Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tom?s, Rui Filipe Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1246
Resumo: Objetivos: Os professores exercem um papel influente na equidade, acesso e qualidade da educa??o, sendo um elemento-chave para o desenvolvimento global sustent?vel dos alunos e da institui??o em si. Pela import?ncia desta tem?tica, o objetivo geral deste estudo visa analisar a satisfa??o e as preocupa??es dos professores em rela??o ao trabalho, bem como estudar a poss?vel presen?a de sintomatologia psicopatol?gica e os n?veis de autocompaix?o, em fun??o de algumas vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais. Metodologia: A amostra foi constitu?da por 1239 professores do Ensino B?sico e Ensino Secund?rio de Portugal continental e regi?o aut?noma dos A?ores (M = 49,40 anos; DP = 7,85) que aceitaram responder ao protocolo de investiga??o composto pelos seguintes instrumentos: Question?rio Sociodemogr?fico e de Satisfa??o Docente; Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos (BSI) e Escala de Autocompaix?o (SELFCS). Resultados: Na amostra selecionada, a maioria dos participantes (78%) afirmaram n?o estarem satisfeitos comparativamente ao in?cio da sua carreira. Como motivos da sua insatisfa??o, surgem sobretudo a falta de reconhecimento no exerc?cio da profiss?o, a falta de respeito por parte dos alunos e a falta de preocupa??o dos pais em rela??o aos educandos. Por?m, a maior parte da amostra mostrou-se "positiva" na rela??o com o trabalho docente, mesmo que uma percentagem significativa destes tenha alegado estar exausta (29,1%) e desiludida (26%). S?o a "Sociedade" e o "Minist?rio da Educa??o" as principais fontes da falta de reconhecimento, sendo a indisciplina apresentada pelos alunos e a extens?o curricular os problemas que parecem colocar mais dificuldades aos professores da nossa amostra. Tamb?m foi poss?vel constatar que os participantes apresentaram m?dias elevadas nas subescalas somatiza??o, obsess?es- compuls?es, depress?o e ansiedade f?bica, sugerindo assim um maior impacto destas vari?veis psicopatol?gicas no seu funcionamento psicol?gico e emocional. Foi ainda poss?vel atestar a exist?ncia de correla??es positivas altas entre alguma sintomatologia psicopatol?gica e a autocompaix?o nos docentes da nossa amostra. Conclus?o: Foi poss?vel concluir que os professores parecem apresentar altera??es emocionais ao n?vel do seu funcionamento psicol?gico, podendo ser desadaptativas no seu quotidiano. Por isso, ? importante considerar-se a implementa??o de planos de interven??o positiva a n?vel preventivo, salvaguardando e promovendo a sa?de e bem-estar psicol?gico dos professores no sistema de ensino portugu?s. / Objectives: Teachers play an influential role in the equity, access and quality of education, being a key element for the sustainable global development of both the students and the institutions. Due to the importance of this theme, the general objective of this study is to analyze the satisfaction and concerns of teachers in relation to work, as well as to study the possible presence of psychopathological symptoms and levels of self-compassion, according to some sociodemographic and professional variables. Methodology: The sample consisted of 1239 teachers of Basic and Secondary Education in mainland Portugal and the autonomous region of Azores (M = 49.40 years; SD = 7.85) who agreed to answer the research protocol comprised of the following instruments: Sociodemographic and Teacher Satisfaction Questionnaires; Brief-Symptoms Inventory (BSI) and Self Compassion Scale (SELFCS). Results: In the selected sample, the majority of the participants (78%) stated that they were not satisfied in comparison to the beginning of their career. As reasons for their dissatisfaction, there is above all the lack of recognition in the exercise of the profession, the lack of respect on the part of the students and the lack of concern of the parents for the students. However, most of the sample has shown to be "positive" in relation to the teaching work, even though a significant percentage of them claimed to be exhausted (29.1%) and disillusioned (26%). Our "Society" and the "Ministry of Education" are the main sources of the lack of recognition, with the indiscipline presented by the students and the curricular extension being the problems that seem to pose more difficulties to the teachers in our sample. It was also possible to verify that the participants had high averages in the subscales somatization, obsessions-compulsions, depression and phobic anxiety, thus suggesting a greater impact of these psychopathological variables on their psychological and emotional functioning. It was also possible to attest to the existence of high positive correlations between some psychopathological symptoms and self- compassion in the teachers of our sample. Conclusion: It was possible to conclude that teachers seem to present emotional changes in terms of their psychological functioning, which can be maladaptive in their daily lives. Therefore, it is important to consider the implementation of positive intervention plans at a preventive level, safeguarding and promoting the health and psychological well-being of teachers in the Portuguese education system.
