Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sotomaior, Catarina Gonçalves Lopes Faria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4111
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_e96acbca254ea898d18da6731ea00e79
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…CriançaSujeito ativoAprendizagemLiteracia emergenteDescoberta da escritaChildrenActive subjectLearningEmerging literacyWriting discoveryMediator educatorRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, tem, como principal objetivo refletir o resultado da minha Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida nos contextos socioeducativos de creche e jardim-de-infância, tendo como pano de fundo os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Assim, pretendo realizar uma análise crítica e reflexiva da intervenção concretizada nos dois contextos educativos, enunciando as intenções que lhe estão inerentes e ilustrando a ação pedagógica. O trabalho desenvolvido com os grupos de crianças, respetivas famílias e equipas educativas, decorreu de um processo que teve início com a PPS em Creche, numa instituição privada com utilidade pública administrativa, entre 9 de dezembro a 30 de janeiro de 2014, com um grupo de 14 crianças dos 11 aos 24 meses, e que terminou com a PPS em Jardim-de-Infância numa IPSS, entre 17 de fevereiro a 30 de maio de 2014, com um grupo de 26 crianças numa faixa etária dos 3 aos 4 anos de idade. Para além disso, este relatório irá abordar, em particular, a problemática mais significativa do meu estágio, denominada “Emergência da escrita na educação Infantil”. Trata-se, pois, de considerar a criança como sujeito ativo e participante que, antes do ingresso na educação pré-escolar, já detém um conjunto de conhecimentos acerca da escrita e da sua função, já formulou representações e procurou compreender a relação entre a fala e o código escrito. Em defesa desta tese são apresentados múltiplos argumentos, uns recolhidos nos diversos autores consultados e outros os que resultam das minha prática ao longo do estágio.Abstract The present report, elaborated under the Pre-school Education Master’s Degree, has as main goal to reflect the outcome of my Supervised Professional Practice (SPP), developed in the nursery school and kindergarten’s educational correctional measures context, having as a backdrop the knowledge acquired throughout the course. Thereby, I intend to conduct a critical and reflective analysis of the intervention achieved in the two educational contexts, stating the intentions that are inherent to it and illustrating the pedagogical action. The work developed with the group of children, respective families and educational teams, resulted from a process that began with the nursery school’s SPP, in a private institution with publicadministrative interest, from December 9 to January 30 of 2014, with a group of 14 children from 11 to 24 months old, and ceased with the kindergarten’s SPP in a Private Institution of Social Solidarity, from February 17 to May 30 of 2014, with a group of26 children from 3 to 4 years old. Furthermore, the present report will address, particularly, the most significant problem of my internship, named “Emergência da escrita na educação Infantil”. It is about considering a child as an active subject and attendee that, before en-tering pre-school education, already holds a body of knowledge regarding writing and its role, already made representations and tried to understand the relationship between speech and written code. As a support for this thesis, multiplearguments are presented, some collected from the range of consulted authors and others are the result of my observance over the internship.Silva, Mary KatherineRCIPLSotomaior, Catarina Gonçalves Lopes Faria2015-01-06T14:43:28Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4111TID:201493616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:36.232125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
title Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
spellingShingle Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
Sotomaior, Catarina Gonçalves Lopes Faria
Criança
Sujeito ativo
Aprendizagem
Literacia emergente
Descoberta da escrita
Children
Active subject
Learning
Emerging literacy
Writing discovery
Mediator educator
title_short Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
title_full Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
title_fullStr Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
title_full_unstemmed Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
title_sort Emergência da escrita na educação infantil: de pequenino…de muito pequenino…
author Sotomaior, Catarina Gonçalves Lopes Faria
author_facet Sotomaior, Catarina Gonçalves Lopes Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sotomaior, Catarina Gonçalves Lopes Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Sujeito ativo
Aprendizagem
Literacia emergente
Descoberta da escrita
Children
Active subject
Learning
Emerging literacy
Writing discovery
Mediator educator
topic Criança
Sujeito ativo
Aprendizagem
Literacia emergente
Descoberta da escrita
Children
Active subject
Learning
Emerging literacy
Writing discovery
Mediator educator
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-06T14:43:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4111
TID:201493616
url http://hdl.handle.net/10400.21/4111
identifier_str_mv TID:201493616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393097588736