Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Catarina Duarte da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14413
Resumo: Relatório da Prática do Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do Pré-Escolar
id RCAP_ff239e151354b36475f1087362e69e3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolarEscritaJardim de infânciaLeituraLiteraciaCriançasReadingWritingChildrenKindergartenLiteracyRelatório da Prática do Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do Pré-EscolarO presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada (PPSII) desenvolvida em contexto de jardim-de-infância com crianças de 3 anos de idade, realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Este trabalho de investigação teve por objetivo principal conhecer e compreender as conceções das crianças sobre a emergência da leitura e da escrita. A emergência da leitura e da escrita inicia-se muito antes do ensino formal, pois desde muito pequenas as crianças contactam no dia-a-dia com várias situações que envolvem a leitura e a escrita, desenvolvendo assim vários conhecimentos. Após ser verificada a necessidade de mais materiais escritos na sala, e de forma a dar resposta a esta problemática, surgiu a estratégia de apetrechar o ambiente educativo com materiais de escrita e diversos escritos, viabilizando a compreensão das conceções face à temática. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa que teve como objetivos compreender as conceções das crianças face às funcionalidades da leitura e da escrita, identificando das convenções escritas e percebendo o interesse e motivação que as leva a quer aprender a ler e escrever, antes do ensino formal da leitura e da escrita. Os resultados deste estudo indicam que as crianças em idade pré-escolar percecionam práticas de leitura e de escrita, identificam regras do uso da leitura e da escrita e usam algumas das suas funcionalidades, reconhecendo convenções da escrita e reproduzindo algumas delas. A organização do ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potência as aprendizagens do grupo e cria um maior e mais prazeroso envolvimento em situações que implicam ler e escrever.ABSTRACT This report was developed for the Supervised Professional Practice (PPSII) developed under the kindergarten context of three-year-old children, carried out for the Master's Degree in Pre-School Education by the Escola Superior de Educação of Lisbon. This research had as a main objective to know and understand children's conceptions about the emergence of reading and writing. The emergence of reading and writing begins long before formal education, as children are in daily contact with various situations involving reading and writing from a very young age, thus developing various forms of knowledge. Upon having confirmed the need for more written materials in the classroom, and to respond to this issue, the strategy of providing the educational environment with writing material and various writings emerged, enabling the understanding of the concepts regarding this topic. Thus, a qualitative case study was developed that aimed to understand the conceptions of children regarding the functionalities of reading and writing, identifying written conventions and understanding the interest and motivation that lead them to want to learn to read and write, before the formal teaching of reading and writing is introduced. The results of this study indicate that preschool-age children perceive reading and writing practices, identify rules for the use of reading and writing and use some of its functionalities, recognizing writing conventions and the ability to reproduce some of them. The organization of an educational environment rich in writing and written materials enhances the group's learning and creates a greater and more pleasurable participation in situations that involve reading and writing.Toledo, LeonorRCIPLSilva, Ana Catarina Duarte da2022-03-09T09:09:03Z2021-07-272021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14413TID:202933130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:13.460301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
title Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
spellingShingle Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
Silva, Ana Catarina Duarte da
Escrita
Jardim de infância
Leitura
Literacia
Crianças
Reading
Writing
Children
Kindergarten
Literacy
title_short Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
title_full Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
title_fullStr Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
title_full_unstemmed Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
title_sort Emergência da leitura e da escrita em Educação Pré-escolar
author Silva, Ana Catarina Duarte da
author_facet Silva, Ana Catarina Duarte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Leonor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Catarina Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Jardim de infância
Leitura
Literacia
Crianças
Reading
Writing
Children
Kindergarten
Literacy
topic Escrita
Jardim de infância
Leitura
Literacia
Crianças
Reading
Writing
Children
Kindergarten
Literacy
description Relatório da Prática do Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
2021-07-27T00:00:00Z
2022-03-09T09:09:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14413
TID:202933130
url http://hdl.handle.net/10400.21/14413
identifier_str_mv TID:202933130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493853159424