id RCAP_e98968085ddd086ee13b448f8b2b1dee
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)Satisfa??o docente - Teacher satisfactionMotiva??o - MotivationBem-estar psicol?gico - Psychological well-beingStress - StressSintomas psicopatol?gicos - Psychopathological symptomsAuto compaix?o - Self-compassionObjetivos: Os professores exercem um papel influente na equidade, acesso e qualidade da educa??o, sendo um elemento-chave para o desenvolvimento global sustent?vel dos alunos e da institui??o em si. Pela import?ncia desta tem?tica, o objetivo geral deste estudo visa analisar a satisfa??o e as preocupa??es dos professores em rela??o ao trabalho, bem como estudar a poss?vel presen?a de sintomatologia psicopatol?gica e os n?veis de autocompaix?o, em fun??o de algumas vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais. Metodologia: A amostra foi constitu?da por 1239 professores do Ensino B?sico e Ensino Secund?rio de Portugal continental e regi?o aut?noma dos A?ores (M = 49,40 anos; DP = 7,85) que aceitaram responder ao protocolo de investiga??o composto pelos seguintes instrumentos: Question?rio Sociodemogr?fico e de Satisfa??o Docente; Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos (BSI) e Escala de Autocompaix?o (SELFCS). Resultados: Na amostra selecionada, a maioria dos participantes (78%) afirmaram n?o estarem satisfeitos comparativamente ao in?cio da sua carreira. Como motivos da sua insatisfa??o, surgem sobretudo a falta de reconhecimento no exerc?cio da profiss?o, a falta de respeito por parte dos alunos e a falta de preocupa??o dos pais em rela??o aos educandos. Por?m, a maior parte da amostra mostrou-se "positiva" na rela??o com o trabalho docente, mesmo que uma percentagem significativa destes tenha alegado estar exausta (29,1%) e desiludida (26%). S?o a "Sociedade" e o "Minist?rio da Educa??o" as principais fontes da falta de reconhecimento, sendo a indisciplina apresentada pelos alunos e a extens?o curricular os problemas que parecem colocar mais dificuldades aos professores da nossa amostra. Tamb?m foi poss?vel constatar que os participantes apresentaram m?dias elevadas nas subescalas somatiza??o, obsess?es- compuls?es, depress?o e ansiedade f?bica, sugerindo assim um maior impacto destas vari?veis psicopatol?gicas no seu funcionamento psicol?gico e emocional. Foi ainda poss?vel atestar a exist?ncia de correla??es positivas altas entre alguma sintomatologia psicopatol?gica e a autocompaix?o nos docentes da nossa amostra. Conclus?o: Foi poss?vel concluir que os professores parecem apresentar altera??es emocionais ao n?vel do seu funcionamento psicol?gico, podendo ser desadaptativas no seu quotidiano. Por isso, ? importante considerar-se a implementa??o de planos de interven??o positiva a n?vel preventivo, salvaguardando e promovendo a sa?de e bem-estar psicol?gico dos professores no sistema de ensino portugu?s. / Objectives: Teachers play an influential role in the equity, access and quality of education, being a key element for the sustainable global development of both the students and the institutions. Due to the importance of this theme, the general objective of this study is to analyze the satisfaction and concerns of teachers in relation to work, as well as to study the possible presence of psychopathological symptoms and levels of self-compassion, according to some sociodemographic and professional variables. Methodology: The sample consisted of 1239 teachers of Basic and Secondary Education in mainland Portugal and the autonomous region of Azores (M = 49.40 years; SD = 7.85) who agreed to answer the research protocol comprised of the following instruments: Sociodemographic and Teacher Satisfaction Questionnaires; Brief-Symptoms Inventory (BSI) and Self Compassion Scale (SELFCS). Results: In the selected sample, the majority of the participants (78%) stated that they were not satisfied in comparison to the beginning of their career. As reasons for their dissatisfaction, there is above all the lack of recognition in the exercise of the profession, the lack of respect on the part of the students and the lack of concern of the parents for the students. However, most of the sample has shown to be "positive" in