A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Ricardo Bruno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23392
Resumo: As empresas hoje enfrentam grandes desafios no desenvolvimento das suas atividades empresariais, para que possam subsistir no tempo devem garantir a sua sustentabilidade através de políticas de boa governança, alicerçadas na ética empresarial em valores sólidos e na moral. A ética empresarial foi abalada nos últimos anos fruto da crise económica, neste contexto surgiu a desconfiança que afeta os mercados e consumidores. Assim, é urgente recuperar a confiança dos consumidores, criar sustentabilidade nas empresas pois estas personificam o papel de agente criador de riqueza detendo grande responsabilidade perante a sociedade, sendo assim obrigatório garantir o desenvolvimento de boas práticas na área do ambiente, da higiene e segurança no trabalho e da responsabilidade social. Para a criação de empresas sustentáveis economicamente um dos fatores a ter em conta como elemento diferenciador é a «marca». As marcas são o principal ativo de uma empresa, são capazes de influenciar o comportamento dos consumidores. É fundamental, por isso estudar o valor das marcas, pois este representa uma das mais importantes vantagens competitivas de uma organização. Dado o contexto, esta investigação tem como objetivo analisar a perceção da geração de valor da marca «Sagres» do portfólio de marcas detidas pela central de cervejas, sustentado no modelo de Brand Equity de David Aaker (1991).
id RCAP_e9935c5db4ef1beb58480276b167f79d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”Ética empresarialsustentabilidadeconsumidoresmarcacomportamento dos consumidoresvalor da marcavantagens competitivasAs empresas hoje enfrentam grandes desafios no desenvolvimento das suas atividades empresariais, para que possam subsistir no tempo devem garantir a sua sustentabilidade através de políticas de boa governança, alicerçadas na ética empresarial em valores sólidos e na moral. A ética empresarial foi abalada nos últimos anos fruto da crise económica, neste contexto surgiu a desconfiança que afeta os mercados e consumidores. Assim, é urgente recuperar a confiança dos consumidores, criar sustentabilidade nas empresas pois estas personificam o papel de agente criador de riqueza detendo grande responsabilidade perante a sociedade, sendo assim obrigatório garantir o desenvolvimento de boas práticas na área do ambiente, da higiene e segurança no trabalho e da responsabilidade social. Para a criação de empresas sustentáveis economicamente um dos fatores a ter em conta como elemento diferenciador é a «marca». As marcas são o principal ativo de uma empresa, são capazes de influenciar o comportamento dos consumidores. É fundamental, por isso estudar o valor das marcas, pois este representa uma das mais importantes vantagens competitivas de uma organização. Dado o contexto, esta investigação tem como objetivo analisar a perceção da geração de valor da marca «Sagres» do portfólio de marcas detidas pela central de cervejas, sustentado no modelo de Brand Equity de David Aaker (1991).Brandão, NunoRepositório Comumde Carvalho, Ricardo Bruno2018-07-24T16:43:50Z2015-09-222015-10-05T00:00:00Z2015-10-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23392201954273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:58.351411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
title A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
spellingShingle A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
de Carvalho, Ricardo Bruno
Ética empresarial
sustentabilidade
consumidores
marca
comportamento dos consumidores
valor da marca
vantagens competitivas
title_short A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
title_full A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
title_fullStr A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
title_full_unstemmed A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
title_sort A perceção do consumidor na construção do valor e imagem da marca - Estudo de caso: a marca “SAGRES”
author de Carvalho, Ricardo Bruno
author_facet de Carvalho, Ricardo Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Ricardo Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Ética empresarial
sustentabilidade
consumidores
marca
comportamento dos consumidores
valor da marca
vantagens competitivas
topic Ética empresarial
sustentabilidade
consumidores
marca
comportamento dos consumidores
valor da marca
vantagens competitivas
description As empresas hoje enfrentam grandes desafios no desenvolvimento das suas atividades empresariais, para que possam subsistir no tempo devem garantir a sua sustentabilidade através de políticas de boa governança, alicerçadas na ética empresarial em valores sólidos e na moral. A ética empresarial foi abalada nos últimos anos fruto da crise económica, neste contexto surgiu a desconfiança que afeta os mercados e consumidores. Assim, é urgente recuperar a confiança dos consumidores, criar sustentabilidade nas empresas pois estas personificam o papel de agente criador de riqueza detendo grande responsabilidade perante a sociedade, sendo assim obrigatório garantir o desenvolvimento de boas práticas na área do ambiente, da higiene e segurança no trabalho e da responsabilidade social. Para a criação de empresas sustentáveis economicamente um dos fatores a ter em conta como elemento diferenciador é a «marca». As marcas são o principal ativo de uma empresa, são capazes de influenciar o comportamento dos consumidores. É fundamental, por isso estudar o valor das marcas, pois este representa uma das mais importantes vantagens competitivas de uma organização. Dado o contexto, esta investigação tem como objetivo analisar a perceção da geração de valor da marca «Sagres» do portfólio de marcas detidas pela central de cervejas, sustentado no modelo de Brand Equity de David Aaker (1991).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22
2015-10-05T00:00:00Z
2015-10-05T00:00:00Z
2018-07-24T16:43:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23392
201954273
url http://hdl.handle.net/10400.26/23392
identifier_str_mv 201954273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130041046532096