Para uma análise da gestão de competências profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2469 |
Resumo: | A problemática da gestão das competências profissionais a que se dedica este artigo procura refletir sobre a transição do conceito de qualificação para o de competência, para centrar a atenção no paradigma de análise sociológica das competências.O conteúdo cognitivo da atividade de trabalho e definido como o eixo central da análise das competências profissionais. Porem, a problematização analítica que propomos estende-se para alem da vertente cognitiva do trabalho e, reporta, igualmente, a uma vertente diferenciadora ou de reconhecimento. Esta ultima remete para as praticas de gestão dos Recursos Humanos, incluindo os modelos de gestão direta. Termina-se o artigo discutindo as contradições do modelo de competências. |
id |
RCAP_e988b40a70adcc49b4c07f8379f17bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2469 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma análise da gestão de competências profissionaisDossierA problemática da gestão das competências profissionais a que se dedica este artigo procura refletir sobre a transição do conceito de qualificação para o de competência, para centrar a atenção no paradigma de análise sociológica das competências.O conteúdo cognitivo da atividade de trabalho e definido como o eixo central da análise das competências profissionais. Porem, a problematização analítica que propomos estende-se para alem da vertente cognitiva do trabalho e, reporta, igualmente, a uma vertente diferenciadora ou de reconhecimento. Esta ultima remete para as praticas de gestão dos Recursos Humanos, incluindo os modelos de gestão direta. Termina-se o artigo discutindo as contradições do modelo de competências.2017-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2469por0872-3419Parente, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T16:20:13Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:05.548883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
title |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
spellingShingle |
Para uma análise da gestão de competências profissionais Parente, Cristina Dossier |
title_short |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
title_full |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
title_fullStr |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
title_full_unstemmed |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
title_sort |
Para uma análise da gestão de competências profissionais |
author |
Parente, Cristina |
author_facet |
Parente, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dossier |
topic |
Dossier |
description |
A problemática da gestão das competências profissionais a que se dedica este artigo procura refletir sobre a transição do conceito de qualificação para o de competência, para centrar a atenção no paradigma de análise sociológica das competências.O conteúdo cognitivo da atividade de trabalho e definido como o eixo central da análise das competências profissionais. Porem, a problematização analítica que propomos estende-se para alem da vertente cognitiva do trabalho e, reporta, igualmente, a uma vertente diferenciadora ou de reconhecimento. Esta ultima remete para as praticas de gestão dos Recursos Humanos, incluindo os modelos de gestão direta. Termina-se o artigo discutindo as contradições do modelo de competências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2469 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-3419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130766560460800 |