relation to the teaching work, even though a significant percentage of them claimed to be exhausted (29.1%) and disillusioned (26%). Our "Society" and the "Ministry of Education" are the main sources of the lack of recognition, with the indiscipline presented by the students and the curricular extension being the problems that seem to pose more difficulties to the teachers in our sample. It was also possible to verify that the participants had high averages in the subscales somatization, obsessions-compulsions, depression and phobic anxiety, thus suggesting a greater impact of these psychopathological variables on their psychological and emotional functioning. It was also possible to attest to the existence of high positive correlations between some psychopathological symptoms and self- compassion in the teachers of our sample. Conclusion: It was possible to conclude that teachers seem to present emotional changes in terms of their psychological functioning, which can be maladaptive in their daily lives. Therefore, it is important to consider the implementation of positive intervention plans at a preventive level, safeguarding and promoting the health and psychological well-being of teachers in the Portuguese education system.ISMT2021-05-04T10:29:41Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1246TID:202560686porTom?s, Rui Filipe LopesSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
title Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
spellingShingle Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
Tom?s, Rui Filipe Lopes
Satisfa??o docente - Teacher satisfaction
Motiva??o - Motivation
Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being
Stress - Stress
Sintomas psicopatol?gicos - Psychopathological symptoms
Auto compaix?o - Self-compassion
title_short Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
title_full Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
title_fullStr Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
title_full_unstemmed Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
title_sort Satisfa??o e Preocupa??es dos Professores do Ensino B?sico e Secund?rio e Vari?veis Psicol?gicas (Sintomatologia Psicopatol?gica e Autocompaix?o)
author Tom?s, Rui Filipe Lopes
author_facet Tom?s, Rui Filipe Lopes
Sim?es, S?nia (Orientadora)
author_role author
author2 Sim?es, S?nia (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tom?s, Rui Filipe Lopes
Sim?es, S?nia (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfa??o docente - Teacher satisfaction
Motiva??o - Motivation
Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being
Stress - Stress
Sintomas psicopatol?gicos - Psychopathological symptoms
Auto compaix?o - Self-compassion
topic Satisfa??o docente - Teacher satisfaction
Motiva??o - Motivation
Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being
Stress - Stress
Sintomas psicopatol?gicos - Psychopathological symptoms
Auto compaix?o - Self-compassion
description Objetivos: Os professores exercem um papel influente na equidade, acesso e qualidade da educa??o, sendo um elemento-chave para o desenvolvimento global sustent?vel dos alunos e da institui??o em si. Pela import?ncia desta tem?tica, o objetivo geral deste estudo visa analisar a satisfa??o e as preocupa??es dos professores em rela??o ao trabalho, bem como estudar a poss?vel presen?a de sintomatologia psicopatol?gica e os n?veis de autocompaix?o, em fun??o de algumas vari?veis sociodemogr?ficas e profissionais. Metodologia: A amostra foi constitu?da por 1239 professores do Ensino B?sico e Ensino Secund?rio de Portugal continental e regi?o aut?noma dos A?ores (M = 49,40 anos; DP = 7,85) que aceitaram responder ao protocolo de investiga??o composto pelos seguintes instrumentos: Question?rio Sociodemogr?fico e de Satisfa??o Docente; Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos (BSI) e Escala de Autocompaix?o (SELFCS). Resultados: Na amostra selecionada, a maioria dos participantes (78%) afirmaram n?o estarem satisfeitos comparativamente ao in?cio da sua carreira. Como motivos da sua insatisfa??o, surgem sobretudo a falta de reconhecimento no exerc?cio da profiss?o, a falta de respeito por parte dos