O papel da gestão de processos na transformação digital: um estudo na OLI - Sistemas Sanitários, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariana Maia Paraíso de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32379
Resumo: As empresas têm enfrentado grandes mudanças na última década, especialmente devido às tendências que emergem da globalização, e principalmente ao fenómeno da transformação digital associada à Indústria 4.0. Nesse contexto, torna-se necessário acompanhar estas tendências através da implementação de standards que melhorem as condições de trabalho, ao mesmo tempo que promovem melhores ambientes operacionais para o trabalhador (i.e., Recursos Humanos). Essas melhorias podem ser alcançadas através de diversas formas, sendo que as metodologias de gestão, como é o caso da Gestão de Processos de Negócios (BPM) e do Lean Thinking, muitas vezes sustentadas por Sistemas de Informação (SI), podem representar vias possíveis, contribuindo assim para a competitividade das Organizações. Este trabalho parte dessa premissa, apresentando um estudo desenvolvido no Departamento de Design e Desenvolvimento do Produto (DDD) de uma empresa que se dedica à conceção, industrialização, produção e comercialização de autoclismos e mecanismos para a indústria cerâmica, e que tem investido ultimamente na standardização dos seus processos de negócio, no sentido de melhorar o seu nível de maturidade I4.0. Assim, o principal objetivo deste projeto consiste em mostrar como a Gestão de Processos de Negócios pode contribuir para que as empresas se preparem para os desafios da transformação digital, associada ao fenómeno da Indústria 4.0. Em termos práticos, com a implementação deste projeto foi possível standardizar quatro processos e dois grandes grupos de mecanismos de informação, o que facilitou a execução das tarefas dos colaboradores do DDD, potenciando-lhes algumas ferramentas necessárias para operarem de uma forma consistente e menos sujeita a erros humanos e/ou atrasos nos processos. Os resultados deste trabalho, conjuntamente com uma análise crítica das evidências reportadas na literatura da área, vieram também comprovar que, de uma forma geral, as empresas necessitam de investir e trabalhar ao nível de processos de negócio, para que em conjunto com os SI possam, mais facilmente, implementar iniciativas I4.0, nomeadamente aquelas que interferem com o capital humano. Conclui-se também que a implementação destas iniciativas I4.0 ocorrem com menos dificuldades, em ambientes Lean, com processos ausentes de desperdícios.
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Essas melhorias podem ser alcançadas através de diversas formas, sendo que as metodologias de gestão, como é o caso da Gestão de Processos de Negócios (BPM) e do Lean Thinking, muitas vezes sustentadas por Sistemas de Informação (SI), podem representar vias possíveis, contribuindo assim para a competitividade das Organizações. Este trabalho parte dessa premissa, apresentando um estudo desenvolvido no Departamento de Design e Desenvolvimento do Produto (DDD) de uma empresa que se dedica à conceção, industrialização, produção e comercialização de autoclismos e mecanismos para a indústria cerâmica, e que tem investido ultimamente na standardização dos seus processos de negócio, no sentido de melhorar o seu nível de maturidade I4.0. Assim, o principal objetivo deste projeto consiste em mostrar como a Gestão de Processos de Negócios pode contribuir para que as empresas se preparem para os desafios da transformação digital, associada ao fenómeno da Indústria 4.0. Em termos práticos, com a implementação deste projeto foi possível standardizar quatro processos e dois grandes grupos de mecanismos de informação, o que facilitou a execução das tarefas dos colaboradores do DDD, potenciando-lhes algumas ferramentas necessárias para operarem de uma forma consistente e menos sujeita a erros humanos e/ou atrasos nos processos. Os resultados deste trabalho, conjuntamente com uma análise crítica das evidências reportadas na literatura da área, vieram também comprovar que, de uma forma geral, as empresas necessitam de investir e trabalhar ao nível de processos de negócio, para que em conjunto com os SI possam, mais facilmente, implementar iniciativas I4.0, nomeadamente aquelas que interferem com o capital humano. Conclui-se também que a implementação destas iniciativas I4.0 ocorrem com menos dificuldades, em ambientes Lean, com processos ausentes de desperdícios.Companies have been facing many changes over the last decade, especially due to the emerging globalization trends and mainly due to the digital transformation associated with Industry 4.0. In this context, it becomes a necessity to follow these trends by implementing standards that improve work conditions, while, at the same time, promoting better operational environments for the worker (i.e., Human Resources). These improvements can be achieved through several ways, whereas management methodologies such as Business Process Management (BPM) and Lean Thinking, often supported by Information Systems, may represent possible approaches, thus contributing to organizational competitiveness. This paper is based on this premise, presenting a study developed in the Department of Product Design and Development of a company dedicated to the design, industrialization, production and marketing of cisterns and mechanisms for the ceramic industry, and which is currently putting a lot of effort in standardizing its business processes and achieving higher levels of I4.0 maturity. Thus, the main goal of this project is to illustrate how Business Process Management can help companies prepare for the challenges of digital transformation, associated with the phenomenon of Industry 4.0. In practical terms, with the implementation of this project it was possible to standardize four processes and two major groups of information mechanisms, which facilitated the execution of the tasks of DDD’s workers, giving them some of the necessary tools to work in a consistent way and less subject to errors or delays. The results of this work, along with a critical analysis of the evidence reported in the literature, also came to prove that, in general, companies need to invest and work on business processes, so that together with IS they can more easily implement I4.0 initiatives, namely those that interfere with human capital. It was also concluded that the implementation of these I4.0 initiatives occur with less difficulty in Lean environments with waste-free processes.2021-10-15T09:29:56Z2021-07-26T00:00:00Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32379porCarvalho, Mariana Maia Paraíso deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:29Zoai:ria.ua.pt:10773/32379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:05.529169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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