Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Maria José Maia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/105
Resumo: Poderoso meio de construção pessoal, de viagens desmedidamente fantasiosas e cintilantes, sem se sair do lugar, a leitura constitui um engenhoso processo humano de descodificação, mas, mais ainda, um portentoso potencial de Aprendizagem e Inclusão, permanecendo, simultaneamente, como um instrumento perfeito para se prosperar científica, espiritual, social e individualmente. Ler exalta o que de melhor e mais vantajoso a personalidade e sensibilidade de um ser humano, único e irrepetível, pode reservar ao seu próximo. Capaz de contrariar o percurso rumo a uma realidade obscurantista e excludente, aliada ao livro e ao conhecimento humano, a leitura e, sobretudo a de teor recreativo, assume-se como um excecional mensageiro de erudição, prazer, evasão e libertação, qualquer que seja o espaço, o suporte – tradicional, digital ou híbrido –, em que disponibiliza a sua mensagem aos seus leitores. Powerful means of personal construction, of wildly, fantastic, glittering voyages, without leaving one’s place, Reading is an inspired human decoding process but it´s even a much more compelling means of Learning and Inclusion, remaining, at the same time, as a perfect tool in order to grow scientifically, spiritually, socially and individually. Reading pays tribute to the best and the most beneficial aspects of both the personality and the sensitivity that a unique, singular human being can offer to another person. Capable of counter the way towards an obscure and excluding reality, Reading, especially if it is simply for pleasure, and combined with good books and human knowledge, can easily shoulder the responsibility of representing an exceptional messenger of erudition, enjoyment, evading and freedom, whatever the place, the means of the message transmission – traditional, digital or hybrid - , in which that same message is presented to its readers.
id RCAP_e9e358d535ecf6516e1f4c13f57ee1ac
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimentoLeitura recreativaSocializaçãoEscolaBiblioteca escolarSociedade da informação e do conhecimentoReading for pleasureSocializationSchoolSchool libraryInformation and knowledge societyTMEBPoderoso meio de construção pessoal, de viagens desmedidamente fantasiosas e cintilantes, sem se sair do lugar, a leitura constitui um engenhoso processo humano de descodificação, mas, mais ainda, um portentoso potencial de Aprendizagem e Inclusão, permanecendo, simultaneamente, como um instrumento perfeito para se prosperar científica, espiritual, social e individualmente. Ler exalta o que de melhor e mais vantajoso a personalidade e sensibilidade de um ser humano, único e irrepetível, pode reservar ao seu próximo. Capaz de contrariar o percurso rumo a uma realidade obscurantista e excludente, aliada ao livro e ao conhecimento humano, a leitura e, sobretudo a de teor recreativo, assume-se como um excecional mensageiro de erudição, prazer, evasão e libertação, qualquer que seja o espaço, o suporte – tradicional, digital ou híbrido –, em que disponibiliza a sua mensagem aos seus leitores. Powerful means of personal construction, of wildly, fantastic, glittering voyages, without leaving one’s place, Reading is an inspired human decoding process but it´s even a much more compelling means of Learning and Inclusion, remaining, at the same time, as a perfect tool in order to grow scientifically, spiritually, socially and individually. Reading pays tribute to the best and the most beneficial aspects of both the personality and the sensitivity that a unique, singular human being can offer to another person. Capable of counter the way towards an obscure and excluding reality, Reading, especially if it is simply for pleasure, and combined with good books and human knowledge, can easily shoulder the responsibility of representing an exceptional messenger of erudition, enjoyment, evading and freedom, whatever the place, the means of the message transmission – traditional, digital or hybrid - , in which that same message is presented to its readers.2013-06-03T09:48:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/105porCota: TMEB 22Fontes, Maria José Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:21ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
title Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
spellingShingle Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
Fontes, Maria José Maia
Leitura recreativa
Socialização
Escola
Biblioteca escolar
Sociedade da informação e do conhecimento
Reading for pleasure
Socialization
School
School library
Information and knowledge society
TMEB
title_short Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
title_full Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
title_fullStr Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
title_full_unstemmed Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
title_sort Ler por prazer na sociedade da informação e do conhecimento
author Fontes, Maria José Maia
author_facet Fontes, Maria José Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Maria José Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura recreativa
Socialização
Escola
Biblioteca escolar
Sociedade da informação e do conhecimento
Reading for pleasure
Socialization
School
School library
Information and knowledge society
TMEB
topic Leitura recreativa
Socialização
Escola
Biblioteca escolar
Sociedade da informação e do conhecimento
Reading for pleasure
Socialization
School
School library
Information and knowledge society
TMEB
description Poderoso meio de construção pessoal, de viagens desmedidamente fantasiosas e cintilantes, sem se sair do lugar, a leitura constitui um engenhoso processo humano de descodificação, mas, mais ainda, um portentoso potencial de Aprendizagem e Inclusão, permanecendo, simultaneamente, como um instrumento perfeito para se prosperar científica, espiritual, social e individualmente. Ler exalta o que de melhor e mais vantajoso a personalidade e sensibilidade de um ser humano, único e irrepetível, pode reservar ao seu próximo. Capaz de contrariar o percurso rumo a uma realidade obscurantista e excludente, aliada ao livro e ao conhecimento humano, a leitura e, sobretudo a de teor recreativo, assume-se como um excecional mensageiro de erudição, prazer, evasão e libertação, qualquer que seja o espaço, o suporte – tradicional, digital ou híbrido –, em que disponibiliza a sua mensagem aos seus leitores. Powerful means of personal construction, of wildly, fantastic, glittering voyages, without leaving one’s place, Reading is an inspired human decoding process but it´s even a much more compelling means of Learning and Inclusion, remaining, at the same time, as a perfect tool in order to grow scientifically, spiritually, socially and individually. Reading pays tribute to the best and the most beneficial aspects of both the personality and the sensitivity that a unique, singular human being can offer to another person. Capable of counter the way towards an obscure and excluding reality, Reading, especially if it is simply for pleasure, and combined with good books and human knowledge, can easily shoulder the responsibility of representing an exceptional messenger of erudition, enjoyment, evading and freedom, whatever the place, the means of the message transmission – traditional, digital or hybrid - , in which that same message is presented to its readers.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-03T09:48:22Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/105
url http://hdl.handle.net/11328/105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545743478784