alunos e a falta de preocupa??o dos pais em rela??o aos educandos. Por?m, a maior parte da amostra mostrou-se "positiva" na rela??o com o trabalho docente, mesmo que uma percentagem significativa destes tenha alegado estar exausta (29,1%) e desiludida (26%). S?o a "Sociedade" e o "Minist?rio da Educa??o" as principais fontes da falta de reconhecimento, sendo a indisciplina apresentada pelos alunos e a extens?o curricular os problemas que parecem colocar mais dificuldades aos professores da nossa amostra. Tamb?m foi poss?vel constatar que os participantes apresentaram m?dias elevadas nas subescalas somatiza??o, obsess?es- compuls?es, depress?o e ansiedade f?bica, sugerindo assim um maior impacto destas vari?veis psicopatol?gicas no seu funcionamento psicol?gico e emocional. Foi ainda poss?vel atestar a exist?ncia de correla??es positivas altas entre alguma sintomatologia psicopatol?gica e a autocompaix?o nos docentes da nossa amostra. Conclus?o: Foi poss?vel concluir que os professores parecem apresentar altera??es emocionais ao n?vel do seu funcionamento psicol?gico, podendo ser desadaptativas no seu quotidiano. Por isso, ? importante considerar-se a implementa??o de planos de interven??o positiva a n?vel preventivo, salvaguardando e promovendo a sa?de e bem-estar psicol?gico dos professores no sistema de ensino portugu?s. / Objectives: Teachers play an influential role in the equity, access and quality of education, being a key element for the sustainable global development of both the students and the institutions. Due to the importance of this theme, the general objective of this study is to analyze the satisfaction and concerns of teachers in relation to work, as well as to study the possible presence of psychopathological symptoms and levels of self-compassion, according to some sociodemographic and professional variables. Methodology: The sample consisted of 1239 teachers of Basic and Secondary Education in mainland Portugal and the autonomous region of Azores (M = 49.40 years; SD = 7.85) who agreed to answer the research protocol comprised of the following instruments: Sociodemographic and Teacher Satisfaction Questionnaires; Brief-Symptoms Inventory (BSI) and Self Compassion Scale (SELFCS). Results: In the selected sample, the majority of the participants (78%) stated that they were not satisfied in comparison to the beginning of their career. As reasons for their dissatisfaction, there is above all the lack of recognition in the exercise of the profession, the lack of respect on the part of the students and the lack of concern of the parents for the students. However, most of the sample has shown to be "positive" in relation to the teaching work, even though a significant percentage of them claimed to be exhausted (29.1%) and disillusioned (26%). Our "Society" and the "Ministry of Education" are the main sources of the lack of recognition, with the indiscipline presented by the students and the curricular extension being the problems that seem to pose more difficulties to the teachers in our sample. It was also possible to verify that the participants had high averages in the subscales somatization, obsessions-compulsions, depression and phobic anxiety, thus suggesting a greater impact of these psychopathological variables on their psychological and emotional functioning. It was also possible to attest to the existence of high positive correlations between some psychopathological symptoms and self- compassion in the teachers of our sample. Conclusion: It was possible to conclude that teachers seem to present emotional changes in terms of their psychological functioning, which can be maladaptive in their daily lives. Therefore, it is important to consider the implementation of positive intervention plans at a preventive level, safeguarding and promoting the health and psychological well-being of teachers in the Portuguese education system.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-05-04T10:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1246
TID:202560686
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1246
identifier_str_mv TID:202560686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303610643709952