolar. Conclusões: Este estudo evidencia a felicidade como conceito complexo e multidimensional, influenciável por vários fatores, internos e externos, interligados e complementares. Conhecer estes fatores possibilita o desenho de intervenções promotoras de ambientes saudáveis e propícios à aprendizagem e à otimização da saúde. |
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