Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36170 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido, em torno da temática da Formação Pessoal e Social da Criança, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As sociedades atuais são permeadas por um conjunto de mudanças, orientadas num sentido de constante progressão, o que exige dotar as crianças de competências necessárias para que se desenvolvam como cidadãos ativos e conscientes. Sob esta ótica, compreendemos a necessidade de, desde tenra idade criar oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Estas revelam-se particularmente importantes, uma vez que têm a ver com a forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo ao seu redor, sendo base para um pleno desenvolvimento. Neste sentido, o nosso projeto de estágio, pensado e desenvolvido em contexto de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico, teve como objetivo principal: proporcionar experiências significativas e estimulantes através de um ambiente de diálogo, partilha, respeito, aceitação, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem ao longo da sua vida. Pensar e decidir que atividades seriam as mais adequadas e analisar o seu possível efeito foi o desafio que abraçámos. No decorrer das atividades, procurámos promover o sentido de identidade e pertença ao grupo, atitudes de autorrespeito e respeito pelo outro, de autoconfiança e sentido de segurança, de empatia, cooperação e responsabilidade social (pelo bem-estar dos outros). Com base num ambiente afetuoso e inclusivo, consideramos ter contribuído para o desenvolvimento de comportamentos de entreajuda, sentido de autoestima, sentimento de pertença, empatia e responsabilidade social das crianças. |
id |
RCAP_fc76f554c14c7084d8a78e09e50ff6f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36170 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDesenvolvimento de competências pessoais e sociaisBem-estar emocinalImplicaçãoO presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido, em torno da temática da Formação Pessoal e Social da Criança, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As sociedades atuais são permeadas por um conjunto de mudanças, orientadas num sentido de constante progressão, o que exige dotar as crianças de competências necessárias para que se desenvolvam como cidadãos ativos e conscientes. Sob esta ótica, compreendemos a necessidade de, desde tenra idade criar oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Estas revelam-se particularmente importantes, uma vez que têm a ver com a forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo ao seu redor, sendo base para um pleno desenvolvimento. Neste sentido, o nosso projeto de estágio, pensado e desenvolvido em contexto de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico, teve como objetivo principal: proporcionar experiências significativas e estimulantes através de um ambiente de diálogo, partilha, respeito, aceitação, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem ao longo da sua vida. Pensar e decidir que atividades seriam as mais adequadas e analisar o seu possível efeito foi o desafio que abraçámos. No decorrer das atividades, procurámos promover o sentido de identidade e pertença ao grupo, atitudes de autorrespeito e respeito pelo outro, de autoconfiança e sentido de segurança, de empatia, cooperação e responsabilidade social (pelo bem-estar dos outros). Com base num ambiente afetuoso e inclusivo, consideramos ter contribuído para o desenvolvimento de comportamentos de entreajuda, sentido de autoestima, sentimento de pertença, empatia e responsabilidade social das crianças.The present Internship Report refers to the work developed around the the m e of Personal and Social Training of Children, within the scope of Supervised Pedagogical Practice, of the Master's in Pre School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Current societies are going through a set of changes, oriented t o wards constant progression, which requires equipping children with the necessary skills to develop as active and conscious citizens. From this perspective, we understand the need to create opportunities for the development of personal and social skills fr o m an early age. These are particularly important, as they have to do with the way children relate to themselves, to others and to the world around them, being the basis for full development. In this sense, our internship project, designed and developed i n the context of Pre school Education and 1st Cycle of Basic Education, had as its main goal: to provide meaningful and stimulating experiences through an environment of dialogue, sharing, respect and acceptance, promoting the development of personal and s o cial skills, which are essential for lifelong developm ent and learning. Thinking and deciding which activities would be the most appropriate and analyzing their possible effect was the challenge we embraced. During the activities, we sought to promote a s ense of identity and belonging to the group, attitudes of self respect and respect for others, self confidence and a sense of security, empathy, cooperation and social responsibility (for the well being of others). Based on an affectionate and inclusive e nvironment, we believe that we have contributed to the improvement of attitudes , a sense of self esteem, a sense of belonging, empathy and social responsibility of the children.2023-02-01T08:45:01Z2022-12-07T00:00:00Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36170porOliveira, Jéssica Sofia Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.859340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Oliveira, Jéssica Sofia Assunção Educação pré-escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Desenvolvimento de competências pessoais e sociais Bem-estar emocinal Implicação |
title_short |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Promovendo o desenvolvimento pessoal e social da criança em educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Oliveira, Jéssica Sofia Assunção |
author_facet |
Oliveira, Jéssica Sofia Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jéssica Sofia Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Desenvolvimento de competências pessoais e sociais Bem-estar emocinal Implicação |
topic |
Educação pré-escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Desenvolvimento de competências pessoais e sociais Bem-estar emocinal Implicação |
description |
O presente Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido, em torno da temática da Formação Pessoal e Social da Criança, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As sociedades atuais são permeadas por um conjunto de mudanças, orientadas num sentido de constante progressão, o que exige dotar as crianças de competências necessárias para que se desenvolvam como cidadãos ativos e conscientes. Sob esta ótica, compreendemos a necessidade de, desde tenra idade criar oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Estas revelam-se particularmente importantes, uma vez que têm a ver com a forma como as crianças se relacionam consigo próprias, com os outros e com o mundo ao seu redor, sendo base para um pleno desenvolvimento. Neste sentido, o nosso projeto de estágio, pensado e desenvolvido em contexto de educação pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico, teve como objetivo principal: proporcionar experiências significativas e estimulantes através de um ambiente de diálogo, partilha, respeito, aceitação, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem ao longo da sua vida. Pensar e decidir que atividades seriam as mais adequadas e analisar o seu possível efeito foi o desafio que abraçámos. No decorrer das atividades, procurámos promover o sentido de identidade e pertença ao grupo, atitudes de autorrespeito e respeito pelo outro, de autoconfiança e sentido de segurança, de empatia, cooperação e responsabilidade social (pelo bem-estar dos outros). Com base num ambiente afetuoso e inclusivo, consideramos ter contribuído para o desenvolvimento de comportamentos de entreajuda, sentido de autoestima, sentimento de pertença, empatia e responsabilidade social das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07T00:00:00Z 2022-12-07 2023-02-01T08:45:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36170 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137725748609024 |